Críticas Premiações

PHILOMENA

PHILOMENA

Desde os primeiros instantes do filme ‘Philomena’ há um embate entre o que seria mais pecamiso: um jornalista desmotivado e suas opções – nem sempre louváveis – de se contar uma história, juntamente com um jornal que está se lixando para o sofrimento alheio ou uma instituição que, por vezes, prefere esconder os erros ‘debaixo do tapete’ por séculos e subjugar tudo aquilo escrito nos ensinamentos do seu maior mentor?

O roteiro redondinho que mescla drama e humor na medida certa é uma escolha não só do diretor Stephen Frears, como também de seu estúdio, já que os irmãos Weinstein sabem como agradar em cheio a Academia. O problema é que raramente as angulações de câmeras ou a trilha sonora modificam-se em seus filmes.

Judi Dench (007 – Operação Skyfall) é uma verdadeira dama, que traz para sua personagem docilidade, arrependimento pela perda do filho e um pouco dos esquecimentos da idade sem se tornar forçado e Steve Coogan (Pelos Olhos de Maisie) é um ator esforçado, mesmo que mantenha suas feições quase inalteradas.

Philomena é enviada para um convento quando jovem e fica grávida sem ter a real noção do que aquilo acarretará. Um dia, as freiras dão o garoto para uma família americana e agora, 50 anos depois, a protagonista, com a ajuda de um jornalista em busca de uma boa matéria, vão atrás do filho e descobrem algo muito mais aterrador.

Definitivamente respeitoso para com a história, Frears explora a terceira idade, seus dilemas e fragilidades com afeição, extrapolando o limite das telas e fazendo o espectador apaixonar-se por este drama. O desfecho é arrebatador e ainda é inteligente ao colocar-se num meio termo e mostrar que há pessoas dispostas a perdoar grandes atrocidades e outras que jamais o fariam e nem por isso uma acabará sendo melhor ou pior que a outra. A questão aqui passa longe da fé, mas também pode ser chamado de humanidade.

Título Original: Philomena
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos/França/Reino Unido)
Dir: Stephen Frears
Elenco: Judi Dench, Steve Coogan, Charlie Murphy, Sophie Kennedy Clark, Simone Lahbib, Charles, Michelle Fairley

ORÇAMENTO: 5 Milhões Dólares
NOTA: 8,5

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile