Notícias
Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023 começa em 12 de abril

Filmes premiados internacionalmente e títulos assinados por prestigiados cineastas brasileiros. Estas são algumas das principais atrações da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023. O evento está agendado para os dias 12 a 23 de abril no Cine Metha – Glauber Rocha e mais 18 espaços culturais e educacionais na cidade de Salvador. A entrada é franca.
Além disso, até o mês de maio, as exibições alcançam as cidades de:
- Camaçari (24 a 29 de abril);
- Dias D’Ávila (24 de abril a 06 de maio);
- Cachoeira (31 de julho a 9 de agosto);
- Cruz das Almas (31 de julho a 10 de agosto).
Exibindo um total de 33 filmes, representando 16 países, o festival promove ainda projeções em 19 espaços culturais e educacionais da cidade. Três debates completam a grade: “O Futuro da Energia” (em 18/04), “Racismo Ambiental” (19/04) e “Direito à Mãe Terra” (20/04).
A sessão de abertura da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023
A princípio, na sessão de abertura para convidados, em 12 de abril, a atração é o longa-metragem paulista “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge. Ele retrata a expedição comandada pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia para encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubo.
Ao mesmo tempo, o filme conquistou, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som. A cerimônia de abertura contará com a participação dos cineastas Bruno Jorge, Aurélio Michiles e Jorge Bodanzky.
Alguns dos mais prestigiados cineastas brasileiros têm suas mais recentes realizações incluídas na programação. “Amazônia, A Nova Minamata?” é dirigido por Jorge Bodanzky. Acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral. Entretanto, será que conseguirão gerar essa respeitabilidade?
De Vincent Carelli e Tatiana “Tita” Almeida, “Adeus, Capitão”. Conta com registros colhidos ao longo de várias décadas sobre um líder do povo indígena Gavião. Ao mesmo tempo, encerra uma trilogia de filmes iniciada com o premiado “Corumbiara”.
Vencedor do Prêmio APCA de melhor longa-metragem do ano, “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles. Ele recupera uma investigação sobre as denúncias de crimes contra comunidades indígenas cometidos na selva amazônica pela empresa britânica Peruvian Amazon Company.
A produção brasileira inédita “Vento na Fronteira”, de Laura Faerman e Marina Weis, também trata da questão indígena. O filme mostra a luta do povo Guarani-Kaiowá pelas suas terras, na região do Mato Grosso do Sul. Estes são objeto de disputa de grandes proprietários rurais.
Filmes inéditos no Brasil
O evento traz dez filmes internacionais inéditos no Brasil. Com direção de Jesse Short Bull e Laura Tomaselli, a produção norte-americana “Nação Lakota Contra os Estados Unidos” narra a jornada dos indígenas Lakota para recuperar Black Hills.
Para quem não conhece, é um local sagrado que foi tomado à força pelo governo norte-americano. O filme é um retrato marcante e oportuno da resistência, que explora as maneiras pelas quais a América ignorou sua dívida com as comunidades indígenas. Enquanto isso, pondera o que pode ser feito hoje para reparar os erros do passado.
Já a produção belga “Amianto: Crônica de um Desastre Anunciado”, de Marie-Anne Mengeot e Nina Toussaint, reconstitui através de um rico material de arquivo o período crucial no uso do amianto naquele país, causa de doenças e mortes. Por sua vez, o francês “Amor e Luta em Tempos de Capitalismo” tem como protagonista o casal de sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot, conhecidos por sua pesquisa de cinco décadas sobre desigualdade e o universo dos ultra-ricos.
O britânico “A Máquina do Petróleo”, de Emma Davie, explora nosso complexo envolvimento econômico, histórico e emocional com o petróleo à medida que avançamos rumo ao colapso climático. Outro filme britânico, “Uma História de Ossos”, de Joseph Curran e Dominic Aubrey de Vere, retrata a descoberta, na remota ilha de Santa Helena – local onde Napoleão Bonaparte morreu no exílio – de uma antiga vala comum onde foram encontrados os restos de mais de oito mil “africanos libertos” e a jornada da consultora de patrimônio ambiental e cultural namibense Annina, que luta pela dignidade dessas mulheres, homens e crianças que também passaram seus últimos dias na ilha, mas cuja memória ainda precisa ser reconhecida.
Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023 e questões sociais
Questões ligadas à negritude e ao racismo estão presentes em diversos títulos da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023. Então, merece destaque a exibição de dois títulos assinados por Sarah Maldoror, a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem na África e considerada “a mãe do cinema africano”.
Sarah Maldoror (1929-2020) tem sua filmografia, composta por mais de 40 obras, reverenciada como exemplo de cinema militante. Na programação iremos verificar “Sambizanga” (1972), longa-metragem duplamente premiado no Festival de Berlim. Exibido em cópia restaurada sob os auspícios da Film Foundation, entidade voltada à preservação de filmes criada pelo diretor Martin Scorsese.
A obra focaliza a figura de Domingos Xavier, operário angolano e ativista anticolonial preso e torturado até à morte, em 1961, pela polícia política portuguesa. Já em “Uma Sobremesa para Constance”, produção de 1980, Maldoror utiliza a comédia para tratar do tema da imigração africana, bem como do racismo em território francês, num momento em que este assunto começava a ganhar amplitude e seu enfrentamento tornava-se incontornável.
O site oficial do festival, com informações da programação é: www.ecofalante.org.br. Enfim, e aí, simbora curtir a Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023?
Notícias
24 Horas vai voltar? Kiefer Sutherland confirma avanços nas conversas

