Quando Moana estreou, em 2016, e fez mais de US$ 640 milhões ao redor do mundo nas bilheterias, acreditei que a continuação chegaria bem antes. Contudo, cá estamos em 2024, e só agora Moana 2 vê a luz do dia! Isso porque a Disney preferiu embarcar em outras sequências, como Divertida Mente 2, no prequel de Buzz Lightyear, no esquecível live-action de Mulan e no malfadado O Rei Leão (2019).
Dirigido por Dave Derrick Jr, que já havia trabalhado na arte de outros projetos, como Raya e o Último Dragão e Encanto, só para citar alguns, o roteiro é um repeteco do primeiro. Mas calma… se olharmos com carinho ao plote familiar, por exemplo, veremos que há cuidado e esmero, dando espaço para os membros da tribo, como a fofíssima Simea, e a forma com que este universo é expandido (principalmente no terceiro ato). A parte gráfica, que já era linda, agora está deslumbrante, pois a textura dos pelos dos bichos e do cabelo dos personagens, assim como a vivacidade das cores é surreal! A própria Moana subindo pelas montanhas tem uma fluidez que deixa qualquer espectador boquiaberto.
Na tripulação, junto com a nossa heroína, temos Kele, um agricultor rabugento; Loto, uma inteligente engenheira; Moni, um navegante fã de Maui; e Kotu, um guerreiro destemido. Em maior ou menor grau, todos têm carisma, mas perdem um pouco da graça pois, de tempos em tempos, precisa haver a inserção de piadinhas que acabam cansando.
Moana 2 já conquistou o coração de crianças e adultos
Na prática, teríamos dois vilões ao longo destes 100 minutos de projeção, mas nenhum deles se mostra, de fato, efetivo. Ambos chegam, fazem seus números musicais e vão embora sem que nos lembremos deles depois. Até chegarmos em Nalo, o deus da tempestade, temos uma psicodelia visual com luzes piscantes e cores vivas, como se estivéssemos dentro de uma montanha-russa na Disney (e será que este não será a próxima atração do parque?).
Moana 2 não só conquistou o coração de adultos e crianças, e é possível perceber na bilheteria, que já ultrapassa os US$ 400 milhões pelo mundo, como pode render numerosas sequências. E mesmo que o longa-metragem seja um grito por um planeta mais unido, onde o diálogo deve ser o centro de tudo e as diferenças tratadas com respeito, precisava de mais para ser capaz de ter a grandiosidade da obra de 2016.
Onde assistir Moana 2?
O filme está em diversas salas de cinema pelo Brasil.
Sinopse de Moana 2
Três anos após sua última jornada épica, Moana é chamada por seus ancestrais para embarcar em uma missão fundamental. Dessa vez, ela precisa explorar águas perigosas e remotas da Oceania, acompanhada de um grupo inesperado de marinheiros. Com o apoio indispensável do semideus Maui, Moana se vê diante de um desafio ainda maior: quebrar uma terrível maldição lançada por um deus cruel sobre uma das ilhas de seu povo. Determinada a salvar sua terra e sua gente, a jovem polinésia enfrenta forças místicas e perigos ocultos que testam sua coragem e sua conexão com os oceanos.
A jornada leva Moana e sua equipe a desbravar territórios desconhecidos, onde enfrentam ameaças inéditas, como monstros marítimos, feitiços poderosos e deuses malignos. Cada obstáculo fortalece os laços entre os personagens e destaca o valor da coragem, da amizade e da sabedoria ancestral em momentos de adversidade.
Nota Cinema e Séries: ★★★½
Título Original: Moana 2
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos | Canadá)
Dir: David G. Derrick Jr., Jason Hand, Dana Ledoux Miller
Vozes: Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Temuera Morrison, Nicole Scherzinger, Alan Tudyk, Khaleesi Lambert-Tsuda, Rose Matafeo