Especial CP
Lei da Classificação Indicativa
Muitos não sabem ou conhecem a tal Lei da Classificação Indicativa, que é válida tanto para cinema quanto para teatro e televisão, mas nós do Cinema e Pipoca trazemos explicadinho para você tudo o que precisa saber sobre quando poderá (ou não!) conferir aquele programa cultural que havia planejado para o fim de semana.
Aqui vão os parágrafos em vigor no site da Ancine (Agência Nacional do Cinema), que referem-se exclusivamente a cinema:
Compete à lei federal:
I . regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao poder público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que se não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;
Considerando, ainda, que o artigo 254 da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – proíbe a transmissão, por intermédio de rádio ou televisão, de espetáculos em horários diversos do autorizado ou sem aviso de sua classificação;
Considerando a necessidade de adaptar os novos parâmetros de classificação indicativa à legislação superveniente, resolve:
Art. 1o As diversões e espetáculos públicos são classificados previamente como livres ou inadequados para menores de doze, quatorze, dezesseis e dezoito anos.
– Parágrafo único. Os espetáculos públicos, com bilheterias, estão sujeitos à classificação prévia.
Art. 2o Os programas para emissão de televisão, inclusive “trailers”, têm a seguinte classificação, sendo-lhes terminantemente vedada a exibição em horário diverso do permitido:
I – veiculação em qualquer horário: livre;
II – programa não recomendado para menores de doze anos: inadequado para antes das vinte horas;
III – programa não recomendado para menores de quatorze anos: inadequado para antes das vinte e uma horas;
IV – programa não recomendado para menores de dezesseis anos: inadequado para antes das vinte e duas horas;
V – programa não recomendado para menores de dezoito anos: inadequado para antes das vinte e três horas.
– Parágrafo único. Os programas de indução de sexo, tais como “tele-sexo” e outros afins, somente poderão ser veiculados entre zero hora e cinco horas.
Art. 5o A classificação informará a natureza das diversões e espetáculos públicos, considerando-se, para restrições de horários e faixa etária, cenas de violência ou de prática de atos sexuais e desvirtuamento dos valores éticos e morais.
Art. 7o As classificações de filmes para cinema e vídeo/DVD terão seus “trailers” com a mesma classificação etária atribuída ao longa metragem.
Art. 8o As distribuidoras ou representantes, quando solicitarem a classificação indicativa para filmes e programas de televisão (canal aberto), vídeo/ DVD e cinema, são obrigados a remeter a respectiva fita VHS, DVD ou película (filme), no prazo mínimo de até quinze dias antes da sua apresentação.
Art. 9o As fitas de programação de vídeo/DVD devem exibir, no invólucro, informação sobre a natureza da obra e a faixa etária a que não se recomenda, observada a classificação estabelecida no art. 1o desta Portaria.
Art. 10. Os responsáveis pelas diversões e espetáculos públicos deverão afixar, em lugar visível e de fácil acesso, à entrada do local de exibição, informação destacada sobre a natureza do espetáculo e a faixa etária especificada na respectiva portaria de classificação indicativa.
Art. 11. A classificação etária e horária deve ser apresentada, com destaque de fácil visualização, na publicidade impressa ou televisiva de filmes ou vídeos/DVD e em outros espetáculos públicos.
Art. 15. No pedido de classificação, o interessado deverá anexar cópia do Certificado de Registro de Obras Audiovisuais expedido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Lei nº 8.401, de 8 de janeiro de 1992
Art. 19. É obrigatório o registro dos contratos de produção, cessão dos direitos de exploração comercial, importação e exportação de obras audiovisuais em qualquer suporte ou veículo, no órgão competente.
Para melhor compreensão, veja a imagem abaixo:
Portanto, para classificações até 16 anos, fica a critério dos pais o acesso das crianças e adolescentes em qualquer diversão pública. Só que, para isso, os menores terão que estar junto dos pais ou então, acompanhados de um adulto responsável e portando a autorização dada pelos pais.
