II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA
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II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

Logo depois de alguns percalços pelo caminho – e o quase cancelamento do Festival – o II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA voltou, com pequenas modificações, que agregaram ainda mais valor e dinamismo àquele espaço magnificamente construído.

Então, se no ano passado, pouca gente esclarecia suas dúvidas sobre os locais onde seriam realizadas as palestras, este ano haviam pessoas capacitadas a tirarem as dúvidas dos visitantes. As entrevistas com diretor e elenco ganharam tratamento digno, com som e faixa de patrocinadores melhorados.

Ao mesmo tempo, RUBENS EWALD FILHO continua à frente do Festival, trabalhando com amor e dedicação incríveis, o Secretário da Cultura EMERSON ALVES, ainda parece pouco à vontade para encabeçar uma mesa de debates, sem contar o stand com os belíssimos livros da editora IMPRENSA OFICIAL.www.cinemenu.com.br

O que continua igual (e, por isso mesmo estonteante) é o imponente Teatro e suas colunas gigantescas. Portanto, Paulínia pode orgulhar-se de ter pessoas honrosas e decentes (como as citadas acima), que lutam pela permanência da cultura em nosso meio. Mas, apesar das propagandas nas emissoras, poderia haver maior divulgação do evento, senão ficará reclusa a um nicho limitado.

O CINEMA E PIPOCA teve o privilégio de estar na Coletiva de Imprensa do filme de Lucélia Santos, intitulado DESTINO, bem como no ótimo debate sobre novas mídias e nas sessões propriamente ditas, com produções como LINHA DE PASSE (troféu Menina de Ouro para SANDRA CORVELONE) e O MENINO DA PORTEIRA (troféu Menina de Ouro para Trilha Sonora).

II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

O MENINO DA PORTEIRA (Mostra Paralela)

JEREMIAS MOREIRA perdeu a oportunidade de deixar essa refilmagem apenas aos nostálgicos de plantão, pois ninguém merece ver DANIEL como protagonista, num roteiro sem cabimento e tosco. VANESSA GIÁCOMO e JOSÉ DE ABREU salvam a película da nota mínima, mas foi por pouco.
NOTA: 3,0

QUANTO DURA O AMOR ? (Longa Metragem)

Três histórias paralelas que esclarecem o título do filme e um elenco sonolento fazem de QUANTO DURA O AMOR ? produção mediana que toca em temas atuais – mesmo que resvale, vez ou outra, em clichês infantis.
NOTA: 6,5

QUEM SERÁ KATLYN ? (Curta Regional)

A animação inicial no Curta QUEM SERÁ KATLYN ? é impagável, e se o diretor CAUE FERNANDES NUNES, permanecesse neste tom a projeção inteira, provavelmente teria uma sensacional obra em mãos. Porém, alguns depoimentos desnecessários e o desfecho repentino, tiram um pouco do brilho do trabalho.
NOTA: 5,0

SENTIDOS À FLOR DA PELE (Documentário)

O grande mérito deste documentário de EVALDO MOCARZEL é não tratar os deficientes visuais como “pobres coitados”, mas sim escolher um caminho de conquistas e mostrando-os como cidadãos independentes.
Ao final da sessão, os aplausos ecoaram com louvor dentro da sala de cinema.
NOTA: 8,0

www.cinelog.com.brDOCE AMARGO (Curta Nacional)

Trazendo a talentosa DEBORA FALABELLA, DOCE AMARGO mostra os últimos momentos de vida de um casal que, sofreu acidente de carro e está preso nas ferragens.
Ótima utilização das câmeras e texto sucinto, fazem deste um dos melhores curtas assistidos pelo CP.
NOTA: 6,5

LINHA DE PASSE (Mostra Paralela)

WALTER SALLES e DANIELA THOMAS condensaram corretamente o roteiro de GEORGE MOURA e da própria DANIELA, transformando-o num filme poderoso, real e sem pieguices que emociona.
SANDRA CORVELONE é a alma da película, entregando-se por inteira à personagem.
NOTA: 8,0

SPETACULUM (Curta Regional)

Se compararmos o 1º com o 2º festivais, perceberemos a gigantesca evolução na qualidade dos Curtas Regionais que concorreram na cidade.
SPETACULUM pode deixar a desejar no quesito narração e roteiro, mas o aprimoramento de luz, câmera e atuação é respeitável.
NOTA: 5,5

