Enquanto assistíamos Imaculada, comentamos, eu e minha esposa, que se não tivéssemos assistido A Primeira Profecia, a experiência seria mais interessante. Tudo porque o primeiro ato deste longa metragem Michael Mohan (Os Observadores) tem passagens idênticas ao prequel de A Profecia – com garotas se jogando dos telhados dos prédios e muito mais.
Contudo, é louvável notar a entrega de Sydney Sweeney (Todos Menos Você) na pele da Irmã Cecília. Até porque, antes mesmo da atriz fazer sucesso em Hollywood, já lutava para tirar a obra da gaveta… e conseguiu com muita insistência. Álvaro Morte (o Professor de La Casa de Papel) mantem-se numa pegada mais burocrática e faz o básico, assim como boa parte dos coadjuvantes.
Os cortes e a montagem de Imaculada são crus e potentes. Ao mesmo tempo, a violência tende a ser mais brutal que seu ‘concorrente’ e, por fim, a fotografia tem uma estética mais contemporânea, ao contrário de A Primeira Profecia, que se escorava em tons mais setentistas.
Imaculada tem profanação com um ‘pézinho na realidade’
A profanação religiosa, que é o cerne deste subgênero, conhecido também como Nunsploitation, chega com um ‘pezinho na realidade’. E isso diverte e diverge, abrindo espaço para uma perspectiva poucas vezes mencionada no cinemão.
A Irmã Cecília, assim como o espectador, vai compreendendo aos poucos o que está acontecendo. Nesse ínterim, ela se sente incomodada, principalmente em ser vista como uma santa (seria aquela criança uma bênção ou uma maldição?). Então, após muito sangue e cenas de agonia, há um desfecho corajoso e coerente, num filme que, se fosse lançado antes, faria ainda mais alarde.
Onde assistir Imaculada ?
- O filme segue em cartaz nos cinemas.
Sinopse de Imaculada
Cecilia, uma jovem religiosa, se torna freira em um convento isolado na região rural italiana. Após uma gravidez misteriosa, Cecilia é atormentada por forças perversas, enquanto confronta segredos sombrios e horrores do convento.
Nota Cinema e Pipoca: ★★★
Título Original: Immaculate
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos | Itália)
Dir: Michael Mohan
Elenco: Sydney Sweeney, Álvaro Morte, Simona Tabasco, Benedetta Porcaroli, Giorgio Colangeli e Dora Romano
Confira outras resenhas AQUI!