Espero que tenhamos ajudado a entenderem melhor sobre a Lei da Classificação Indicativa… e qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo contato@cinemaeseries.com.br
Especial CP
12 modelos que viraram atrizes | Tem brasileiras nessa lista!

O Cinema e Séries mostra outra lista para você e, desta vez, sobre modelos que viraram atrizes. Dentre elas, podemos citar as brasileiras Vera Fischer e Gisele Bundchen. Certamente há outros nomes que não estarão presentes, mas quem sabe a gente não faz uma ‘parte 2’ em breve?
12 modelos que viraram atrizes
Vera Fischer
Ganhou o Miss Brasil em 1969 e isso lhe rendeu projeção nacional. Não demorou muito para ser chamada para protagonizar filmes do cinema. Estampou diversos pôsteres das pornochanchadas nacionais como A Super Fêmea (1973) e Amor Estranho Amor (1982). Tem uma infinidade de novelas no currículo e, além disso, esteve em Me Tira da Mira (2022).
Cameron Diaz
A ex-modelo explodiu em Hollywood, logo depois de aparecer estonteante em O Máskara (1994). Dali para frente fez inúmeras comédias de sucesso como Quem vai Ficar com Mary? (1998) e Tudo para Ficar com Ele (2002). Contudo, mesclou papeis mais sérios e se saiu muito bem. Podemos citar: Gangues de Nova York (2002) e Uma Prova de Amor (2009). Deu uma pausa na carreira, sem data definida para retorno.
Farrah Fawcett
Nos anos 70, Farrah era a rainha da moda e resolveu tentar a sorte no seriado As Panteras (1976). Antes disso fez participações em programas como A Família Dó-Ré-Mi (1970) e O Homem de Seis Milhões de Dólares (1974). Nunca deslanchou, de fato nas telonas, mesmo tendo trabalhado, por exemplo, com Robert Duvall em O Apóstolo (1997).
Charlize Theron
Esteve em diversos palcos não só como modelo, mas também bailarina. Contudo, a escolha como atriz lhe rendeu destaque mundial. Levou o Oscar por Monster – Desejo Assassino (2003). Além disso, anteriormente, esteve em Advogado do Diabo (1997), Poderoso Joe (1998) e Regras da Vida (2000). Sempre muito versátil, mescla outros dramas como Terra Fria (2005), ação como Mad Max – Estrada da Fúria (2015) e até blockbusters aleatórios como Velozes e Furiosos 10 (2023).
Elizabeth Hurley
A modelo tinha incrívelo sucesso nos palcos, quando decidiu partir para as telonas. No início trabalhou com Hugh Grant e Wesley Snipes em A Verdadeira História de Frankenstein (1988) e Passageiro 57 (1992), respectivamente. Mostrou sua sensualidade em alguns longas e o último projeto (até o momento) tem o título de Strictly Confidential, com péssimo recepção da crítica.
Cindy Crawford
Excelente como modelo – tendo sido a primeira a posar para a revista Playboy –, nunca teve o mesmo destaque nas telonas. Então, entre os projetos de maior evidência está Atração Explosiva (1995), onde faz par romântico com William Baldwin. Também emprestou a voz para uma das personagens da 6ª temporada de BoJack Horseman.
Claudia Schiffer
É uma das que parece ter como hobbie atuar. Tudo porque já que faz pontas em filmes como Riquinho (1994), Amigos e Amantes (1998) e Simplesmente Amor (2003). É casada com Matthew Vaughn e produtora de Kingsman – O Círculo Dourado (2017) e Kingsman – A Origem (2021).
Kim Basinger
Aos 16 anos, Kim ganhou o título de Miss Junior em Nova York e chegou a faturar mil dólares por dia. Mudou-se para Los Angeles, onde conseguiu atuar em um episódio do seriado As Panteras (1976) e o resto é história. Já foi a Bond-girl de 007 – Nunca Mais Outra Vez (1983) e ganhou um Oscar de Atriz Coadjuvante por Los Angeles – Cidade Proibida (1997).