MOSCOU (Documentário)

O experiente diretor EDUARDO COUTINHO (JOGO DE CENA), troca os pés pelas mãos e faz uma salada quase sem nexo ou concordância neste MOSCOU.
A homenagem que tentou prestar aos atores e atrizes do teatro, foi diluída em uma montagem pobre e cansativa.
NOTA: 3,0

MILÍMETROS (Curta Nacional)

Originalíssima esta empreitada do diretor ERICO RASSI, que conta com elenco afiadíssimo e roteiro inusitado, pegando todo e qualquer espectador desprevenido.
A discussão sobre o órgão reprodutor masculino, ganha contornos documentais lá pelo meio da obra, deixando-a ainda melhor.
NOTA: 7,5

NO MEU LUGAR (Longa Metragem)

A escolha de um roteiro fragmentado poderia colocar NO MEU LUGAR, como uma das melhores obras do Festival. Mas o diretor EDUARDO VALENTE se perde no decorrer do longa e o dinamismo inicial, só retorna no desfecho demasiadamente rápido, mas esclarecedor.
NOTA: 5,0


Prêmios do II Festival Cinema de Paulínia

LONGA-METRAGEM – FICÇÃO:II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

Melhor Filme (R$ 60 mil): Olhos Azuis, de José Joffily.
Melhor Direção (R$ 30 mil): Ana Luiza Azevedo, de Antes que o Mundo Acabe
Prêmio Especial do Júri (R$ 30 mil): O Contador de Histórias, de Luiz Villaça.
Melhor Roteiro (R$15 mil): Paulo Halm e Melanie Dimantas, de Olhos Azuis
Melhor Ator (R$ 25 mil): Marco Ribeiro, Paulo Mendes e Cleiton Santos, de O Contador de Histórias
Melhor Atriz (R$ 25 mil): Cristina Lago (Olhos Azuis), Silvia Lourenço e Maria Clara Spinelli (Quanto Dura o Amor?)
Melhor Ator Coadjuvante (R$ 15 mil): Irandhir Santos, de Olhos Azuis
Melhor Atriz Coadjuvante (R$ 15 mil): Nívea Magno, de No Meu Lugar
Melhor Figurino (R$ 15 mil): Rosangela Cortinhas, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Trilha Sonora (R$ 15 mil): Leo Henkin, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Direção de Arte (R$ 15 mil): Fiapo Barth, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Som (R$ 15 mil): François Wolf, de Olhos Azuis
Melhor Montagem (R$ 15 mil): Pedro Bronz, de Olhos Azuis
Melhor Fotografia (R$ 15 mil): Jacob Solitrenick, de Antes que o Mundo Acabe

LONGA-METRAGEM – DOCUMENTÁRIO:

Melhor Documentário (R$ 45 mil): Só Dez Por Cento é Mentira, de Pedro Cezar
Melhor Direção de Documentário (R$ 30 mil): Roberto Berliner e Pedro Bronz, por Herbert de Perto

CURTA-METRAGEM – NACIONAL:

Melhor Filme (R$ 20 mil): Timing, de Amir Admoni
Melhor Direção (R$ 15 mil): Érico Rassi, de Milímetros
Melhor Roteiro (R$ 8 mil): Erico Rassi de Milímetros
Melhor Ator (R$ 8 mil): Fábio Di Martino, de Milímetros
Melhor Atriz (R$ 8 mil): Débora Falabella, de Doce Amargo
Melhor Montagem (R$ 8 mil): Amir Admoni, de Timing
Melhor Fotografia (R$ 8 mil): André Modugno, de Relicário

PRÊMIO DA CRÍTICA:

Melhor Filme de Ficção: Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
Melhor Fiwww.rpinfashion.blogspot.comlme de Documentário: Moscou, de Eduardo Coutinho.

JÚRI POPULAR:

Melhor Ficção (R$ 30 mil): O Contador de Histórias, de Luiz Villaça
Melhor Documentário (R$ 20 mil): Caro Francis, de Nelson Hoineff
Melhor Curta-metragem Nacional (R$ 10 mil): Nesta Data Querida, de Julia Rezende
Melhor Curta-metragem Regional (R$ 10 mil): Quem será Katlyn, de Caue Fernandes Nunes

1 Comment

  • Rosangela A. Santos 22 de julho de 2009

    Otimas dicas e informações .. valeu mesmo!! srsrs

    Abç e sucesso!

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