Connect with us

Põe na Mesa

Põe na Mesa | Coup

Published

on

coup logo

Temática: Aristocracia
Mecânica: Blefe e gerenciamento de cartas
Modaliade: Competitivo
Jogadores: 3 a 10
Ano: 2012
Idade: +10
Tempo de jogo: 15 minutos
Dependência de idioma: nenhuma
Arte: 4/5
Sorte: 1/5
Complexidade: 2/5
Rejogabilidade: 5/5

Várias correntes políticas querem chegar ao poder. Para isso, eles não medirão esforços, usando da corrupção, suborno, assassinato e manipulação para alcançar seus objetivos de realiar um golpe de Estado. Não, não estamos falando do Brasil, mas sim do card game Coup, criado por Rikki Tahta  distribuído no Brasil pela Funbox Jogos. Vale destacar também a arte brasileira feita Weberson Santiago, extremamente superior à ilustração do jogo distribuído no exterior.

Coup é um card game que, apesar de rápido, consegue ser tenso. A sorte quase não está presente na jogatina, pois ela nunca é necessária para um blefador nato. Cada jogador começa com duas cartas, as chamadas influências, e pode realizar três ações gerais: Renda, Ajuda Externa e Golpe de Estado.

Renda: O jogador pega uma moeda do Tesouro Nacional.

Advertisement

Ajuda Externa: O jogador pega duas moedas do Tesouro Nacional. Essa ação, porém, pode ser bloqueada pelo Duque.

Golpe de Estado: Caso o jogador junte 7 moedas, ele pode aplicar o Golpe em um dos seus adversários, que perde imediatamente uma de suas influências. Essa ação sempre é bem sucedida.

coup

Há também as ações de personagem. Os personagens podem ser de cinco tipos: Duque, Assassino, Condessa, Capitão e Embaixador.

Duque: Pega 3 moedas do Tesouro Nacional e bloqueia a ação de Ajuda Externa

Assassino: O jogador paga 3 moedas para o Tesouro Nacional para tentar assassinar uma das influências do adversário. Pode ser bloqueado pela Condessa.

Advertisement

Condessa: Bloquea o assassino.

Capitão: Realiza a ação “extorquir”, onde rouba duas moedas de outro jogador. Ele consegue também impedir essa mesma ação vinda de outro capitão.

Embaixador: Pegue duas influências do monte, escolha as influências que deseja permanecer em suas mãos e devolva outras duas. O embaixador também bloqueia a ação Extorquir.

O jogo ganha agilidade e dinâmica quando os jogadores decoram as habilidades de cada personagem, o que já acontece após duas ou três partidas. Apesar disso, cada jogador recebe também uma “colinha” com as habilidades de cada personagem. O manual é simples, direto e claro, não havendo problemas no aprendizado. O jogo possui um dos melhores custo-benefício do mercado, pois não é tão caro, estando abaixo dos três dígitos, e a rejogabilidade é praticamente ilimitada. Quanto mais se joga, mais habilidoso fica. Além disso, além de rápido, pode ser jogado por até 10 pessoas. Se você comprar outro Coup e juntar com o primeiro, esse número dobra. É diversão na certa, mas com um certo risco de criar aquela inimizade de jogatina com aquele jogador mais esquentadinho.

Por Danilo Pessôa

Advertisement

Postagem em parceria com:

Metropoly

Põe na Mesa

Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Published

on

Twilight Struggle

Temática: Guerra Fria
Mecânica: Gestão de mão, controle de área, rolagem de dados
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2005
Idade: +13
Tempo de jogo: 180 minutos
Dependência de idioma: Necessária tradução completa
Arte: 4/5
Sorte: 3/5
Complexidade: 4/5
Rejogabilidade: 4/5

Desenvolvido por Ananda Gupta e Jason Matthews, Twilight Struggle colocará os jogadores em lados opostos da Guerra Fria: um deles controlando os Estados Unidos e o outro a União Soviética. O board game possui um mapa mundi da época como tabuleiro, onde os jogadores deverão se beneficiar dos eventos históricos presentes nas cartas, eventos estes ocorridos de 1945 a 1989, além de precisarem contar também um pouco com a sorte, por meio da rolagem de dados. A combinação desses fatores fará com que um dos lados possua mais influência nos países, proporcionando aos jogadores os pontos de vitórias necessários para a supremacia no mundo. Porém, tudo pode ser perdido caso o inevitável aconteça: a tão temida guerra nuclear.

