50 anos de Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Em 2025, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra 50 anos de história com uma programação especial e gratuita. Reconhecido como um dos mais antigos centros de produção, ensino e pesquisa em animação do Brasil e do mundo, o Núcleo foi fundado em 1975 por Wilson Lazaretti e, desde 1979, conta com a colaboração de Maurício Squarisi.
Ao longo de sua trajetória, o Núcleo produziu mais de 400 curtas-metragens em oficinas e lançou dois longas-metragens autorais, consolidando sua importância no cenário da animação.
Programação em comemoração aos 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
10 de abril
A programação de comemorações começa oficialmente no dia 10 de abril, às 16h, com uma visita guiada à Exposição Comemorativa no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA). Com curadoria de Lucas Vega, Filipe Miranda, Roberta Santana e Rafaela Repasch, a exposição oferece um panorama completo da história do Núcleo.
A abertura contará com a presença do escritor João Protetti. Em seguida, das 19h às 21h, a “Noite Musical de Abertura” irá emocionar o público com apresentações musicais, acompanhando a exibição de dois curtas-metragens históricos. O Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a cantora Ná Ozzetti, acompanhada por José Alexandre Carvalho no contrabaixo, são os convidados especiais.
11 de abril
No dia 11 de abril, a festividade continua com o “Baile 50 Anos” no Clube Velha Guarda de Valinhos, das 19h às 23h. Este evento reunirá parceiros e convidados do Núcleo para celebrar as cinco décadas de história. Vale destacar que é o único evento da programação que exige reserva de ingressos, que pode ser feita pelo e-mail nucleoanimacaocps@gmail.com.
12 de abril
No dia 12 de abril, a programação será dedicada à reflexão sobre a memória e o legado do cinema de animação. A partir das 16h, ocorrerá a roda de conversa “Núcleo de Animação: resistência, memória e preservação do audiovisual”, com participação de animadores como Alba Liberato, Lula Gonzaga e a roteirista Silvana Delacio, mediada por Rebeca Ribeiro.
Às 18h, será a vez da exibição de filmes autorais de Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, além de produções realizadas em oficinas, seguidas de uma conversa com os diretores e mediação de Eliana Ribeiro. A programação se estenderá até o dia 26 de abril, oferecendo cinema acessível, projeções em 16mm e 35mm, rodas de conversa e apresentações musicais, tudo gratuito e aberto ao público.