Nascido em 31 de dezembro de 1965, este romancista norte americana escreve livros com um padrão bastante parecido, mas que agradam em cheio as mulheres e fazem a maioria dos homens ‘torcerem o nariz’. Ainda trabalhava como delegado de informação médica, quando começou a escrever seus romances e mais tarde, uma agente literária surge e resolve assessorá-lo. Agora, vamos ver como se saiu Nicholas Sparks no cinema!
Aí vai a lista de adaptações:
- Uma Carta de Amor (1999)
Com bons atores, como Kevin Costner e Paul Newman, o filme conta a história de Theresa, que após divorciar-se, começa a tomar conta do filho, além de seu trabalho, num jornal de Chicago. Ao passear por uma praia, ela encontra uma garrafa e dentro dela há uma carta de amor. Ela decide encontrar o autor da carta. Alguns dos temas mais recorrentes de Sparks já se apresentam, como a perda, a morte e uma paixão instantânea.
- Um Amor para Recordar (2002)
Dirigido por Adam Shankman – que trouxe ao mundo a péssima versão cinematográfica de Rock of Ages -, esta obra é o melhor exemplo do que podemos chamar de ‘filmes para adolescentes sonhadoras’. É um dramalhão incrivelmente piegas, com atores péssimos e um roteiro manjado. Há quem defenda com fervor o filme, mas meu conselho é para que passe longe deste romance.
- Diário de uma Paixão (2004)
Talvez este seja a melhor transposição de um livro de Sparks para o cinema. Muito pelo fato de que chamaram atores excelentes, como Ryan Gosling, Rachel McAdams e Sam Shepard e um diretor de peso como Nick Cassavetes. Uma obra densa, notável e emocionante.
- Noites de Tormenta (2008)
Tenta ser um drama mais adulto, mas acaba tendo os mesmos deslizes já conhecidos. Diane Lane e Richard Gere até se esforçam, mas o roteiro é novamente prejudicado pelos excessos e por ser moldado como se fosse uma novela das oito. Vale ser visto em um dia chuvoso e nada mais.
- Querido John (2010)
Já começa errado pelo casal de protagonistas, que nunca souberam ao certo o que é atuar de verdade, além do que Lasse Hallstrom é aquele diretor que Hollywood adora, ou seja, fácil de domá-lo. Tenta debater sobre a guerra e todos os seus pontos negativos, mas o faz de forma rasa e sem emoção.
- A Última Música (2010)
Tentando desconstruir sua imagem de ‘heroína’ da Disney, Miley Cirus protagoniza, juntamente com Liam Hemsworth outro romance adolescente, tirado das páginas do livro de Sparks. É extremamente comercial e até fez certo sucesso quando esteve nos cinemas.
- Um Homem de Sorte (2012)
Após voltar da guerra, um soldado decide procurar a mulher que ele acredita ter sido seu ‘amuleto da sorte’. E ao encontrá-la todos aqueles mesmos clichês batidaços dos livros do autor são apresentados. Zac Efron é outro que estava tentando se desvencilhar da imagem de dançarino do High School Musical, para ser um ator mais sério.
- Um Porto Seguro (2013)
Com os insossos Josh Duhamel e Julianne Hough como protagonistas e novamente Lasse Hollstrom na direção, o filme passou sem tanto alarde pelos cinemas nacionais. Agradou vários espectadores pela bela fotografia inserida, mas o longo tempo de duração (quase duas horas), afugentou outros.
- O Melhor de Mim (2014)
Amanda e Dawson se apaixonam, mas não podem ficar juntos pois o pai da garota não aprova o relacionamento. Muito tempo depois, eles se reencontram num funeral e tentarão compreender se aquele amor ainda está escondido dentro deles. Michelle Monagham e James Marsden são os protagonistas do longa.
- Uma Longa Jornada (2015)
Casais apaixonados, drama, destinos se cruzando. Tudo isso você verá em Uma Longa Jornada, projeto dirigido por George Tillman Jr. que é um tanto arrastado, mas tem no casal de protagonistas, vivido por Scott Eastwood e Britt Robertson seu maior trunfo.
- A Escolha (2016)
Nenhum destes dois jovens esperava se apaixonar. Ele porque pensou que alguém ao seu lado tiraria sua liberdade e ela porque estava namorando. Mas Nicholas Sparks deu um jeito de juntar estes dois personagens. O filme não fez tanto barulho nos cinemas, mas é uma excelente pedida para quem curte as obras baseadas nos livros do cara!
Os próximos projetos poderão o filme No Seu Olhar e a série de TV de Diário de uma Paixão, encomendada pela rede CW. E aí, o que acha das obras de Nicholas Sparks no cinema? Comente com a gente!