Críticas

Samurai X O Filme é uma obra que respeita os fãs do animê e do mangá!

Samurai X O Filme é uma obra de 2012 que estava em minha lista de filmes que queria ver. Além disso, recebi ótimos comentários daqueles que acompanharam a aventura em live action do projeto, dirigido por Keishi Otomo e baseado num mangá e animê de grande sucesso criado por Nobuhiro Watsuki.

Com tantas adaptações terríveis como DragonBall Evolution, Death Note: O Filme, Devilman etc., estava com dúvidas em relação a obra. Até porque, são mais de duas horas de projeção – e tenho outras prioridades. Se bem que já vi tantas bombas nessas ‘andanças cinéfilas’, que seria apenas uma adição ao montante.

Mas Samurai X O Filme é incrível! Agradará os fãs e também àqueles que nunca se interessaram por Himura Kenshin. Sato Kakeru some na pele do protagonista e, ao mesmo tempo, participa de sequências de ação de tirar o fôlego (fique atento ao trecho final, que é moldado quase como uma dança). Um ponto negativo vai para o estereotipado Kanryuu Takeda. Eu até entendo todos os exageros de caracterização e atitudes, porém, sempre que ele aparecia, me tirava da imersão.

Mais sobre Samurai X O Filme

Apesar dos mais de 120 minutos, há fluidez, ótima fotografia (os ângulos mais abertos são a ‘cereja do bolo’), bem como um cuidado sem igual para a mixagem e edição de som – o espectador escuta cada batida das espadas com clareza.

E os figurinos? É fato que poderiam ficar toscos, ainda mais quando nos referimos a Sagara, Inui e Gein. Contudo, não dá para reclamar de nada, já que o amor pela obra original está em cada frame. Enfim, o drama e toda a tensão no fato do retalhador ser um homem que não deseja mais matar gera impacto, emociona e tem gostinho de quero mais! Vou dar um play em Samurai X – Inferno em Kyoto e já volto!

Samurai X O Filme poster

Samurai x Sinopse

Battousai Hitokiri, também conhecido como o Retalhador, ficou conhecido como um dos melhores assassinos do Japão. Portanto, seu nome ecoou por todos os cantos. Contudo, cansado de tanta matança, Himura abandona sua espada e jura defender a justiça, não matando mais ninguém. Ao mesmo tempo, a espada dele ficou nas mãos de um dos derrotados, Udo Jin-e.

O retalhador muda de nome e vagueia pelos vilarejos até que, dez anos depois de sua decisão, chega a Tóquio. Lá, ele conhece Kaoru, uma jovem que herdou o dojo de seu pai e teve o nome humilhado por um espadachim que usava o nome Battousai Hitokiri.

Para provar que a suspeita de Kaoru está errada, Himura mostra a ela que carrega uma arma de lâmina invertida, ou seja, não há pretensões de matar as pessoas. Porém, alguns crimes acontecem na região e deixam a polícia em polvorosa, pensando que o lendário Retalhador está na cidade. Na verdade, Udo Jin-e está matando e deixando a culpa cair sobre Himura.

Quando os dois samurais duelam, tudo fica claro. Ao lado do oficial da polícia, o rapaz passa a caçar Jin-e para descobrir quem está por trás de tudo isso e limpar seu nome. Quando Kaoru é sequestrada, é hora do real Battousai mostrar sua força.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★½

Título Original: Rurôni Kenshin: Meiji kenkaku roman tan
Ano Lançamento: 2012 (Japão)
Dir: Keishi Otomo
Elenco: Takeru Satoh, Emi Takei, Yu Aoi, Munetaka Aoki, Go Ayano, Eiji Okuda

ORÇAMENTO:

Trailer

Samurai X: Quantos filmes são?

Para todos aqueles que se perguntam quantos filmes a saga Samurai X tem, digo que são 5. Ou seja, esse de 2012, bem como Samurai X – Inferno em Kyoto e Samurai X: O Fim de uma Lenda, ambos de 2014. Por fim, em 2021, saíram Samurai X: O Final e Samurai X: A Origem.

Inferno em Kyoto

O malvado Makoto Shishio tenta derrubar o governo Meji. Mas Kenshin Himura, o Samurai X, não tem outra escolha a não ser sacar sua espada de lâmina invertida mais uma vez e lutar pela paz no país que tanto ama.

O Fim de uma Lenda

Shishio vai até Quioto para derrubar o governo Meiji. Contudo, para evitar que o caos retorne para seu país, Kenshin treinará com seu antigo mestre para aprender uma técnica das mais difíceis.

O Final

Em 1879, o samurai mais famoso de todos, junto de seus amigos e aliados enfrentam Enishi Yukishiro, um vilão poderoso e sedento por morte e destruição.

A Origem

Como o nome do filme já diz, contará a história de como Kenshin saiu de um assassino cruel conhecido como Battousai ou o Retalhador para alguém que protege a todos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile