Crítica: Elementos | Um filme que dialoga sobre amor, diferenças e aceitação
Críticas

Crítica: Elementos | Um filme que dialoga sobre amor, diferenças e aceitação

elementos

Elementos é o mais novo filme da Pixar, que passou pelos cinemas e arrecadou mais de US$ 484 milhões ao redor do mundo. Ele mantém a mesma fórmula do estúdio, ou seja, um personagem desacreditado, que tem uma missão a cumprir e, primeiramente, se nega. Mas dá a volta por cima e, com a ajuda de um amigo – neste caso, mais que um amigo – consegue ‘salvar o dia’ e realizar seu grande sonho.

É assim com Up – Altas Aventuras, Wall-E, Viva: A Vida é uma Festa e etc. E isso é ruim? De forma nenhuma, pois todos os envolvidos nesses projetos se dedicam não só ao CGi (que aqui é deslumbrante), mas também aos personagens, à trama e a sentimentos tão humanos, como paixão, perda, aceitação das diferenças e outras. Bem… às vezes já sabemos o que acontecerá neste ou naquele ponto. Mas, são ossos do ofício.

O que Elementos tem de novo?

Elementos faz o coração do espectador pulsar mais forte quando vemos, por exemplo, a água e o fogo se ‘conectarem’, mesmo com o descrédito de todos. É lindo e nos remete aos melhores romances da Sétima Arte e, sim… essa animação traz o amor em seu grau mais tocante e maravilhoso (seja por outras ‘pessoas’, pela comida, pelos esportes e etc).

Peter Sohn, que também dirigiu o razoável O Bom Dinossauro, se escora no roteiro de John Hoberg, Kat Likkel e Brenda Hsueh, para debater temas como a pressão dos pais para com os filhos e como os sonhos podem ser deixados de lado sem que, ao menos, percebamos.

elementos

Cada um dos coadjuvantes (água, terra, fogo e ar) têm seu espaço para que aquele mundo seja apresentado da maneira mais completa possível, mas é na interação tocante de Faísca Luz e Gota D’Água que as coisas se complementam. Preste atenção nas mudanças sutis de cores quando a paixão floresce, nos diálogos fofíssimos e na trilha sonora, que é a cereja deste bolo.

Elementos pode não ser um filme perfeito, mas é uma sobrevida para um gênero que está meio esquecido, mas que nos deu tantas obras legais, como: O Casamento do Meu Melhor Amigo ou 10 Coisas que Eu Odeio em Você, só para citar alguns.

Onde assistir Elementos?

  • O filme está disponível no Disney Plus.

Sinopse de Elementos

Em uma cidade onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem, uma jovem mulher flamejante e um rapaz que vive seguindo o fluxo descobrem algo surpreendente, porém elementar: o quanto eles têm em comum.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★★

Título Original: Elemental
Ano Lançamento: 2023 (Estados Unidos)
Dir: Peter Sohn
Vozes:
Leah Lewis, Ronnie del Carmen, Shila Ommi, Wendi McLendon-Covey, Catherine O’Hara, Mason Wertheimer, Joe Pera

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página