Kompromat – O Dossiê Russo
Críticas

Kompromat – O Dossiê Russo

Kompromat - O Dossiê Russo

Primeiramente, preciso comentar que Kompromat – O Dossiê Russo é um projeto francês dirigido por Jérôme Salle (um dos roteiristas de O Turista). Ele chega aos cinemas na próxima quinta feira, distribuído pela Mares Filmes e pela Polifilmes.

As primeiras imagens desses 120 minutos explicam que a Kompromat são “documentos feitos para destruir reputações. A palavra, assim como o processo, foi criada pelo serviço secreto russo”.Então, é correto afirmar ao espectador que deve se preparar para um roteiro que mescla espionagem, tramas políticas e muito mais. E tudo baseado livremente em casos reais.

No terço inicial, o roteiro faz questão de ir e voltar no tempo, para nos explicar questões que serão pertinentes no futuro. Temos a crise que se abate no casamento do protagonista (e os diálogos entre eles são pesados), bem como o choque cultural e a liberdade, que se mostra exígua do lado russo, vide a cena da peça teatral.

O segundo ato de Kompromat – O Dossiê Russo

O segundo ato de Kompromat – O Dossiê Russo é ainda mais hostil e assustador. Intercala momentos na prisão e em um bairro tão decadente quanto a vida do protagonista, chamado Matthieu.

As especulações do motivo dessa ‘perseguição’ dos russos para com ele é o menor dos problemas – e o roteiro não se interessa em explicar. O passo a passo da jornada prova a linha tênue na convivência entre os países e como um cidadão não vale absolutamente nada quando tanta coisa está em jogo.

Kompromat - O Dossiê RussoE mesmo que cada camada leve Matthieu para um nível mais profundo de degradação (moral e física, em certos pontos), algo me incomodou, ou seja, a relação entre ele e Svetlana é pobre. Senti que, por vezes, parecia estar diante de dois filmes completamente desconexos.

Enfim, Kompromat – O Dossiê Russovale muito mais pela discussão política do que pelo romance insosso apresentado.

Sinopse de Kompromat – O Dossiê Russo

Vítima de uma trama orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), Mathieu terá que se transformar em homem de ação para escapar de seu destino e, em seguida, rever a filha.

Título Original:Kompromat
Ano Lançamento:2022 (França)
Dir: Jérôme Salle
Elenco: Gilles Lellouche, Michael Gor, Joanna Kulig,Ausra Giedraityte

ORÇAMENTO: —
NOTA: 7,0

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página