Depois de excelentes bilheterias nos projetos em live action de Cinderela e A Bela e a Fera, só para citar alguns, foi a vez de Dumbo de Tim Burton ganhar os cinemas mundiais e recontar a história do fofíssimo elefante orelhudo que sabia voar. E se em 1941, ano do lançamento da animação de mesmo nome, o estúdio estava mal das pernas por conta dos fracassos de Fantasia e Pinóquio, em 2019 é um dos maiores conglomerados da cultura pop mundial.
Este roteiro faz diversas referências ao clássico, deixando os fãs mais nostálgicos com aquele sorriso de satisfação no rosto, retira os animais falantes – e aquelas elefantes fofoqueiras chatíssimas – e insere personagens humanos para deixar tudo mais fluido e próximo do espectador (com destaque para Colin Farrell e Danny DeVito). E até a metade as coisas caminham de maneira muito redondinha, mas o problema é quando surge Vandemere, interpretado por um afetadíssimo Michael Keaton.
O projeto tem os toques sombrios que o diretor tanto gosta de inserir, mas há um certo bom senso e cautela, para não exagerar como em Alice no País das Maravilhas, por exemplo. A computação gráfica é incrível e consegue dar vida ao protagonista de maneira brilhante, desde a textura de pele, passando pela interação com os atores, até chegar na expressividade no olhar.
Dumbo de Tim Burton ainda resvala na crítica social em relação aos maus-tratos com os animais, recria toda mística e influência que os circos tiveram na formação de uma geração e prova que a Disney entende perfeitamente o que seus fãs querem. Depois das quase duas horas de projeção, você percebe que se divertiu mas que é um filme que necessita de mais emoção e paixão.
Sinopse de Dumbo
Holt Farrier volta da guerra e nota que o circo onde trabalhava – e era uma das principais estrelas – está indo por água abaixo. Ele fica encarregado de cuidar dos elefantes e, a contragosto, do pequeno filhote de orelhas grandes e que vira motivo de piada. Mas Dumbo é capaz de voar e com a ajuda de Holt e de seus filhos, fará de tudo para reencontrar sua mãe.
Título Original: Dumbo
Ano Lançamento: 2019 (Estados Unidos)
Dir: Tim Burton
Elenco: Colin Farrell, Danny DeVito, Eva Green, Alan Arkin, Michael Keaton, Nico Parker, Finley Hobbins
ORÇAMENTO: 170 Milhões de Dólares
NOTA: 6,0