Nem Sylvester Stallone e muito menos Arnold Schwarzenegger se deram bem em seus últimos filmes solo, intitulados ‘Alvo Duplo’ (que é razoável) e ‘O Último Desafio’ (um pastiche horroroso), respectivamente. Mas ao se juntarem, levaram consigo uma legião de fãs nostálgicos que esperaram décadas para ver o encontro dos dois brucutus.
Ao contrário dos rápidos diálogos entre eles em ‘Os Mercenários’, aqui podem aproveitar todo entrosamento para distribuírem frases cômicas, além de sequencias de ação de tirar o fôlego.
O fato é que se você for para o cinema, esqueça qualquer tipo de verossimilhança com a realidade (mesmo assim, ‘Plano de Fuga’ é muito mais crível que os últimos projetos dos astros) e aproveite os 110 minutos para divertir-se sem compromisso.
O design da prisão de segurança máxima é incrível e o diretor Mikael Hafstrom (‘O Ritual’) prova entender do achado, trazendo ângulos interessantíssimos. A construção do vilão, interpretado por Jim Caviezel (isso não é nenhum spoiler, pois há uma evidência grande no trailer), é caricata e por isso mesmo bacana, como se o ator, em todos os momentos, estivesse se divertindo à beça.
Ray Breslin é um homem que têm um trabalho único: é pago para escapar de diversas prisões e mostrar quais são os defeitos tanto na arquitetura, quanto na rotina da força armada. Ao aceitar sua próxima ‘missão’, não imagina que existem pessoas que planejam nunca mais libertá-lo. Agora terá que colocar toda sua experiência a prova para não passar o resto da vida naquele ambiente hostil.
Sam Neill, Vincent D’Onofrio, 50 Cent e Amy Ryan são coadjuvantes de luxo, que tem funções quase desnecessárias – um ou outro têm suas personalidades melhor construídas, mas passam quase despercebidos.
Os anos 80 voltaram com tudo e não será vergonha alguma se você, caro cinéfilo, sair do cinema com um sorriso de orelha a orelha, pois muitos de nós aprendemos a amar a sétima arte, por conta destes sessentões.
Título Original: Escape Plan
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Mikael Håfström
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Jim Caviezel, Sam Neill, Vincent D’Onofrio, Vinnie Jones, 50 Cent, Amy Ryan
ORÇAMENTO: 70 Milhões de Dólares
NOTA: 8,0