Pôster de Cyclone, novo filme com Luiza Mariani
Saiu o pôster de Cyclone, filme dirigido por Flavia Castro (Deslembro, Diário de uma Busca) e protagonizado por Luiza Mariani (Todas as Canções de Amor). O cartaz é criação da renomada artista Rita Wainer, conhecida por projetos como o prédio “A cidade é nossa”, em São Paulo, e pelos lambe-lambe do show da Madonna em Copacabana, em 2024.
Rita descreve o processo de criação como “entrar num poema elétrico“, afirmando que desenhou o pôster “como quem deixa bilhetes num espelho embaçado: com verdade e desejo”. Para ela, Cyclone representa mais que um filme: é “uma tempestade contida que ainda insiste em soprar”.
A artista também comenta sobre a personagem principal e a atuação de Luiza Mariani, que interpreta a dramaturga que precisa escrever no silêncio, pois não pode assinar suas obras. Rita compara a interpretação da atriz a uma dança no limite entre fúria e delicadeza, com uma estética e um pulso que remetem à figura icônica de Patti Smith. A trama, para ela, traz à tona o sonho proibido da busca por reconhecimento em Paris.
Inspiração em história real
Inspirado na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Miss Cyclone, o filme é uma releitura da luta feminina no Modernismo brasileiro para conquistar voz e espaço. Com distribuição garantida no Brasil pela Bretz Films, o elenco ainda inclui nomes como Eduardo Moscovis, Karine Teles e Luciana Paes, e a estreia mundial aconteceu recentemente no Festival de Xangai, com futuras exibições em Munique, Alemanha.