Em sua filmografia, ainda podemos citar o polêmico 9 1/2 Semanas de Amor (1986), Batman (1989), 8 Miles (2002) e a tenebrosa presença nos tenebrosos dois últimos filmes da saga 50 Tons, de 2017 e 2018.
Monica Bellucci
começamos a ver o belo rosto desta italiana em diversos longas. Entre eles Malena (2000), Sob Suspeita (2000), O Pacto dos Lobos (2001) e no polêmico Irreversível (2002). Sua carreira deu outro salto importante, logo depois de participar de Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003) e A Paixão de Cristo (2004). Fique de olho, pois neste ano ela estará na sequência Os Fantasmas Ainda se Divertem, de Tim Burton.
Rebecca Romjin-Stamos
Figurinha carimbada em revistas como a Elle, Rebecca já fazia o seriado Just Shoot Me! (1997), quando foi chamada para ser a Mística em X-Men (2000). O sucesso espetacular do projeto fez com que ela fechasse contratos para outras aparições em longas metragens. Femme Fatale (2002) e S1mone (2002) são exemplos disso. Em seguida, sua carreira não deslanchou e, atualmente, dublou várias animações da DC e participou do elenco de Star Trek – Strange New Worlds (2022).
Milla Jovovich
Modelo desde os 9 anos, estreou aos 13 nos cinemas com o romance De Volta à Lagoa Azul. Fechou contratos com marcas famosas como a Calvin Klein, mas não deixou a carreira de atriz de lado. Então, Luc Besson a escolheu para protagonizar O Quinto Elemento (1995) e em 1997 também a dirigiu no épico Joana D’arc.
Casada com Paul W.S. Anderson, está em quase todos os filmes do marido, como os 6 capítulos da saga Residet Evil nos cinemas e, mais recentemente, Monster Hunter (2020). Contatos em 4º Grau (2009), bem como Hellboy (2019), também estão em sua filmografia.
Gisele Bundchen
Apesar de já ter se aposentado das passarelas, continua sendo um dos rostos mais conhecidos do mundo. Contudo, ela não ficou só no universo da moda! A princípio, em 2004, atuou ao lado de Queen Latifah em Táxi e fez uma ponta em O Diabo Vest Prada (2006). Ainda bem que essa tentativa parou por aí!
E então, quais dessas modelos que viraram atrizes você mais gosta?
Especial CP
TOP CP – 10 CURIOSIDADES DA VERSÃO DE O MÁGICO DE OZ (1939)

A primeira e mais conhecida versão de O MÁGICO DE OZ, foi lançada nos cinemas em 1939. Não fez tanto sucesso na época, mas após algum tempo e com a incessante reprise nos canais norte-americanos, ganhou o status Cult e virou referência.
Aqui vão algumas curiosidades que ocorreram durante as filmagens… Ótima leitura!
Destaque
DAVID FINCHER – FILMOGRAFIA

David Fincher, nasceu em 28 de agosto de 1962 em Denver, é um diretor tanto autoral, quanto “industrializável” e consegue o que pouquíssimos diretores alcançaram na Hollywood atual: poder suficiente para tocar seus projetos particulares e liberdade suficiente para inserir suas idéias em produções como o pesado “O Homem que não Amava as Mulheres”.
Aos 18 anos começou a trabalhar na Industrial Light and Magic de George Lucas, onde teve a oportunidade de trabalhar em ‘O Retorno de Jedi’ (1983) e ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ (1984). Deixou a empresa para se dedicar ao ramo de comerciais publicitários, além de dirigir clips para bandas como Aerosmith, Madonna e etc.
Logo abaixo sua filmografia, pouco extensa, mas com um valor incrível!
Leia mais sobre a filmografia de David Fincher-
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