Filmes de Paul Verhoeven | Vida e obra do diretor

paul verhoeven1

Hoje vamos explorar os filmes de Paul Verhoeven. O diretor é um dos artistas mais talentosos e polêmicos do cinema e, ao mesmo tempo, sabe misturar violência explícita, cinismo e crítica social de forma equilibrada em seus filmes.

Nascido em 18 de julho de 1938 na Holanda, se formou em matemática e física. Mas posteriormente desenvolveu sua paixão pelo cinema, trabalhando em documentários sobre a Marinha e séries de TV locais.

Filmes de Paul Verhoeven no início da carreira

Entre 1960 e 1968, ele dirigiu projetos menos conhecidos como Een hagedis Teveel, Niets Bijzonders, bem como De Lifters, Feest, Korps Mariniers e Porret van Anton Adriaan Mussert. No entanto, foi em 1969, com a série Floris, que ganhou destaque. O elenco tinha Rutger Hauer como protagonista e explorava aventuras divertidas que contrastam com o estilo mais marcante de filmes como Robocop. A série teve 12 episódios e foi exibida entre outubro e dezembro daquele ano.

No ano seguinte, Verhoeven dirigiu De Worstelaar, que teve pouca repercussão. No entanto, com Negócio é Negócio (1971), recebeu um orçamento mais substancial. Então, abordou um roteiro envolvendo duas prostitutas em Amsterdã, explorando temas de sexo e perversão.

De volta à Holanda, Verhoeven colaborou novamente com Rutger Hauer em Louca Paixão (1973), considerado o melhor filme já produzido no país. Baseado no romance de Jan Wolkers, narra o relacionamento entre Eric e Olga, destacando como o destino pode transformar um amor em um drama emocional.

O Amante de Kathy Tippel (1975), inspirado na vida de Nell Doff, vencedor do prêmio Nobel, também contou com a dupla de protagonistas do filme anterior. O tema da prostituição é explorado de maneira perspicaz na direção de Verhoeven e no roteiro de Gerard Soeteman.

paul verhoeven2

Início da transição na carreira

Seguimos então para 1977 e além de dirigir, Verhoeven escreve o roteiro juntamente com Soeteman do drama de guerra Soldado de Laranja. A reconstrução de época é excelente e a trilha sonora também, sem contar que a forma com que é apresentado cada um dos jovens que lutará contra o nazismo, se mantém tocante até hoje. Concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Voltou para a TV e filmou Voorbij, voorbij (1979). Criou um retrato da juventude, seus traumas, anseios, desejos e necessidades em Sem Controle (1980) e aqui o diretor abusa das cenas de sexo e o faz com maestria, colocando naturalidade em cada tomada.

O Quarto Homem (1983) é um suspense absurdamente deslumbrante, com bissexualidade à flor da pele, assassinatos e um desfecho surpreendente.

Filmes de Paul Verhoeven em Hollywood

Conquista Sangrenta (1985) é seu primeiro trabalho em Hollywood e mesmo com as amarras daquela indústria, consegue subvertê-las, lançando uma visão bastante diferenciada da sociedade do século XVI. Rutger Hauer foi escolhido como protagonista.

De 1987 a 1992, teve o auge de sua carreira, entregando aos espectadores Robocop – O Policial do Futuro, que é uma visão distópica e pessimista do mundo – serviu também para mostrar ao mundo como Detroit estaria dali alguns anos – e faturou 53 milhões de dólares contra 13 milhões de seu orçamento, transformou-se em uma franquia e ganhou seriados e desenhos animados.

Nesse ínterim faturou o Oscar de Efeitos Especiais, o Saturn Awards nas categorias melhor diretor, melhor filme de ficção científica, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e Melhor Roteiro e o Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz (Prêmio C.S.T. e o Prêmio por Excelência).

paul verhoeven6

Adaptou um conto de Philip K. Dick, tendo como protagonista o brucutu Arnold Schwarzenegger em O Vingador do Futuro, que se transformou num clássico ao longo dos anos e apesar de ter envelhecido um pouco mal, têm ideias excelentes e é muito melhor que o remake estrelado por Colin Farrell. No fim das contas, ainda ganhou um Oscar de Efeitos Especiais e Saturn Awards como Melhor Ficção Científica e Figurino. Arrecadou pelo mundo mais de 260 milhões de dólares.

