Kinoteca – Kinoforum 2025 exibe filmes gratuitos

Kinoteca – Kinoforum na Cinemateca

No dia 28 de maio, quarta-feira, às 20h, a Cinemateca Brasileira recebe mais um imperdível programa da série Kinoteca – Kinoforum 2025, desta vez sob o potente título Trabalho Triunfo Tormento. Com entrada gratuita e exibição ao ar livre, a sessão reúne curtas-metragens do Brasil, Argentina e Líbano que abordam, sob diferentes óticas, as múltiplas faces do trabalho em um mundo marcado pela desigualdade e pela opressão.

O evento acontece estrategicamente no mês do trabalho, e propõe um olhar cinematográfico e poético sobre o cotidiano da classe trabalhadora. Seja nas alturas perigosas de um guindaste em Beirute, nos passos de dança de um musical pelas ruas do Rio ou no corre de um office boy paulistano dos anos 90 — os filmes revelam realidades duras, mas também cheias de resistência, criatividade e sonhos. Um dos destaques é Viver a Vida (1991), um dos primeiros curtas da renomada cineasta Tata Amaral, que transporta o público para um Brasil urbano e cheio de contrastes.

Kinoteca – Kinoforum 2025
Kinoteca – Kinoforum 2025

Sessões da Kinoteca – Kinoforum 2025

A sessão conta ainda com o premiado O Emprego (2008), da Argentina, que satiriza com ironia cruel a mecanização das relações de trabalho; o impactante Warsha (2021), coprodução entre Líbano e França, que explora os limites físicos e emocionais de um operário em busca de liberdade; e o aclamado Fantasma Neon (2021), uma mistura poderosa de crítica social e musical do diretor brasileiro Leonardo Martinelli.

Promovido pelo Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, o projeto Kinoteca celebra mais de três décadas de curtas que marcaram a história do festival, com sessões mensais gratuitas em parceria com a Cinemateca. A próxima edição já tem data: 04 de junho. Mas até lá, marque na agenda: 28 de maio é noite de cinema gratuito, arte engajada e reflexões potentes sob as estrelas.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net