Se no futebol existe o chamado ‘Padrão FIFA’, no cinema existe o ‘Padrão Oscar’, que são filmes feitos a partir de pequenas regras vistas com bons olhos pelos votantes da Academia – dramas edificantes, que por vezes priorizam a história norte-americana e seus personagens mais interessantes ou importantes. Este é o caso de Eugene Allen, que trabalho na Casa Branca durante muito tempo e teve sua vida contada pelo diretor Lee Daniels (Preciosa – Uma História de Esperança) com diversas ‘licenças poéticas’.
Nas pouco mais de duas horas de projeção, Daniels nos entrega uma dramaticidade exacerbada e mesmo com algumas passagens emocionantes – principalmente quando Oprah Winfrey está em cena –, fica difícil criar uma empatia com o protagonista vivido por Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), fazendo com que a luta pela liberdade racial não tenha tanta importância quanto deveria.
Até o elenco recheado de astros como John Cusack (2012), Robin Williams (O Homem Bicentenário), Alan Rickman (Duro de Matar), Cuba Gooding Jr. (Machete Mata), Melissa Leo (O Vencedor), Jane Fonda (A Sogra) e tantos outros, não ajuda a dar um maior dinamismo ao roteiro, até porque, sobra didatismo e falta naturalidade a todos.
Cecil Ganes é um negro que viu seu pai ser cruelmente assassinado por um homem branco, numa fazenda onde trabalhavam. Decide sair de casa ainda jovem e após muito esforço, consegue um cargo na Casa Branca. Dentro de sua casa porém, sua esposa está infeliz por não tê-lo por perto e seu filho mais velho resolve participar dos movimentos a favor de direitos iguais.
Pontuar um período tão longo e com transformações tão marcantes em apenas duas horas deixou muitas lacunas abertas e mal contadas. Portanto, esperamos que em seus próximos trabalhos Daniels esqueça o ‘Padrão Oscar’ e insira sentimentos verdadeiros em um filme que não seja um genérico de ‘O Discurso do Rei’.
Título Original: The Butler
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Lee Daniels
Elenco: Forest Whitaker, Alex Pettyfer, John Cusack, Lenny Kravitz, Robin Williams, Alan Rickman, James Marsden, Liev Schreiber, Cuba Gooding Jr., Terrence Howard, Jane Fonda, Melissa Leo, Vanessa Redgrave, Mariah Carey, Oprah Winfrey
ORÇAMENTO: 25 Milhões de Dólares
NOTA: 6,0