Voltando aos filmes com temática mais sexual, Verhoeven filmou a cruzada de pernas mais excepcional de todos os tempos no cinema em Instinto Selvagem, com a estonteante Sharon Stone – que recebeu indicação de Melhor Atriz no Globo de Ouro e no MTV Movie Awards. Contava a história de um policial que se torna amante da principal suspeita de um crime.

paul verhoeven3

Framboesa de Ouro

Porém, em 1995, faz Showgirls, uma espécie de soft-porn protagonizado pela péssima Elizabeth Berkley, que foi mal nos cinemas, mas em home-video faturou mais de 100 milhões de dólares. Com o tempo, saiu da categoria ‘filme ruim’ para ‘cult’, sendo que até uma continuação, lançada diretamente para home-vídeo foi feita. O diretor foi o primeiro a buscar, pessoalmente, o prêmio de pior diretor no Framboesa de Ouro.

Dois anos depois, adapta o livro de Robert Heinlein, causando certo desconforto em muitos espectadores, tamanha violência encontrada em Tropas Estelares. Até o momento, havia sido o filme de maior orçamento da carreira do holandês, 105 milhões de dólares. Chamou Casper Van Dien para lutar contra criaturas bizarras – há uma inversão de valores incrível, onde o vilão são os seres humanos, que invadem o planeta alheio com uma desculpa sem cabimento.

paul verhoeven4

Teve seu nome envolvido na produção da animação de Roughnecks – Starship Troopers Chronicles (exibida por aqui pela Rede Globo, durando 37 episódios).

Os anos 2000 para o diretor

O Homem sem Sombra (2000) era outra ficção científica que viria e traria diversos questionamentos sobre a psique humana. Os espectadores não entenderam e o filme fracassou nas bilheterias. Contudo, vale a pena uma conferida, sem contar que a cena em que um gorila desaparece pela primeira vez te deixará boquiaberto. Recebeu indicações a diversos prêmios, mas ficou por isso mesmo.

Seis anos depois, produziu a sequencia O Homem sem Sombra 2, que contava com Christian Slater como protagonistas. Além disso, ainda voltou para seu país e dirigiu, roteirizou e produziu o drama de guerra A Espiã, que não teve grande repercussão por aqui.

paul verhoeven5

Com apenas 55 minutos, Traição (2012) não é um projeto tão conhecido do diretor. Contudo, todas as nuances dramáticas estão lá. Verhoeven dirige e roteiriza e tem Robert de Hoog, Peter Blok e Sallie Harmsen como trio principal.

Quatro anos depois, Isabelle Huppert dá tudo de si em Ela. Este drama pesado que fala sobre uma mulher de negócios bem-sucedida que entra em um jogo perigoso quando decide acompanhar o homem que a estuprou, recebeu indicações e premiações ao redor do mundo.

Presente e futuro

Então, é fato dizer que Verhoeven entende do riscado e tira atuações primorosas de seu elenco. Por fim, em 2021, ele choca novamente os espectadores que não estão acostumados com sua filmografia e nos trás Benedetta.

Aqui temos uma história real de uma freira do século XVII na Itália que tem visões religiosas e eróticas perturbadoras. Ela é assistida por uma companheira e a relação entre as duas mulheres se desenvolve em uma história de amor romântica.

Provocativo, com excelente crítica as doutrinas e preceitos da igreja e atuações espetaculares de Virginie Efira e Daphné Patakia.

Benedetta de Paul Verhoeven 2

Agora, o diretor voltou para a Holanda e está em fase de produção de um filme chamado Het geheim van een goed huwelijk. Além disso, desenvolve um projeto norte-americano chamado Young Sinner, sobre um jovem funcionário de Washington que trabalha para um poderoso senador. Agora, se vê dentro de uma rede de intrigas e perigos internacionais.

Vida longa a Paul Verhoeven!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net