O Primata | Resenha | Vale a pena assistir?

O Primata é um amálgama de vários outros projetos de suspense/terror. Neste aspecto, podemos citar Cujo, inspirado na obra de Stephen King, Águas Rasas e Medo Profundo, que também é dirigido pelo mesmo Johannes Roberts que comanda este aqui. Com elenco de jovens atores, como: Johnny Sequoyah, Jess Alexander, Victoria Wyant, Gia Hunter e Benjamin Cheng, o intuito não é ‘reinventar a roda’, mas fazê-la rodar com precisão.

Mas pense em uma obra como, por exemplo, Alvo da Máfia. Ela é do gênero ação, mas erra neste ponto fundamental e tinha receio disso ocorrer aqui. Porém, não há muita cerimônia quando lidamos com sangue e desmembramentos, sem contar que Roberts é esperto em colocar o bicho nas sombras e filmar, quase sempre, à noite. Isso minimiza a chance de percebermos qualquer derrapada nos efeitos práticos ou na ‘fantasia’ do macaco, já que ele é interpretado pelo ator Miguel Torres Umba – num trabalho de fisicalidade e ferocidade acertados.

Quando o espectador ‘entra’ naquela mansão gigantesca, com cômodos que, num primeiro momento parecem enormes, vai percebendo aos poucos que o tom claustrofóbico o abraça, após o primata contrair raiva e obrigar nossos personagens a entrarem em uma piscina – pois o vilão não sabe nadar. Isso abre diversas possibilidades para o roteiro brincar com algumas regras de sobrevivência.

O Primata, seus exageros, furos no roteiro e diversão

Claro que haverá exageros por aqui… ou então, qual seria a graça de conferirmos esses 90 minutos sem aquelas decisões estúpidas? Ao mesmo tempo, seja as irmãs, passando pelas amigas e pelos rapazes que aparecem na casa com o único intuito de terem uma noite com as garotas, ninguém tem um mínimo de aprofundamento dramático – todos vão ao contrário disso, para ser sincero.

E se reclamo dessa máxima em outras resenhas, não tenho como fazer isso por aqui, pois O Primata não se leva a sério. Ao fechar os olhos para os furos no roteiro irá se divertir – o macaco arranca um tufo de cabelo e de pele da cabeça de uma das meninas, mas não há uma gota de sangue neste take.

Outra surpresa legal é que não temos ganchos para sequências. Mas você sabe como é Hollywood quando o assunto é reviver vilões após ótimas bilheterias, não é mesmo?

O Primata

Onde assistir O Primata?

O filme está, atualmente, nos cinemas nacionais.

Sinopse de O Primata

De volta da faculdade, Lucy se reúne com sua família, composta pelo pai – que é um tanto ausente -, pela irmã, que sentiu a falta da primogênita e o chimpanzé Ben. O primata contrai raiva, após ser mordido por outro animal e, aos poucos, se torna agressivo. Lucy e seus amigos se jogam na piscina e tentam, de alguma forma, salvar as próprias vidas.

Nota: ★★½

Título Original: Primate
Ano Lançamento: 2025 (Estados Unidos)
Dir.: Johannes Roberts
Elenco: Johnny Sequoyah, Jess Alexander, Troy Kotsur, Victoria Wyant, Gia Hunter, Benjamin Cheng, Charlie Mann, Tienne Simon, Miguel Torres Umba

Curiosidades de O Primata

Sair da versão mobile