Dois curtas-metragens de Sumaré farão sua estreia internacional no 5° Festival de Cortometrajes Cine Chicú, que acontece de 6 a 11 de dezembro na cidade de Tenjo, na Colômbia, situada a 30 km da capital Bogotá. O documentário A Cura dos Corpos e o romance LGBT Será que ele gosta de mim? foram selecionados para competir pelo prêmio de Melhor Curta-Metragem Internacional, junto a outros 16 filmes. O festival recebeu quase 100 inscrições de diversos países, destacando a importância e o impacto internacional das produções.
Ambos os filmes foram produzidos pela Bilateral Filmes com o apoio da Lei Paulo Gustavo, e contam com a direção geral de Diego Trevisan, direção de fotografia de Edson Cotrim Junior e roteiro de Danilo Pessôa. A escolha de ambos para representar o Brasil em um festival internacional é um marco significativo para o cinema sumareense e reforça a relevância das produções locais no cenário global.
Mais detalhes sobre os curtas-Metragens de Sumaré
A Cura dos Corpos é um documentário que narra a jornada do próprio diretor, Diego Trevisan, diagnosticado com câncer no início da pandemia. O filme oferece uma visão intimista e profunda dos desafios emocionais e físicos de Trevisan ao enfrentar a possibilidade de morte, abordando as dores, os medos e a resiliência de um ser humano diante de uma adversidade extrema. “A arte realmente é uma linguagem universal. Fico muito feliz em estarmos rompendo as fronteiras e levando a nossa mensagem de humanidade para além do Brasil“, comentou o diretor.
Por outro lado, Será que ele gosta de mim? é um romance LGBT que segue a história de Lúcio (Guilherme Campos), um jovem trans em processo de autodescoberta e transição de gênero. O filme explora sua jornada de autoconfiança e os sentimentos conflitantes de sua amiga Ana (Fernanda Pavan), que começa a se apaixonar por ele. O roteirista Danilo Pessôa destaca a relevância do filme ao tratar de temas atuais e essenciais, especialmente em um país como o Brasil, onde as pessoas trans enfrentam constantes desafios. “Com esse filme, nossa intenção é justamente trazer um vislumbre de uma realidade que ainda não existe para todes, mas que é possível“, afirmou Pessôa.
Além de Guilherme Campos e Fernanda Pavan, o elenco de Será que ele gosta de mim? conta com importantes nomes, como Juan Modesto, Ana Carolina Madrigrano, Erick Barbi, Rodrigo Lopes, Lya Bueno, Isabelly Gonçalves e Tânia Guinatti. A seleção dos dois filmes para o Cine Chicú é motivo de grande orgulho para os cineastas e para a cidade de Sumaré, que vê suas produções sendo reconhecidas no cenário internacional.