Psicose na Semana Alfred Hitchcock

psicose

SEMANA ALFRED HITCHCOCK

E hoje chegamos ao final da Semana Alfred Hitchcock com seu filme mais memorável. Um projeto que quase não saiu do papel e teve, apenas na famosíssima sequência do chuveiro, 50 cortes em árduos três dias de filmagens. Além disso, tem uma bela fotografia em preto e branco numa época em que o cinema em cores era a nova sensação de Hollywood.

Dentre todos os títulos comentados aqui, ‘Psicose’ trabalha o engrandecimento do suspense de maneira mais gradativa, pois o primeiro ato é utilizado para o espectador conhecer Marion Crane e sofrer ao lado dela quando decide roubar 40 mil dólares de seu chefe e fugir – Hitch amplia esta angústia com enquadramentos fechados no rosto de Marion, onde seu olhar escancara tal sentimento.

Após um forte temporal, a protagonista se encaminha para o Bates Motel e é aí que tudo muda de figura, pois ao conhecer Norman Bates, um sujeito esquisitão, mas que a primeira vista parece inofensivo – com uma mãe extremamente ciumenta -, ela encontra ali a calmaria necessária para refletir sobre os últimos dias e repentinamente, numa das cenas mais icônicas da Sétima Arte, é morta a facadas de maneira inesperada – o estúdio foi contra matá-la no meio do filme, pois achava que isso afastaria o público.

Semana Hitchcock
Montagem por: Marcus Roberto Souza Moura

O terceiro ato de Psicose é uma correria desenfreada e enérgica, pois o namorado de Marion e sua irmã mais velha, sem notícias, buscam seus últimos rastros para desvendarem o quebra cabeças. Ao entrarem escondidos na mansão onde Norman e sua mãe moram, os nervos do espectador ficarão à flor da pele, tudo por conta da excelente trilha sonora e da percepção incrível de fazer outro plot twist inimaginável.

Orçado em 800 mil dólares (considerado baixo orçamento até para a época), faturando 60 milhões nas bilheterias e quatro indicações ao Oscar, onde saiu de mãos vazias, e ganhando outras três continuações, todas inferiores ao original, ‘Psicose’ se reinventa com o passar dos anos e é título obrigatório para qualquer um. Obra máxima do gênio.

Título Original: Psycho
Ano Lançamento: 1960 (Estados Unidos)
Dir: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam

ORÇAMENTO: 800 Mil Dólares
NOTA: 10,0

Por Éder de Oliveira

Confira outro filme comentado na Semana Alfred Hitchcock

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net