SIMONAL – NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI
Quando dizem que nós brasileiros, temos uma memória muito curta, ninguém está mentindo. Nos falta a capacidade de perceber que nosso passado é riquíssimo e tem muito a nos mostrar. ‘Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei’ é prova disso, sendo um dos documentários mais sucintos e sérios dos últimos anos, contando a história do negro pobre que orquestrava uma platéia de 40 mil pessoas com facilidade absurda.
Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, investigam o surgimento do artista, o estrondoso sucesso na década de 60 e 70 e seu desaparecimento. O trio de diretores nos traz uma diversidade enorme de arquivos raros do artista, desde seu programa na Rede Record, passando pelo show no Maracanãzinho, até seu dueto com a cantora americana Sarah Vaughan.
Os depoimentos contribuem para criar uma atmosfera com três atos narrativos: primeiro a conquista e a fama, segundo a ditadura e as acusações e no fim, a tentativa de ressurgimento (seu desabafo no Programa da Hebe é comovente). Quando entrevistam o ex-contador de Simonal, o documentário deixa toda malandragem e alegria de lado, para tocar num ponto que jamais havia sido esmiuçado desta forma: o cantor teve ou não participação no DOPs?
‘Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei’, vem como uma redenção (mesmo que tardia) para um artista genial e carismático. Nós somos realmente estranhos, pois deletamos Wilson Simonal da Música Popular Brasileira e veneramos atualmente muitos cidadãos sem o mínimo de conhecimento de causa, que bombardeiam nossos ouvidos com letras cada vez mais medíocres. Fizemos nossas escolhas e também estamos pagando por isso.
Título Original: Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei
Ano Lançamento: 2009 (Brasil)
Dir.: Micael Langer, Calvito Leal e Cláudio Manoel
Elenco: Wilson Simonal, Ricardo Cravo Albin, Chico Anysio, Boninho, Max de Castro, Wilson Simoninha, Tony Tornado
ORÇAMENTO: 800 Mil Reais
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.