Leia mais sobre Twilight Struggle

Continue Reading

Põe na Mesa

Jogos de tabuleiros com zumbi! Eles querem seu cérebro

Published

on

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

Desde o filme A Noite dos Mortos-Vivos que o nosso fascínio pelos comedores de cérebro se faz presente. Isso acontece não apenas no cinema, na TV e na literatura, como também nos board games contemporâneos. Confira agora os principais jogos de tabuleiros com zumbi:

Zombicide

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

O mais conhecido de todos dessa lista, a série de board games Zombicide é um verdadeiro quebrador de recordes. A sua campanha no KickStarter para o financiamento coletivo de sua última expansão, o Green Horde, bateu os 5 milhões de dólares arrecadados, se tornando a maior arrecadação do tipo para board games da história.

Distribuído no Brasil pela Galápagos, e com várias expansões, é um jogo onde cada player controla um personagem. São várias missões disponíveis – além de uma infinidade de outras para baixar online. Cada missão, um objetivo específico.

O maior obstáculo dos heróis? A resposta é mais que óbvia: um verdadeiro exército de zumbis. Apesar de uma jogabilidade um tanto repetitiva, bem como a quantidade enorme de itens para controlar, já é um clássico dos board games contemporâneos e com um ótimo apelo popular. Ao mesmo tempo, a arte é um deleite!

Dead of Winter

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

Um primo menos conhecido de Zombicide, Dead of Winter nos joga em uma colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi. Jogado de forma semi-cooperativa, cada jogador controla um personagem que possui seus próprios objetivos – às vezes, nem sempre bom para a comunidade sobrevivente. Esse é o grande diferencial desse jogo: da mesma forma que é preciso trabalhar em equipe para se salvarem das hordas de comedores de cérebro, não se pode confiar em ninguém, já que o traidor pode estar bem ao seu lado. Dead of Winter é um daqueles jogos que prometem comprometer umas amizades, quando aquele seu amigo de longa data puxar seu tapete e deixa-lo pra morrer sem ao menos dizer adeus. No Brasil, ele também é distribuído pela Galápagos.

Advertisement

Last Night on Earth: The Zumbi Game

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

Cansado de ser mocinho? Seus problemas acabaram. Last Night on Earth: The Zumbi Game lhe dá a oportunidade de controlar os zumbis. O cenário, representado por um tabuleiro modular, é uma cidade onde os sobreviventes tem de enfrentar um exército zumbi. Os jogadores podem controlar tanto os heróis como os mortos-vivos. Regras fáceis, jogo ágil, ele promete ser um ótimo party game para dar aquele esquentada na noite de jogatina. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.

City of Horror

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

Quanto você está disposto a se sacrificar – ou a trair seus amigos – para que seu objetivo seja concluído num apocalipse zumbi? Com o mesmo cenário imersivo dos anteriores, cada jogador controla vários personagens com habilidades diferentes e, portanto, deve sobreviver ao ataque de mortos vivos, enquanto cria barricadas, procura itens ou armas, e deixa seu amiguinho para ser comido vivo. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.

Smash Up

Jogos de tabuleiros com temática zumbi

Então quer um jogo leve sem tanta imersão? Smash Up é uma boa pedida. O card game possui 8 facções – entre elas, nossos queridos zumbis. Cada jogador escolhe duas facções e embaralham suas cartas. O objetivo é destruir a base inimiga. As combinações de facções transformam bastante o mecanismo de jogo, já que piratas zumbis jogam diferentes do que alienígenas zumbis jogariam, por exemplo. É distribuído no Brasil pela Galápagos.

Zombie Dice

jogos de tabuleiros com zumbi

O jogo mais simples de todos da lista, Zombie Dice é um dice game rápido com jogabilidade extremamente simples. Você é um zumbi e seu objetivo – como o de qualquer zumbi – é comer cérebro. O jogador que conseguir 13 cérebros sem levar três tiros vence o jogo. Distribuído pela Galápagos, ele dura aproximadamente 10 minutos.

Conhece outros jogos de tabuleiros com zumbi que gostaria de ver por aqui? Comente na postagem e deixe sua sugestão!

Advertisement

Enfim, confira outros board games comentados no Cinema e Pipoca!

Continue Reading

Põe na Mesa

Põe na Mesa | Recordes e curiosidades de Banco Imobiliário

Published

on

banco imobiliário

Banco Imobiliário ou Monopoly, o jogo de tabuleiro mais famoso do mundo dispensa apresentações. Ele foi lançado em 1935 e é até hoje um sucesso. Quem nunca passou horas e horas perdendo dinheiro e ajudando a contragosto seu amigo a se tornar o mais rico da mesa, não é mesmo?

Apesar de as vendas do board game continuarem muito bem obrigado, poucos negam o fato de que atualmente sua jogabilidade é um tanto ultrapassada. Coisa que ninguém nega, porém, é que muitas de suas marcas dificilmente serão ultrapassadas.

Confira alguns números impressionantes e outras curiosidades sobre o jogo do monopólio:

 

Leia mais sobre os recordes e curiosidades de Banco Imobiliário

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net