Como Treinar o seu Dragão (2025) | Vale a pena assistir?
Como Treinar o seu Dragão (2025) e O Rei Leão (2019) são transposições de animações famosas que contam com muitos efeitos especiais e tentam atrair um novo público com as mesmas histórias. Nunca fui fã disso, pois são filmes muito novos para terem refilmagens (eu não assisti Branca de Neve e nem vou), porém, há casos e casos e pude notar isso após sair da sessão das aventuras de Banguela e Soluço.
Dean DeBlois, diretor que tem em seu currículo a trilogia animada de Como Treinar o seu Dragão e Lilo & Stitch, prova que entende do riscado. Primeiramente, por escolher a dedo o elenco – falaremos deles mais a diante – e, também, por criar uma aldeia vívida e uma fotografia que enche os olhos! Todas as cores são intensas e muitas das passagens são repetidas, mas há espaço para detalhes novos.
Indo para o elenco, Os ótimos Mason Thames (Soluço), Nico Parker (Astrid), Gerard Butler (Stoico), Nick Frost (Gobber) e Julian Dennison (Perna-de-Peixe) agregam valor a personagens que são semelhantes à obra animada, mas com pequenos toques pessoais. Já Gabriel Howell como Melequento tem seus momentos e Harry Trevaldwyn como Cabeçadura e Bronwyn James como Cabeçaquente ficam devendo, mas principalmente porque não há tanto espaço para evolução da dupla.
Como Treinar o seu Dragão (2025) é um filme para toda família
Fica evidente que DeBlois sabe exatamente o que está fazendo, pois há uma direção segura, emocionalmente precisa e tecnicamente competente — especialmente nas cenas de ação noturnas, que, ao contrário de muitos filmes do gênero (A Pequena Sereia é um exemplo disso), são compreensíveis. Cada movimento entre dragões e vikings é cuidadosamente coreografado para equilibrar emoção e espetáculo.
Mas é no coração da história que o filme realmente brilha. A relação entre Soluço e Banguela continua sendo o fio condutor mais cativante, evoluindo com sensibilidade sem perder a magia do primeiro encontro. Ao mesmo tempo, o vínculo entre pai e filho ganha camadas comoventes, assim como o respeito crescente pela natureza e pelo meio ambiente, que atravessa toda a narrativa como um chamado à empatia e à convivência. Como Treinar o Seu Dragão (2025) não é apenas uma aventura animada; é uma fábula poderosa sobre amizade, aceitação e crescimento… e que venha a sequência.
Onde assistir Como Treinar o Seu Dragão (2025)?
- O filme está nos cinemas de todo país
Sinopse de Como Treinar o Seu Dragão (2025)
Soluço é um jovem viking que não tem capacidade para lutar contra os dragões, como é a tradição local. Sua vida muda quando ele ajuda um dragão que lhe mostra toda a verdade. Juntos, eles tentam provar que dragões e humanos podem ser amigos.
Nota: ★★★★
Título Original: How to Train Your Dragon
Ano Lançamento: 2025 (EUA | Reino Unido)
Dir.: Dean DeBlois
Elenco: Mason Thames, Nico Parker, Gerard Butler, Nick Frost, Julian Dennison, Gabriel Howell, Harry Trevaldwyn e Bronwyn James
10 curiosidades de Como Treinar o Seu Dragão (2025)
- Gerard Butler reprisa seu papel como Stoico, o pai de Soluço. Ele emprestou a voz para o personagem na animação original de 2010.
- Como Treinar o seu Dragão (2025) é o primeiro filme live-action oficialmente adaptado de uma animação da DreamWorks.
- O criador da trilogia original, Dean DeBlois, faz história ao ser o primeiro roteirista e diretor a adaptar para live-action um filme de animação que ele próprio escreveu e dirigiu.
- Embora o elenco seja composto por atores do Reino Unido, Irlanda, Escócia e Nova Zelândia, Mason Thames (intérprete de Soluço) é o único ator americano no elenco principal.
- Como Treinar o Seu Dragão (2025) teve orçamento estimado de US$ 150 milhões.
- Os atores Peter Serafinowicz e Nick Frost, que estrelaram a icônica comédia britânica Todo Mundo Quase Morto, também aparecem com papéis menores neste filme.
- Os gêmeos alívio cômico da história foram envelhecidos no remake, e são agora interpretados por Harry Trevaldwyn e Bronwyn James, ambos na faixa dos 30 anos.
- Este é o segundo filme live-action baseado em animação estrelado por Nico Parker, que também esteve em Dumbo (2019), dirigido por Tim Burton.
- Gerard Butler atuou com Thandiwe Newton, mãe de Nico Parker, no filme Rock’n’Rolla (2008) — quase duas décadas antes de dividir o universo de Como Treinar o Seu Dragão com a filha dela.
- Apesar do salto para o live-action, o filme mantém a essência emocional, visual e narrativa da animação, agora com uma nova camada de realismo.