Connect with us

Notícias

Proteção do audiovisual brasileiro: uma tarefa que merece atenção

Published

on

Proteção do audiovisual brasileiro

A proteção do audiovisual brasileiro que, obviamente, também está atrelada a cultura de nosso país, esteve mais abandonada do que nunca nos últimos quatro anos. Não havia prospecção de futuro e muitos cidadãos, que dependiam do setor para sobreviver, passaram por momentos complicados.

Pensando nisso, os coordenadores do Fórum de Tiradentes montaram um documento chamado Carta de Tiradentes. Vale lembrar que o Fórum ocorreu durante 4 dias na cidade histórica de Minas Gerais.

Além disso, mais de 50 profissionais se reuniram no período para fazer um diagnóstico do setor. Tudo isso para formular a carta que, em breve, se destinará ao recém-refundado Ministério da Cultura, sob comando da ministra Margareth Menezes.

As conversas se pautaram pela busca por democracia, diversidade, descentralização, bem como desenvolvimento econômico e social e governança.

Mais sobre a carta que cita a proteção do audiovisual brasileiro

Na carta, frisa-se o quanto o audiovisual sofreu revezes gravíssimos de 2016 até 2022. “Dentre as artes, uma das mais afetadas, perseguidas e quase que totalmente paralisadas está o audiovisual brasileiro independente. Da organização institucional à preservação, passando pela formação, produção, distribuição e exibição, não houve área imune ao ímpeto destrutivo da última gestão do Estado brasileiro“, registra o documento.

Em resposta a isso, as dezenas de profissionais no Fórum de Tiradentes se dividiram em cinco grupos de trabalho (GTs), de maneira a concentrar as pautas, mas trabalhando de maneira interseccionalizada. Os GTs formados foram: Formação, Produção, Distribuição, Exibição/Difusão e Preservação. “Conseguimos colocar no mesmo espaço, sob um mesmo objetivo, as diferentes visões e os diferentes lugares do ecossistema audiovisual para encararmos o que vem pela frente nesse processo de reconstrução e retomada”, disse Mário Borgneth, também coordenador geral. “Somos muito diversos e, dentro de cada segmento do Fórum, há suas próprias pluralidades de pensamentos e demandas. O resultado desse processo é um relato do estado da arte no Brasil hoje”.

26 mostra tiradentes

Os principais pontos da Carta de Tiradentes

A Carta de Tiradentes enumera 17 pontos gerais, detalhados e ampliados por cada grupo de trabalho. Os pontos são:

  • Primeiramente: governança;
  • Bem como, marco regulatório de fomento;
  • Em seguida, regulação do video on demand e streaming;
  • Logo depois, as cotas de conteúdo;
  • linhas não reembolsáveis no Fundo Setorial do Audiovisual;
  • descentralização de investimentos;
  • Lei do Audiovisual;
  • transversalidade institucional;
  • política internacional do setor;
  • políticas para a EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
  • sistema nacional de preservação;
  • formação; promoção de acesso;
  • democratização de acesso a internet;
  • relações trabalhistas;
  • mensuração de dados e indicadores; e
  • informação e conscientização.

“As informações e recomendações aqui produzidas serão encaminhadas ao Ministério da Cultura, em especial à Secretaria do Audiovisual e à Ancine, e para outros órgãos do poder
executivo, além dos poderes legislativo e judiciário”, registra a Carta. “Ao mesmo tempo, o resultado deste trabalho coletivo será imediatamente compartilhado com a sociedade e com toda a cadeia produtiva e criativa do audiovisual, bem como todos os agentes que possam manter esta discussão e mobilização viva. Na visão deste fórum, governos estaduais, municipais e do Distrito Federal também têm responsabilidade no desenvolvimento da política audiovisual, e a eles também será entregue o resultado deste trabalho”.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Notícias

Primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

Published

on

live action zelda

As imagens do live action de The Legend of Zelda foram reveladas pela Sony e pela Nintendo. Divulgadas pelo aplicativo Nintendo Today, as fotos mostram os jovens atores Bo Bragason e Benjamin Evan Ainsworth caracterizados como a Princesa Zelda e o herói Link, respectivamente.

As prévias exibem os dois em um campo verdejante, com Zelda empunhando seu icônico arco e flecha e ambos usando trajes completos, incluindo as orelhas hylianas que caracterizam o povo do reino de Hyrule.

Confiras as primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda
primeiras imagens do live action de The Legend of Zelda

Dirigido por Wes Ball (Planeta dos Macacos – O Reinado e Maze Runner), tem estreia marcada para 7 de maio de 2027. Ball revelou que o processo visual foi desafiador, mas recompensador, especialmente na criação de composições que simulam uma “câmera simultânea”.

A escolha dos protagonistas do live action de The Legend of Zelda

A escolha dos protagonistas foi anunciada por Shigeru Miyamoto, da Nintendo, que atua como produtor do filme. Em comunicado nas redes sociais, Miyamoto celebrou o elenco ao afirmar: “Tenho o prazer de anunciar que, para o filme live-action de ‘The Legend of Zelda’, Zelda será interpretada por Bo Bragason e Link por Benjamin Evan Ainsworth. Estou muito ansioso para vê-los nas telonas”.

