O diretor Guillermo Del Toro: Vida e Obra

O diretor Guillermo del Toro

O diretor Guillermo Del Toro, nasceu em 9 de outubro de 1964, em Guadalajara. A princípio, ainda adolescente, se apaixonou pelo cinema. Logo depois de algumas tentativas, trabalhou como produtor no filme Dona Herlinda e seu Filho (1986) e, paralelamente, foi supervisor de maquiagem e diretor em alguns programas para emissoras de seu país.

Em 1992, arriscou-se e comandou Cronos. O resultado foram diversos prêmios dentro e fora do México. Dali para ser chamado para Hollywood foi questão de tempo. Entregaram em suas mãos o projeto Mutação, suspense estrelado por Mira Sorvino e por baratas gigantes geneticamente modificadas. Resultado: ele não gostou muito do corte final feito pelo estúdio.

O diretor Guillermo Del Toro

Produziu, em 1998, o desconhecido Un Embrujo. Mas foi com o maravilhoso e brutal A Espinha do Diabo que reconquistou público e crítica. Traria, pela primeira vez, a Guerra Civil Espanhola como plano de fundo e crianças órfãs tendo que enfrentar problemas muito maiores que elas próprias.

O diretor Guillermo del Toro e o retorno aos EUA

Seu retorno para os Estados Unidos foi bem mais agradável e sem grandes turbulências. Fez o segundo e melhor filme do vampiro Blade e contou com um climão soturno e criaturas bizarras. Uma curiosidade é que foi a primeira vez que trabalhou com seu parceiro de longa data Ron Perlman. Nos anos de 2002 e 2004, produz, respectivamente, Asesino em Serio e Crônicas.

Resolve então, dar um presente ao seu grande ídolo Mike Mignola com Hellboy, projeto que uns amam e outros odeiam.

O diretor Guillermo Del Toro

Mais dois anos e conhecemos o ápice de sua carreira e de sua inventividade com a fábula adulta O Labirinto do Fauno. Por este drama foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e levou os prêmios de Melhor Maquiagem, Fotografia e Direção de Arte. Além de revelar a excelente atriz Ivana Baquero.

Esteve por trás das animações Hellboy – Espada das Tempestades (2006) e Hellboy – Blood and Iron (2007) e voltou ao mundo do suspense com o bom O Orfanato, dirigido por Juan Antonio Bayona. O projeto conta com uma inspirada Belén Rueda e faturou 7 prêmios Goya.

While She Was Out, estrelado por Kim Basinger e Rudo y Cursi, uma comédia com Gael Garcia Bernal e Diego Luna, conseguiu certo sucesso em seu país. Mas é pouquíssimo conhecido fora dele (creditado como produtor).

O diretor Guillermo Del Toro

Foi convidado para dirigir a sequência de Hellboy. E, então, teve a vantagem de trazer o mesmo time do original.

A parceria com a Dreamworks

Além disso, neste período transforma-se em parceiro da Dreamworks. Tem a função de supervisionar filmes animados do estúdio e, até por isso, assina as produções de Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas, ambos de 2011, bem como, A Origem dos Guardiões (2012). Nos live-actions a lista conta com a péssima ficção Splice – A Nova Espécie (2009) estrelada por Adrien Brody, o drama de cortar os pulsos Biutiful (2010), o interessante suspense Os Olhos de Júlia (2010) e os fraquinhos Não Tenha Medo do Escuro (2011) e Mama (2013). Chegou a ser cotado para dirigir O Hobbit – Uma Jornada Inesperada, mas desistiu por causa dos atrasos e apenas ajudou a moldar o roteiro.

Em 2013 sua maior aposta foi Círculo de Fogo. O blockbuster transborda nerdices a cada batalha e faz uma homenagem aos monstros orientais, assim como os animes e mangás. No ano seguinte produziu a animação Festa no Céu e ainda sentou atrás das câmeras em A Colina Escarlate (talvez seu pior filme) e Caçadores de Trolls.

O diretor Guillermo Del Toro

Na literatura, escreve, juntamente com Chuck Hogan, os livros da trilogia da escuridão: Noturno (2009), A Queda (2010) e, por fim, Noite Eterna (2011).

Del Toro e o Oscar

E o que faltava para ele? Claro que era o Oscar de Melhor Diretor… e, por que não o de Melhor Filme? Então, A Forma da Água, fábula muito sensível e bonita, o ajuda a alcançar este sonho. E se seus amigos mexicanos Iñarritu e Cuáron já tinham um troféu desse em suas prateleiras, Del Toro pode ficar tranquilo que seu momento chegou!

Em 2018 ele deixa Círculo de Fogo: A Revolta sob a responsabilidade de Steven S. DeKnight e, ao mesmo tempo, prepara o terreno para Liga da Justiça Sombria, The Haunted Mansion e Pinocchio.

Enfim, e para você, qual o melhor filme que o diretor Guillermo del Toro dirigiu? Comente conosco!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net