II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

Logo depois de alguns percalços pelo caminho – e o quase cancelamento do Festival – o II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA voltou, com pequenas modificações, que agregaram ainda mais valor e dinamismo àquele espaço magnificamente construído.

Então, se no ano passado, pouca gente esclarecia suas dúvidas sobre os locais onde seriam realizadas as palestras, este ano haviam pessoas capacitadas a tirarem as dúvidas dos visitantes. As entrevistas com diretor e elenco ganharam tratamento digno, com som e faixa de patrocinadores melhorados.

Ao mesmo tempo, RUBENS EWALD FILHO continua à frente do Festival, trabalhando com amor e dedicação incríveis, o Secretário da Cultura EMERSON ALVES, ainda parece pouco à vontade para encabeçar uma mesa de debates, sem contar o stand com os belíssimos livros da editora IMPRENSA OFICIAL.www.cinemenu.com.br

O que continua igual (e, por isso mesmo estonteante) é o imponente Teatro e suas colunas gigantescas. Portanto, Paulínia pode orgulhar-se de ter pessoas honrosas e decentes (como as citadas acima), que lutam pela permanência da cultura em nosso meio. Mas, apesar das propagandas nas emissoras, poderia haver maior divulgação do evento, senão ficará reclusa a um nicho limitado.

O CINEMA E PIPOCA teve o privilégio de estar na Coletiva de Imprensa do filme de Lucélia Santos, intitulado DESTINO, bem como no ótimo debate sobre novas mídias e nas sessões propriamente ditas, com produções como LINHA DE PASSE (troféu Menina de Ouro para SANDRA CORVELONE) e O MENINO DA PORTEIRA (troféu Menina de Ouro para Trilha Sonora).

II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

O MENINO DA PORTEIRA (Mostra Paralela)

JEREMIAS MOREIRA perdeu a oportunidade de deixar essa refilmagem apenas aos nostálgicos de plantão, pois ninguém merece ver DANIEL como protagonista, num roteiro sem cabimento e tosco. VANESSA GIÁCOMO e JOSÉ DE ABREU salvam a película da nota mínima, mas foi por pouco.
NOTA: 3,0

QUANTO DURA O AMOR ? (Longa Metragem)

Três histórias paralelas que esclarecem o título do filme e um elenco sonolento fazem de QUANTO DURA O AMOR ? produção mediana que toca em temas atuais – mesmo que resvale, vez ou outra, em clichês infantis.
NOTA: 6,5

QUEM SERÁ KATLYN ? (Curta Regional)

A animação inicial no Curta QUEM SERÁ KATLYN ? é impagável, e se o diretor CAUE FERNANDES NUNES, permanecesse neste tom a projeção inteira, provavelmente teria uma sensacional obra em mãos. Porém, alguns depoimentos desnecessários e o desfecho repentino, tiram um pouco do brilho do trabalho.
NOTA: 5,0

SENTIDOS À FLOR DA PELE (Documentário)

O grande mérito deste documentário de EVALDO MOCARZEL é não tratar os deficientes visuais como “pobres coitados”, mas sim escolher um caminho de conquistas e mostrando-os como cidadãos independentes.
Ao final da sessão, os aplausos ecoaram com louvor dentro da sala de cinema.
NOTA: 8,0

www.cinelog.com.brDOCE AMARGO (Curta Nacional)

Trazendo a talentosa DEBORA FALABELLA, DOCE AMARGO mostra os últimos momentos de vida de um casal que, sofreu acidente de carro e está preso nas ferragens.
Ótima utilização das câmeras e texto sucinto, fazem deste um dos melhores curtas assistidos pelo CP.
NOTA: 6,5

LINHA DE PASSE (Mostra Paralela)

WALTER SALLES e DANIELA THOMAS condensaram corretamente o roteiro de GEORGE MOURA e da própria DANIELA, transformando-o num filme poderoso, real e sem pieguices que emociona.
SANDRA CORVELONE é a alma da película, entregando-se por inteira à personagem.
NOTA: 8,0

SPETACULUM (Curta Regional)

Se compararmos o 1º com o 2º festivais, perceberemos a gigantesca evolução na qualidade dos Curtas Regionais que concorreram na cidade.
SPETACULUM pode deixar a desejar no quesito narração e roteiro, mas o aprimoramento de luz, câmera e atuação é respeitável.
NOTA: 5,5

MOSCOU (Documentário)

