Reggae Resistência é um documentário que estreia na próxima quinta-feira (11), na TVE, às 22h. Além disso, o filme, de Cecília Amado e Pablo Oliveira, conta a história da cultura Reggae na Bahia. Ao mesmo tempo, revela a potência do gênero musical, com todas as particularidades que ganhou nessas terras. A data 11 de maio, é comemorativa do Reggae por ser o aniversário de morte de Bob Marley.
Este é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana. Realizada pela Tenda dos Milagres, com produção executiva de Silvia Abreu, o filme revela a cena desde os grandes nomes da música Reggae até as novas gerações. Primeiramente, vamos até o Recôncavo e lá, os diretores investigam o surgimento deste fenômeno. Ao longo do tempo, se tornou um gênero próprio, que além da música, aborda o seu notório engajamento social nas questões da diáspora negra.
Mais detalhes sobre Reggae Resistência
Entretanto, o filme também navega através do tempo, pegando as águas do Rio Paraguaçu. Masnão para por aí, já que passa por Feira de Santana e, claro, pela época de ouro do Reggae no Pelourinho. Então, aporta nos grandes eventos contemporâneos como o República do Reggae para saudar de perto o público reggaeiro.
O documentário traz relatos de grandes nomes do gênero como Edson Gomes, Nengo Vieira, Sine Calmon, Dionorina, Sergio Nunes da banda Adão Negro, Lazzo Matumbi, Jorge de Angélica e Gilberto Gil, entre outros. O filme também aborda outras vertentes do Reggae e música Jamaicana, os Sound Systems, o Dance Hall, representados aqui pelo coletivo MiniSterio Público.
“Participo do Reggae Resistência com um profundo sentimento de devoção incondicional à música e cultura reggae. Um documentário acurado e necessário. Um farol que lança luz sobre uma grandiosa e fundamental parte de nossa experiência civilizatória a partir da Roma Negra Salvador, recôncavo, alcançando Feira de Santana. Por mais Reggaes Resistências”, Sérgio Nunes da banda Adão Negro.
Para além da exibição na TVE, o filme participa do festival IN-Edit que acontece em junho em São Paulo, o maior do Brasil na categoria Documentário Musical.
Serviço
Lançamento do documentário Reggae e Resistência, com direção de Cecília Amado e Pablo Oliveira.
Quando: Estreia na TVE quinta-feira (11), às 22h.
Horários alternativos: Quinta (11) às 22h / Sexta (12), às 21h30 / Domingo (14), às 17h / Sábado (20), às 20h