Bo Bragason, atriz inglesa conhecida por trabalhos como Three Girls, The Jetty e Renegade Nell, traz experiência em dramas e fantasia, enquanto Benjamin Evan Ainsworth — voz de Pinóquio na versão de Robert Zemeckis e ator em A Maldição da Mansão Bly. Será que juntos eles farão jus à saga?

Continue Reading

Notícias

Truque de Mestre 3 lidera bilheteria nos cinemas: confira TOP 5

Published

on

Aumento das vendas dos ingressos de filmes brasileiros em 2025

Truque de Mestre 3 lidera bilheteria nos cinemas nacionais entre os dias 13 e 16 de novembro. O levantamento, feito pelo site ingresso.com, reúne os filmes mais vendidos no site e no app da plataforma.

Truque de Mestre 3 lidera bilheteria nos cinemas: confira top 5

Truque de Mestre – O 3º Ato, que foi o campeão da semana, fala sobre os Quatro Cavaleiros, que estão de volta com uma nova geração de ilusionistas e uma trama cheia de reviravoltas, mágicas e surpresas, em um truque que envolve a joia mais valiosa do mundo.

Truque de Mestre 3 lidera bilheteria nos cinemas
Truque de Mestre 3 lidera bilheteria nos cinemas

Na sequência do ranking, o relançamento especial de Harry Potter e o Cálice de Fogo garantiu a segunda posição, exibido apenas no dia 15 de novembro em comemoração aos 20 anos de estreia do longa.

Em terceiro lugar aparece O Agente Secreto, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026 e que vem chamando atenção pelo suspense político ambientado no fim dos anos 1970. Já Wicked – Parte 2, mesmo ainda em pré-venda, demonstra forte antecipação do público e também figura entre os mais procurados.

Fechando o ranking, Predador – Terras Selvagens apresenta uma nova história do universo Yautja, acompanhando um jovem Predador em sua missão para provar seu valor enquanto encontra uma inesperada aliada sintética chamada Thia.

Continue Reading

Notícias

Novos cartazes de A Empregada: confira aqui

Published

on

Principais lançamentos no cinema em janeiro de 2026

A Paris Filmes divulgou quatro novos cartazes de A Empregada, o aguardado suspense psicológico baseado no best-seller de Freida McFadden. O longa, que promete prender o público do início ao fim, terá sessões antecipadas a partir de 19 de dezembro e estreia oficial nos cinemas em 1º de janeiro. Junto com os pôsteres, o estúdio também liberou o trailer dublado e legendado, aumentando as expectativas para a estreia.

Sinopse de A Empregada

Na trama, Millie (interpretada por Sydney Sweeney) é uma jovem em dificuldades financeiras que enxerga uma oportunidade de recomeço ao ser contratada como empregada doméstica de Nina (Amanda Seyfried) e Andrew (Brandon Sklenar), um casal de classe alta.

No entanto, o que parece um trabalho dos sonhos logo se transforma em um pesadelo repleto de mistérios, quando Millie começa a descobrir que os segredos da mansão onde trabalha são mais sombrios e perigosos do que os dela própria.

Novos cartazes de A Empregada

A EMPREGADA poster 3 1
Novos cartazes de A Empregada
a emprega poster 3 1
Novos cartazes de A Empregada
Novos cartazes de A Empregada
Novos cartazes de A Empregada

O longa é dirigido por Paul Feig (Missão Madrinha de Casamento). Ele também assina a produção executiva ao lado de Todd Lieberman, Carly Kleinbart Elter e Laura Fischer e o roteiro é de Rebecca Sonnenshine..

Continue Reading

Notícias

Comédia Eternidade, nova produção da A24, chega em dezembro

Published

on

eternidade topo

A comédia Eternidade, nova produção da A24, explora a difícil decisão de escolher onde — e com quem — passar o resto da eternidade. Dirigido por David Freyne (Meus Encontros com Amber), o filme estreia nos cinemas brasileiros em 4 de dezembro, estrelando Elizabeth Olsen (a Feiticeira Escarlate na Marvel).

Sinopse da comédia Eternidade

A trama apresenta Joan dividida entre dois grandes amores: o marido com quem compartilhou toda uma vida, vivido por Miles Teller, e seu primeiro amor, interpretado por Callum Turner, que morreu jovem e esperou por ela durante décadas. A partir dessa premissa, Freyne constrói uma narrativa ousada que mistura humor, sensibilidade e fantasia, criando uma fábula moderna e pop sobre escolhas que transcendem tempo e lógica terrena.

comédia Eternidade
comédia Eternidade

Elenco da comédia Eternidade

Além de Olsen, o elenco conta com Miles Teller, Elizabeth Olsen, Callum Turner, John Early, Olga Merediz e Da’Vine Joy Randolph. Os atores destacam que o filme vai além de um triângulo amoroso tradicional, oferecendo uma leitura poética sobre vida, amor e perda.

Com trilha sonora vibrante assinada por David Fleming — premiado pelo ASCAP Screen Music Award graças ao trabalho em The Last of Us — a comédia Eternidade se apresenta como uma obra visualmente encantadora e emocionalmente intensa.

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net