SEMANA ALFRED HITCKCOCK
Baseado no livro de mesmo nome, ‘Hitchcock/Truffaut’ é uma viagem incrível pela mente do mestre do suspense e também uma declaração de amor ao cinema, pois somos presenteados com diversas fotos e cenas históricas, sem contar as citações de filmes pouco conhecidos como ‘The Lodger: A Story of the London Fog’ ou ‘Easy Virtue’.
Martin Scorsese, David Fincher, Wes Anderson e Richard Linklarter se revezam para explicar ao espectador todos os meandros utilizados e criados por Hitchcock para tirar seus projetos do papel e como ele os influenciou. Mas apesar de tudo isso, o momento mais maravilhoso são os que aparecem Truffaut e o resumo daqueles dias e das conversas dos dois diretores sobre a Sétima Arte. É uma aula que deveria ser aplaudida de pé.
Truffaut gravou cerca de 27 horas de entrevista e o roteiro insere os diálogos reais entre eles, até chegar o momento em que Hitch pede para seu entrevistador desligar o gravador, nos deixando com aquela pulginha atrás da orelha para saber o que foi dito em seguida.
Kent Jones faz em Hitchcock/Truffaut, um documentário que trabalha o psicológico de seus personagens e talvez por isso, muitos possam considerar o ritmo um pouco lento. Ao notar Hitchcock questionando sobre tornar-se escravo de seu próprio método e perceber que por trás de um homem rígido e que chamava os atores de ‘gado’, havia alguém preocupado com seu legado e, porque não, com seu futuro, esta lentidão é compreensível. Documentário obrigatório para qualquer cinéfilo.
Título Original: Hitchcock/Truffaut
Ano Lançamento: 2015 (Estados Unidos)
Dir: Kent Jones
ORÇAMENTO: —
NOTA: 8,0
Por Éder de Oliveira