O GRANDE HERÓI

grande heroi

Peter Berg já havia se embrenhado na guerra do Oriente Médio em ‘O Reino’, um filme que passou despercebido por aqui e recentemente tentou colocar seu lado megalomaníaco para fora no terrível ‘Battleship – A Batalha dos Mares’. Portanto, é um daqueles diretores feitos sob medida para Hollywood, onde ela manda e ele obedece.

Mas ao contrário do que pode parecer, ‘O Grande Herói’ têm uma cara muito mais autoral, como se Berg estivesse cansado de apenas obedecer e resolvesse ‘arregaçar as mangas’. As frases de efeito que um soldado fala para o outro estão lá a todo o momento, porém, as sequências de ação e a boa carga dramática imposta pelos atores, fazem deste um dos melhores exemplos do gênero nos últimos anos.

Se a acertada escolha de nos apresentar os personagens pontua todo primeiro ato, quando a ação começa, ninguém está a salvo e o espectador quase sente o cheiro de sangue no ar. Lá pelas tantas, acontece algo que pode colocar em risco a missão – e o filme todo, dependendo da escolha que fizessem – e esta virada é tão intensa, mostrando o quão afetados estão cada uma daquelas pessoas, que nos faz esquecer do patriotismo exacerbado que cansamos de ver.

O oficial Marcus é enviado com mais alguns soldados para o Afeganistão, sua missão é encontrar um dos homens de confiança de Bin Laden. Já em terras afegãs, acabam deparando-se com dois garotos e um velho, mas não o executam por falta de coragem. Um dos garotos conta de sua experiência para os terroristas e a equipe é descoberta. Agora, terão que correr para salvarem suas vidas.

Pode não ter o grau de realismo de um Paul Greengrass, por exemplo, mas só de desmistificar a figura ‘perfeita’ dos americanos e nos trazer uma operação fracassada, baseada em fatos reais, já merece todos os créditos. No Oscar teve duas indicações, mas tem concorrentes de peso como ‘Gravidade’ e ‘Capitão Phillips’.

Título Original: Lone Survivor
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Peter Berg
Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster, Yousuf Azami, Eric Bana

ORÇAMENTO: 40 Milhões Dólares
NOTA: 7,5

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net