FOGO CONTRA FOGO

cinemacomrapadura.com.br9 5

 

Quando vou assistir a filmes dirigidos por MICHAEL MANN, sempre me sinto confortável, porque além de ser um profissional experiente, que sabe dosar drama e ação perfeitamente, expõe um clima urbano que poucos conseguem. Foi assim em COLATERAL e em MIAMI VICE, mas antes destes colocou ROBERT DE NIRO e AL PACINO (ambos de O PODEROSO CHEFÃO), frente a frente em FOGO CONTRA FOGO – e há de se comentar ainda nessas primeiras linhas, que o diálogo entre os dois numa lanchonete é histórico.

Assim como Tarantino ou Woody Allen que tem uma ‘assinatura cinematográfica’ que reconhecemos rapidamente, MANN e sua câmera quase documental também preservam isso. Sem contar a edição de som que é um primor, principalmente na seqüência de tiroteio no meio da avenida.

Grande parte dos personagens têm famílias disfuncionais e acham nos seus empregos – tanto de policial, quanto de assaltantes – um tipo de subterfúgio para suas vidas e essa é uma das razões de não encontrarmos ninguém totalmente bom ou mal, pois o roteiro estampa qualidades e defeitos, sem se preocupar em fazer pré-julgamentos.

E ao contrário do que possa parecer, FOGO CONTRA FOGO não é centralizado apenas em Neil McCauley e Vincent Hanna e o cuidado com os personagens secundários, que vagarosamente vão ganhando maior importância é visível e torna a trama ainda mais intrincada (até a canastrice de VAL KILMER convence).

Após passar vários anos na prisão, Neil e mais alguns criminosos assaltam um banco, levam US$ 1,6 milhão e deixam 3 policiais mortos.
Vincent, que divide sua vida entre a profissão que ama e seu casamento que está em frangalhos, pega o caso e fará todo o possível para acabar com a quadrilha.

O minimalismo na investigação e a forma com que as pistas vão sendo montadas, deixarão qualquer fã de cinema atordoado e com um sorriso de satisfação no rosto, sem contar a tensão gigantesca, que perdura por todos os 171 minutos do longa. Só não leva nota máxima, porque poderíamos ter 20 minutos a menos no corte final. Mas MICHAEL MANN tem créditos de sobra!

Título Original: Heat
Ano Lançamento: 1995 (EUA)
Dir: Michael Mann
Elenco: Robert De Niro, Diane Venora, Ashley Judd, Tom Sizemore, Jon Voight, Natalie Portman, Val Kilmer, Al Pacino

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de FOGO CONTRA FOGO ?
* Qual melhor filme de MICHAEL MANN na sua opinião ?

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net