Miami Vice | Resenha | Vale a pena assistir?

Quase 20 anos após o lançamento de Miami Vice, resolvi assisti-lo novamente para saber se seguia tão bom e visceral quanto lembrava. A obra foi inspirada no seriado de mesmo nome, que fez um sucesso inacreditável na década de 1980, criando tendências estéticas e deixando um legado para o gênero da ação. E, apesar disso, a obra não tinha vergonha de ser canastrona e cafona.

Corta para 2006, quando Jamie Foxx já havia convencido o excelente diretor Michael Mann de dar uma nova vida aos agentes Sonny Crockett e Ricardo Tubbs. Foxx, ao lado de Colin Farrell, se complementam como protagonistas, deixando as camisetas coloridas de lado e criando um clima de tensão desde os primeiros minutos.

Eles se infiltram num cartel que conta com bandidos da pior espécie. Mas antes, o diretor orquestrar um tiroteio que nos remete ao seu maior clássico: Fogo contra Fogo, onde o espectador sente o peso de cada tiro. Contudo, com a chegada de Isabella, interpretada por Gong Li, a breguice surge, e é totalmente compreensível, mas há um foco muito grande entre ela e Crockett, o que não seria necessário e diminuiria o corte final, deixando o longa mais fluido.

Miami Vice não é um filme para qualquer um e, por isso, fracassou

A Universal Pictures foi corajosa em investir US$ 200 milhões na marca – contando com o marketing. Isso porque quase ninguém lembrava de Miami Vice e seria necessário que os fãs, por exemplo, de 24 Horas e Identidade Bourne comprassem esse barulho e fossem ao cinemas… não foi o que ocorreu e, com uma receita mundial de menos de US$ 170 milhões, amargou um belo fracasso.

No entanto, há de se questionar, hoje em dia, se não precisamos de mais obras como essa. Não se arrisca mais. Não se tenta renovar ou inovar. Ao invés de embalar o filme com trilhas sonoras da década de 1980, a montagem por aqui busca pela versão eletrônica de Numb, ao invés de tramas rasas, o espectador é jogado para dentro de uma investigação com narcotraficantes e nazistas.

As diversas locações e Miami sendo retratada, não com sol e praia, mas como uma cidade noturna e de clima pesado, só expõe o quanto Miami Vice precisa ser redescoberto. Assim como em décadas passadas, há exageros e excentricidades que não cabem atualmente – como o mullet e o bigode de Colin Farrell – mas de resto, é irretocável.

Miami Vice

Onde assistir Miami Vice?

JustWatch

Sinopse de Miami Vice:

Ricardo Tubbs e Sonny Crockett, agentes federais, participam de uma operação infiltrada que envolve o transporte de drogas para o sul da Flórida, com o objetivo de identificar os responsáveis por uma série de três assassinatos. Durante a missão, Crockett acaba se envolvendo com Isabella, uma cubana de ascendência oriental e esposa de um influente traficante de armas e drogas, o que complica ainda mais seus sentimentos e sua cobertura.

Nota: ★★★★

Título Original: Miami Vice
Ano Lançamento: 2006 (EUA | Alemanha | Paraguai | Uruguai)
Dir.: Michael Mann
Elenco: Colin Farrell, Jamie Foxx, Gong Li, Naomie Harris, Ciarán Hinds, Justin Theroux, Barry Shabaka Henley, Luis Tosar

Curiosidades de Miami Vice

Sair da versão mobile