O experiente diretor EDUARDO COUTINHO (JOGO DE CENA), troca os pés pelas mãos e faz uma salada quase sem nexo ou concordância neste MOSCOU.
A homenagem que tentou prestar aos atores e atrizes do teatro, foi diluída em uma montagem pobre e cansativa.
NOTA: 3,0

MILÍMETROS (Curta Nacional)

Originalíssima esta empreitada do diretor ERICO RASSI, que conta com elenco afiadíssimo e roteiro inusitado, pegando todo e qualquer espectador desprevenido.
A discussão sobre o órgão reprodutor masculino, ganha contornos documentais lá pelo meio da obra, deixando-a ainda melhor.
NOTA: 7,5

NO MEU LUGAR (Longa Metragem)

A escolha de um roteiro fragmentado poderia colocar NO MEU LUGAR, como uma das melhores obras do Festival. Mas o diretor EDUARDO VALENTE se perde no decorrer do longa e o dinamismo inicial, só retorna no desfecho demasiadamente rápido, mas esclarecedor.
NOTA: 5,0


Prêmios do II Festival Cinema de Paulínia

LONGA-METRAGEM – FICÇÃO:II FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

Melhor Filme (R$ 60 mil): Olhos Azuis, de José Joffily.
Melhor Direção (R$ 30 mil): Ana Luiza Azevedo, de Antes que o Mundo Acabe
Prêmio Especial do Júri (R$ 30 mil): O Contador de Histórias, de Luiz Villaça.
Melhor Roteiro (R$15 mil): Paulo Halm e Melanie Dimantas, de Olhos Azuis
Melhor Ator (R$ 25 mil): Marco Ribeiro, Paulo Mendes e Cleiton Santos, de O Contador de Histórias
Melhor Atriz (R$ 25 mil): Cristina Lago (Olhos Azuis), Silvia Lourenço e Maria Clara Spinelli (Quanto Dura o Amor?)
Melhor Ator Coadjuvante (R$ 15 mil): Irandhir Santos, de Olhos Azuis
Melhor Atriz Coadjuvante (R$ 15 mil): Nívea Magno, de No Meu Lugar
Melhor Figurino (R$ 15 mil): Rosangela Cortinhas, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Trilha Sonora (R$ 15 mil): Leo Henkin, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Direção de Arte (R$ 15 mil): Fiapo Barth, de Antes que o Mundo Acabe
Melhor Som (R$ 15 mil): François Wolf, de Olhos Azuis
Melhor Montagem (R$ 15 mil): Pedro Bronz, de Olhos Azuis
Melhor Fotografia (R$ 15 mil): Jacob Solitrenick, de Antes que o Mundo Acabe

LONGA-METRAGEM – DOCUMENTÁRIO:

Melhor Documentário (R$ 45 mil): Só Dez Por Cento é Mentira, de Pedro Cezar
Melhor Direção de Documentário (R$ 30 mil): Roberto Berliner e Pedro Bronz, por Herbert de Perto

CURTA-METRAGEM – NACIONAL:

Melhor Filme (R$ 20 mil): Timing, de Amir Admoni
Melhor Direção (R$ 15 mil): Érico Rassi, de Milímetros
Melhor Roteiro (R$ 8 mil): Erico Rassi de Milímetros
Melhor Ator (R$ 8 mil): Fábio Di Martino, de Milímetros
Melhor Atriz (R$ 8 mil): Débora Falabella, de Doce Amargo
Melhor Montagem (R$ 8 mil): Amir Admoni, de Timing
Melhor Fotografia (R$ 8 mil): André Modugno, de Relicário

PRÊMIO DA CRÍTICA:

Melhor Filme de Ficção: Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
Melhor Fiwww.rpinfashion.blogspot.comlme de Documentário: Moscou, de Eduardo Coutinho.

JÚRI POPULAR:

Melhor Ficção (R$ 30 mil): O Contador de Histórias, de Luiz Villaça
Melhor Documentário (R$ 20 mil): Caro Francis, de Nelson Hoineff
Melhor Curta-metragem Nacional (R$ 10 mil): Nesta Data Querida, de Julia Rezende
Melhor Curta-metragem Regional (R$ 10 mil): Quem será Katlyn, de Caue Fernandes Nunes

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

1 comentário

comments user
Rosangela A. Santos

Otimas dicas e informações .. valeu mesmo!! srsrs

Abç e sucesso!

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