Mistério Obscuro foi a tradução nacional para o impronunciável título original Unacknowledged. O documentário trás o tema ufológico em questão e fala sobre o motivo do governo norte-americano não trazer à tona a existência dos alienígenas mesmo após tantas ‘provas cabíveis’ durante toda a história da humanidade. Documentos são mostrados, bem como conspirações grandiosas são colocadas em pauta e uma certa crítica social relevante também é inserida.
Esta crítica chega logo nos minutos iniciais. Pois, ao som da clássica What a wonderful world, de Louis Armstrong, cenas de destruição provocadas por nós são exibidas, deixando o espectador bastante incomodado com todo aquele caos. Portanto, para embasar as teorias, diversas frases de pessoas famosas como “afirmações extraordinárias precisam de evidências extraordinárias“, de Carl Seigan, vão sendo lançadas.
Até os 35 minutos, ainda consegue-se acompanhar, com alguma racionalidade, a narrativa. Conforme o tempo passa, questões como a morte de John Kennedy ou mesmo a de Marilyn Monroe são apontadas como uma espécie de silenciamento, pois eles iriam expor a real existência dos visitantes interplanetários. Quando ouvi isso, dei de ombros e conferi Mistério Obscuro com o freio de mão puxado.
Segundo o documentário, vivemos uma grandiosa ilusão. Além disso, quem manda, não manda por completo e inúmeras informações estão fora do nosso alcance simplesmente porque a humanidade não conseguiria lidar com ‘a verdade que está lá fora’, como já dizia o seriado Arquivo X.
Enfim, é divertido até certo ponto e um bom passatempo, mas como fonte de informação é pouquíssimo confiável.
Sinopse Mistério Obscuro:
Um estudo sobre arquivos históricos do Projeto de Divulgação e o porquê do sigilo sobre OVNI’s. Trata-se de uma busca por evidências de contatos extraterrestres, que remonta décadas anteriores, e é apresentada com testemunhos secretos, documentos e imagens de UFO, 80% dos quais nunca foi revelado em nenhum outro lugar.
Título Original: Unacknowledged
Ano Lançamento: 2017 (Estados Unidos)
Dir: Michael Mazzola
Entrevistados: Richard Doty, Giancarlo Esposito, Steven M. Greer
ORÇAMENTO: —
NOTA: 5,0