Esta atriz de 24 anos já merecia uma lista aqui no Cinema e Pipoca há tempos. Mas como a gente tarda, mas não falha, eis que hoje teremos os 7 Melhores Filmes de Dakota Fanning. Antes de aparecer nas telonas, ela deu as caras, ainda muito novinha nos seriados E.R. – Serviço de Urgência, Ally McBeal, C.S.I e Spin City, só para citar alguns e logo encantou o mundo com seu olhar penetrante e sua docilidade no drama Uma Lição de Amor. Confira a lista completa agora!
O filme é muito longo (são 132 minutos), usa uns truques baratos para emocionar a plateia, mas conta com astros do calibre de Sean Penn e Michelle Pfeiffer para dar aquele upgrade e não deixá-lo tão insuportável. Mas é fato que Dakota Fanning ganha os holofotes com uma atuação intensa e lotada de muita naturalidade.
Outro projeto em que as atuações salvam o diretor! Grande Menina, Pequena Mulher é a comédia que você já assistiu milhares de vezes, mas o brilho da dupla Brittany Murphy e Dakota Fanning são fundamentais aqui. Com ótimas sacadas e certos improvisos, conta a história de uma jovem mimada que vive da fortuna deixada por seu pai, mas que após ser roubada por seu contador, arruma o emprego de babá de uma garotinha de 8 anos. Aí as altas confusões, como diz o narrador da Sessão da Tarde, começam!
O filme de Tony Scott é mais longo que o necessário, mas a violência impressiona, assim como a fotografia com cores bastante saturadas e a busca incessante de Denzel Washington pela garotinha. Sabe aquele olhar enervante e assustador que a atriz faz em Guerra dos Mundos? Ela usou aqui também e de forma extremamente convincente.
Está longe de ser o melhor filme da carreira de Steven Spielberg, mas Tom Cruise até se sai bem como um pai desesperado para salvar seus filhos de uma invasão alienígena. Tirado do livro de H. G. Wells e lotado de referências aos ataques de 11 de setembro, Guerra dos Mundos ganha ainda mais traços de suspense com a sólida atuação da pequena, muito melhor do que o péssimo Justin Chatwin.
Esta versão em live action de A Menina e o Porquinho não é tão incrível quanto a clássica animação dos anos 70, mas agrada pela graciosidade e cuidado com a construção do roteiro e pela bela fotografia. Dakota Fanning caiu como uma luva e conta com mensagens de amizade e amor, sem parecer piegas.
Fanning interpreta Cherie Currie e, ao lado de Kirsten Stewart como Joan Jett, reconta a história da famosa banda de rock que dá nome ao filme. Consegue impor a energia do quinteto, mas a finalização deixa a desejar e se perde no meio do caminho, com personagens mal desenvolvidos e cenas um tanto gratuitas (como a do beijo entre as protagonistas).
Aí está uma grata surpresa! Amaldiçoada é uma saga brilhante de 148 minutos, que fala sobre uma mulher que tenta fugir de seu passado e construir um futuro sem sofrimento. As idas e vindas no tempo, todo o cuidado com a reconstrução de época, figurino e fotografia e o elenco, com nomes como a própria Fanning (brilhante), Guy Pierce (um vilão como poucos) e Kit Harington (por incrível que pareça está mandando bem num filme desta vez!) elevam a grandiosidade de Amaldiçoada, que deve ser visto o quanto antes por todo cinéfilo que se preze.
E para você, qual seu favorito dentre estes 7 Melhores Filmes de Dakota Fanning? Comente aqui!