Se você é fã de cinema nacional, com certeza já se deparou com filmes que colocassem São Paulo como uma cidade de pessoas solitárias, onde amor, amizade e todos estes laços afetivos parecem não prevalecer. Pois bem, Estamos Juntos, dirigido por Toni Venturi, resvala neste tema tão clichê e da maneira mais preguiçosa. Mas sua obra conta também com pontos positivos e que iremos pontuar nesta resenha.
Há diversas coisas inseridas neste roteiro de 90 minutos e muitas não se resolvem como deveriam, vejamos: discussão política, desproporcionalidade de renda, evidência da carreira da protagonista, seu problema de saúde, um triângulo amoroso e duas ou três tramas paralelas.
Leandra Leal é uma atriz e tanto e carrega sua personagem com garra, sendo a melhor coisa aqui. Mas não podemos dizer o mesmo de Cauã Reymond e Nazareno Casero (da mini-série História de um Clã), que poderiam ter participações que ajudasse a explorar melhor todos os dramas da protagonista, mas não passam de válvula de escape quando o roteiro necessita. Já Dira Paes se esforça e entrega a mulher mais humana e real do filme.
Toni retrata um Brasil amargurado e com cicatrizes tão grandes quanto àquelas presentes na vida de Carmen. Este paralelo é fortalecido principalmente dentro do hospital, pois conforme a crise na saúde pública se agrava, a enfermidade da jovem médica também. Estamos Juntos tem acertos e erros na mesma proporção, mas poderia ter sido um grito bem mais alto e forte para todas as questões levantadas. Do jeito que está, continuará gritando solitário no meio de uma multidão.
Obs.: quero agradecer ao amigo e leitor Fabrício Saraceni e sua esposa Cris Lastoria por terem dado esta dica! Se você também quer ver um filme comentado aqui, deixe nos comentários.
Sinopse de Estamos Juntos:
Para a jovem médica Carmen, o mundo começava a moldar-se conforme seus planos. Uma vida independente na agitada São Paulo, ao lado de seu amigo DJ, uma aventura amorosa com um impetuoso músico argentino e uma relação de intimidade com um enigmático homem. Mas, sintomas de uma doença grave surgem na rotina desta médica residente e sua vida se transforma, para sempre.
Título Original: Estamos Juntos
Ano Lançamento: 2011 (Brasil)
Dir: Toni Venturi
Elenco: Leandra Leal, Cauã Reymond, Lee Taylor, Nazareno Casero, Débora Duboc, Dira Paes
ORÇAMENTO: —
NOTA: 6,0
- Confira outras críticas no Cinema e Pipoca!