Confinado (2025) | Vale a pena assistir?
O filme Confinado (2025), dirigido por David Yarovesky (Brightburn – Filho das Trevas), passou rapidamente pelos cinemas nacionais. Refilmagem americana de 4×4, obra argentina dirigida por
Mariano Cohn, é um suspense que mostra o embate entre um ladrão, vivido por Bill Skarsgård e um magnata que não tem nada a perder, vivido por Anthony Hopkins.
Existiam ótimas chances do roteiro se aprofundar em temas espinhosos – principalmente se colocarmos em pauta o governo Trump e toda a desigualdade no país. Os protagonistas dialogam sobre a violência urbana, sobre pessoas que vivem à margem da sociedade, da ineficiência dos policiais diante dessa derrocada das ruas, de meritocracia e das respectivas punições – há uma discrepância quando vemos um carro luxuoso no meio de um terreno sujo e cercado por pichações. Mas isso tudo é bastante superficial e, quase, inofensivo.
É engraçado notar que Skarsgård tem escolhas extremamente aleatórias na carreira. Esteve nos ótimos Nosferatu, It – A Coisa e John Wick 4, mas também em O Corvo e Eternos, ou seja, é versatilidade pura, com alguns tropeços no meio do caminho. Em Confinado (2025), Eddie é aquele ladrão ‘pé rapado’ que o roteiro quase nos obriga a gostar e isso, o ator faz muito bem, pois tem carisma de sobra.
Confinado (2025) derrapa do meio para o fim
Hopkins é um monstro sagrado do cinema e, quando empresta sua voz, o filme ganha força. Há algumas armadilhas interessantes que foram inseridas dentro do carro pelo magnata e uma câmera inventiva, que não deixa o espectador entediado – preste atenção nos giros de 180° que o diretor faz e também na sensação de claustrofobia que isso gera.
Apesar disso, eles decidem que é hora de juntar os personagens e isso estraga muito do que foi construído até então. Compreendo que haveria a necessidade de um desfecho, mas a ação é inserida de forma apressada, a mudança de ambiente segue este mesmo problema e o ‘ponto final’ nos fazem lembrar que estamos diante de mais um dos tantos projetos esquecíveis que Hollywood teima em fazer.
Onde assistir Confinado (2025)?
- O filme está nos cinemas de todo país
Sinopse de Confinado (2025)
Um grupo de jovens escapa de um grande acidente mortal após um deles ter uma premonição. Desta vez, o cenário é um autódromo, onde Nick visualiza uma tragédia durante uma corrida de carros. Após o alerta, ele convence os amigos a saírem do local — escapando assim da morte, por ora. Como manda a cartilha da franquia, a Morte não aceita ser enganada e passa a caçá-los um a um.
Nota: ★★★
Título Original: Locked
Ano Lançamento: 2025 (EUA | Canadá)
Dir.: David Yarovesky
Elenco: Bill Skarsgård, Anthony Hopkins, Ashley Cartwright, Michael Eklund, Navid Charkhi, Ricardo Pequenino, Gaston Morrison, Reese Alexander
Curiosidades de Confinado (2025)
- O Dolus é um SUV customizado, baseado em um Land Rover Defender, construído exclusivamente para o filme.
- O veículo tem um design de carroceria totalmente original e personalizado.
- O Dolus possui iluminação especial que contribui para seu visual impactante em cena.
- Foram construídas duas unidades do Dolus: uma para as cenas principais e interiores, e outra para acrobacias e cenas de ação intensas.
- O custo total de construção dos dois veículos foi de impressionantes US$ 1,3 milhões.
- Após as filmagens, um dos veículos Dolus foi colocado em exibição no Volo Museum, nos Estados Unidos.
- A placa do veículo, 18US3591, faz referência ao Título 18, Seção 3591 do Código dos Estados Unidos, que trata de crimes puníveis com pena de morte.
- Confinado (2025) é um remake do filme argentino 4×4 (2019), que também foi adaptado no Brasil como A Jaula (2022).
- As filmagens aconteceram em Vancouver, Canadá, nos meses de novembro e dezembro de 2023.
- Glen Powell esteve inicialmente envolvido com o projeto e foi considerado para o papel principal.
- A produção utilizou tecnologia automotiva avançada para garantir a segurança durante as cenas de ação.
- O Dolus foi projetado com reforços estruturais que o tornaram apto para colisões e acrobacias sem comprometer sua integridade visual.
- O design do Dolus se tornou um dos grandes atrativos promocionais do filme, destacando-se nos trailers e materiais de divulgação.