Muitos fãs se perguntam, há tempos, se 24 Horas vai voltar e Kiefer Sutherland (Garotos Perdidos) revelou, em entrevista para a ComicBookMovie que as conversas estão evoluindo. Disse também que o criador e produtor Howard Gordon apresentou uma ideia que finalmente o empolgou: “Antes, nada havia sido escrito. Agora, algo foi — e é muito bom. É forte”.
Sutherland explicou que questões de direitos autorais atrasaram o desenvolvimento, já que a franquia passou da Fox para a Disney após a venda de parte do estúdio. “Tem que passar por outros canais agora. Mas há uma chance real. Já demos passos consideráveis”, disse o astro, mantendo o clima de mistério — e esperança.
Mas e aí, 24 Horas vai voltar?
Até o momento, não se sabe se, de fato, o produto voltará, e se seguirá naquele formato clássico de 24 episódios, cada um com uma hora de duração, como se fosse em tempo real. Em 2023, Sutherland já havia sugerido uma abordagem com “passagem de bastão”, com novos personagens tentando resgatar Jack, abrindo espaço para novas tramas sem deixar o protagonista de lado.
“A ideia de mostrar 24 horas na vida de alguém em uma situação desesperadora continua forte. Pode ser um agente, um bombeiro… o formato é versátil e poderoso”, diz Sutherland.
Onde assistir as temporadas de 24 hroas?
A série 24 Horas está disponível no Prime Video e pode ser maratonada agora!
Notícias
Deadpool estará em Vingadores – Apocalipse? Confira

A pergunta que muitos fãs da Marvel fazem é a seguinte: Deadpool estará em Vingadores – Apocalipse? Em entrevista ao Collider, o ator Ryan Reynolds manteve um grande ponto de interrogação na mente de todos. Sem confirmar nem negar, ele apenas jogou lenha na fogueira com seu já conhecido bom humor.
Tudo começou quando Reynolds postou no Instagram uma imagem com o logo dos Vingadores. E ele explicou o seguinte: “Aquilo era só uma bandeira que usamos em Deadpool & Wolverine, minha favorita, com aquele visual vermelho e preto. Eu a vi e pensei: ‘Eu adorava essa vibe’. Mas, claro, sempre há conversas sobre o que vem a seguir…”.
Deadpool estará em Vingadores – Apocalipse? Reynolds desconversa
Porém, é óbvio que há discussões internas sobre o futuro do personagem no MCU. Reynolds concluiu: “Você vai saber primeiro, Steve. Você sempre sabe”, falando para o jornalista.
Por enquanto, a presença de Deadpool em Vingadores – Apocalipse não está confirmada. Vale lembrar que este projeto estreia nos cinemas do Brasil no dia 17 de dezembro de 2026, um dia dantes da estreia norte-americana. Já Vingadores – Guerras Secretas tem lançamento previsto para 17 de dezembro de 2027.
Notícias
Tilda Swinton em papel polêmico: Onde assistir Perversões Femininas

Se você está se perguntando onde assistir Perversões Femininas, de 1996, você terá a resposta aqui! Dirigido por Susan Streitfeld e exibido no Festival de Sundance, o longa combina drama erótico com suspense psicológico, e promete provocar o público até hoje.
Sinopse de Perversões Femininas
Na trama, conhecemos Eve Stephens, uma advogada prestes a ser nomeada juíza em Los Angeles, que enfrenta uma crise interna provocada por fantasias sexuais intensas, visões inquietantes e o relacionamento complicado com sua irmã, que é cleptomaníaca.
Entre casos judiciais e encontros com amantes — incluindo homens e mulheres — Eve vai se perdendo entre a realidade e a ilusão, até chegar a um clímax emocional e psicológico que ameaça ruir tudo o que construiu.
Inspirações para Perversões Femininas
Inspirado no livro Perversões Femininas: As Tentações de Emma Bovary, da psicanalista Louise J. Kaplan, o filme questiona os limites da subjetividade feminina e critica o peso das aparências impostas pelo sistema e pela sociedade.
Com uma abordagem corajosa e à frente de seu tempo, o longa aborda temas como sexualidade, identidade de gênero, ambição e fragilidade emocional — elementos que tornaram a obra um ícone do cinema independente dos anos 1990.
Onde assistir Perversões Femininas?
Agora, para quem deseja revisitar ou conhecer essa obra instigante, a pergunta “onde assistir Perversões Femininas” já tem resposta: assine a FILMICCA e mergulhe nesse universo perturbador e fascinante. Uma oportunidade imperdível para fãs de Tilda Swinton (Constantine), do cinema psicológico e de narrativas femininas profundas e provocativas.
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias9 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login