7 diretores da Escandinávia para você conhecer

7 diretores da Escandinávia

Hollywood sempre buscou influência e novas visões para seus projetos em outros países. E não é de hoje que os diretores de países como Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, ilhas Feroé e Islândia, surgem com talento e polêmicas, ganhando, muitas vezes, não só a crítica como também o público. O Cinema e Pipoca lista 7 diretores da Escandinávia que você precisa conhecer.

diretores da Escandinávia

Este diretor sueco teve diversos trabalhos lançados entre 1912 e 1923 que se perderam com o tempo. Ficou bastante conhecido pelas adaptações de Ingmarssönerna (1919) e Körkarlen (1921). Foi para os Estados Unidos e mudou seu nome artístico para Victor Seastrom. Dirigiu, dentre tantos outros títulos, A Lenda Escarlate. Pegou gosto pela atuação, onde protagonizou Morangos Silvestres de Ingmar Bergman. Com a chegada do som ao cinema, resolveu voltar para seu país.

diretores da Escandinávia

Considerado o maior cineasta dinamarquês de todos os tempos, Theodor fez certo sucesso com O Amo da Casa e foi convidado para filmar A Paixão de Joana D’Arc, considerado por muitos sua maior obra e em 1932 esteve à frente de O Vampiro. Não pôde filmar durante a guerra e voltou em 1955 com A Palavra, outro projeto inesquecível. Ninguém mais, ninguém menos que Lars Von Trier se diz seu discípulo.

diretores da Escandinávia

Com mais de 30 longas metragens e aparecendo em diversas listas como um dos maiores diretores de todos os tempos, Bergman deu ao mundo obras primas como A Fonte da Virgem (1959), Através de Um Espelho (1961) e Fanny e Alexandre (1982), todos estes levaram o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ainda flertou com a televisão em séries como A Marquesa de Sade (1992) e O Último Suspiro (1995). O sueco tinha um gosto todo especial por dramas existenciais e o fazia com primor.

diretores da Escandinávia

Dogville, Anticristo, Melancolia, Ninfomaníaca. Estes são alguns dos polêmicos trabalhos do diretor Lars Von Trier, que é o tipo de diretor que ou você ama ou odeia. Mas não há como negar que este dinamarquês tem um talento todo especial para contar histórias com temas difíceis e inserir nelas momentos impactantes (a cena da mutilação em Anticristo é prova disso). Atrizes como Bjork, Nicole Kidman e Charlotte Gainsbourg já reclamaram do diretor e da forma com que trabalha.

diretores da Escandinávia

Com ascendência chilena, este diretor trouxe ao mundo o filme policial Snabba cash, estrelado por Joel Kinnaman (o protagonista de Robocop de Padilha). Este foi o mais lucrativo projeto sueco de 2010. Prontamente, foi convidado pelos estúdios hollywoodianos para dirigir Protegendo o Inimigo, com Ryan Reynolds e Denzel Washington. Depois ainda fez Crimes Ocultos com Tom Hardy e Vida, ficção científica com cara de Alien, lançado em 2017. Talvez seja o menos badalado de todos os nomes da lista, mas é bom continuar de olho nele!

diretores da Escandinávia

Após algumas séries e filmes direto para a televisão sueca, Alfredson ganhou o mundo com seu drama Deixe Ela Entrar. Fala sobre as transformações de um adolescente e criação de um amor um tanto peculiar, tudo envolto a um suspense vampírico excelente. Chegando em Hollywood dirigiu Gary Oldman no bom, porém confuso O Espião que Sabia Demais, que obteve algumas indicações ao Oscar e por fim, seu último projeto foi o suspense Boneco de Neve, adaptação do sétimo livro da série “Harry Hole“, com Michael Fassbender no elenco… mas se os trailers eram incríveis, o projeto foi duramente criticado na época de seu lançamento.

diretores da Escandinávia

Por fim, mas não menos importante, Refn ganhou os holofotes mundiais com a trilogia Pusher, que fala sobre o mundo das drogas na capital dinamarquesa. Além disso, tivemos também Bronson. Mas sua grande obra até o momento é Drive, com Ryan Gosling no elenco e toda psicodelia visual e sua trilha sonora arrebatadora. Depois ainda trabalhou com o ator em Apenas Deus Perdoa, obtendo uma crítica bastante dividida. E Demônio de Neon, com Elle Fanning. Está preparando novos projetos, então aguarde o que está por vir!

Enfim, pergunto: conhecia algum destes 7 diretores da Escandinávia? Qual seu preferido? Comente conosco!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net