Põe na Mesa
Põe na Mesa | Colonizadores de Catan

Temática: Produção e Comércio
Mecânica: Gestão de Mão, Negociação, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular
Modalidade: Contra
Jogadores: 3 a 4
Ano: 1995
Idade: +10
Tempo de jogo: 90 minutos
Dependência de idioma: baixa
Arte: 3/5
Sorte: 4/5
Complexidade: 1/5
Rejogabilidade: 3/5
Colonizadores de Catan está para os jogos modernos assim como Banco Imobiliário está para os antigos. Estamos falando de um clássico. Criado pelo designer Klaus Teber, Catan está em dez de dez listas de board games indicados para se iniciar uma coleção, além de ser um ótimo jogo para inserir novos adeptos ao hobby.
Esse sucesso todo se deve a sua mecânica extremamente fluida e pouco complexa. Os jogadores iniciam o jogo povoando a ilha que dá nome ao jogo. Cada um pode colocar duas aldeias na intersecção dos hexágonos do tabuleiro. Cada hexágono pode produzir diferentes matérias primas, como minério, trigo, madeira, lã e barro.
A rolagem de dados determina qual hexágono irá produzir na rodada. O jogador com a aldeia produtora pode adicionar uma carta de matéria-prima na sua mão, que por sua vez pode ser utilizada para construir estradas, aldeias, cidades ou desenvolvimentos. Além disso, os rivais podem negociar matérias-primas entre si ou com o próprio banco. E é nessa negociação onde está a parte mais interessante do jogo.

Tabuleiro e peças de Colonizadores de Catan
A cada turno, uma nova rodada de negociações é aberta. Não há como jogar Catan sem conversar, discutir ou negociar as melhores transações. Mas o jogo ainda tem um elemento bastante incômodo aos desavisados: um esperto ladrão que pode reduzir sua mão pela metade.
Em disputa estão os pontos de vitória. Quem terá a maior estrada comercial? A maior cavalaria? Vence quem conseguir fazer 10 pontos primeiro. Em Catan, apenas um soberano prevalecerá.
Com todos esses elementos, muita dinâmica e um clima bastante familiar, Colonizadores de Catan ganhou o mundo e abriu as portas para diversos outros jogos. Se você nunca ouviu falar dele ou nunca jogou, é sinal que você é novo no hobby. Que tal uma jogatina? Clássico é clássico e Catan é sempre uma ótima pedida.
Confira outros board games comentados clicando aqui!
Parceiro do Cinema e Pipoca
Põe na Mesa
Twilight Struggle, o board game sobre a Guerra Fria

Temática: Guerra Fria
Mecânica: Gestão de mão, controle de área, rolagem de dados
Modalidade: Competitivo
Jogadores: 2
Ano: 2005
Idade: +13
Tempo de jogo: 180 minutos
Dependência de idioma: Necessária tradução completa
Arte: 4/5
Sorte: 3/5
Complexidade: 4/5
Rejogabilidade: 4/5
Desenvolvido por Ananda Gupta e Jason Matthews, Twilight Struggle colocará os jogadores em lados opostos da Guerra Fria: um deles controlando os Estados Unidos e o outro a União Soviética. O board game possui um mapa mundi da época como tabuleiro, onde os jogadores deverão se beneficiar dos eventos históricos presentes nas cartas, eventos estes ocorridos de 1945 a 1989, além de precisarem contar também um pouco com a sorte, por meio da rolagem de dados. A combinação desses fatores fará com que um dos lados possua mais influência nos países, proporcionando aos jogadores os pontos de vitórias necessários para a supremacia no mundo. Porém, tudo pode ser perdido caso o inevitável aconteça: a tão temida guerra nuclear.
Põe na Mesa
Jogos de tabuleiros com zumbi! Eles querem seu cérebro

Desde o filme A Noite dos Mortos-Vivos que o nosso fascínio pelos comedores de cérebro se faz presente. Isso acontece não apenas no cinema, na TV e na literatura, como também nos board games contemporâneos. Confira agora os principais jogos de tabuleiros com zumbi:
Zombicide
O mais conhecido de todos dessa lista, a série de board games Zombicide é um verdadeiro quebrador de recordes. A sua campanha no KickStarter para o financiamento coletivo de sua última expansão, o Green Horde, bateu os 5 milhões de dólares arrecadados, se tornando a maior arrecadação do tipo para board games da história.
Distribuído no Brasil pela Galápagos, e com várias expansões, é um jogo onde cada player controla um personagem. São várias missões disponíveis – além de uma infinidade de outras para baixar online. Cada missão, um objetivo específico.
O maior obstáculo dos heróis? A resposta é mais que óbvia: um verdadeiro exército de zumbis. Apesar de uma jogabilidade um tanto repetitiva, bem como a quantidade enorme de itens para controlar, já é um clássico dos board games contemporâneos e com um ótimo apelo popular. Ao mesmo tempo, a arte é um deleite!
Dead of Winter
Um primo menos conhecido de Zombicide, Dead of Winter nos joga em uma colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi. Jogado de forma semi-cooperativa, cada jogador controla um personagem que possui seus próprios objetivos – às vezes, nem sempre bom para a comunidade sobrevivente. Esse é o grande diferencial desse jogo: da mesma forma que é preciso trabalhar em equipe para se salvarem das hordas de comedores de cérebro, não se pode confiar em ninguém, já que o traidor pode estar bem ao seu lado. Dead of Winter é um daqueles jogos que prometem comprometer umas amizades, quando aquele seu amigo de longa data puxar seu tapete e deixa-lo pra morrer sem ao menos dizer adeus. No Brasil, ele também é distribuído pela Galápagos.
Last Night on Earth: The Zumbi Game
Cansado de ser mocinho? Seus problemas acabaram. Last Night on Earth: The Zumbi Game lhe dá a oportunidade de controlar os zumbis. O cenário, representado por um tabuleiro modular, é uma cidade onde os sobreviventes tem de enfrentar um exército zumbi. Os jogadores podem controlar tanto os heróis como os mortos-vivos. Regras fáceis, jogo ágil, ele promete ser um ótimo party game para dar aquele esquentada na noite de jogatina. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
City of Horror
Quanto você está disposto a se sacrificar – ou a trair seus amigos – para que seu objetivo seja concluído num apocalipse zumbi? Com o mesmo cenário imersivo dos anteriores, cada jogador controla vários personagens com habilidades diferentes e, portanto, deve sobreviver ao ataque de mortos vivos, enquanto cria barricadas, procura itens ou armas, e deixa seu amiguinho para ser comido vivo. Ainda não há empresas licenciadas no Brasil para distribuir o jogo.
Smash Up
Então quer um jogo leve sem tanta imersão? Smash Up é uma boa pedida. O card game possui 8 facções – entre elas, nossos queridos zumbis. Cada jogador escolhe duas facções e embaralham suas cartas. O objetivo é destruir a base inimiga. As combinações de facções transformam bastante o mecanismo de jogo, já que piratas zumbis jogam diferentes do que alienígenas zumbis jogariam, por exemplo. É distribuído no Brasil pela Galápagos.
Zombie Dice
O jogo mais simples de todos da lista, Zombie Dice é um dice game rápido com jogabilidade extremamente simples. Você é um zumbi e seu objetivo – como o de qualquer zumbi – é comer cérebro. O jogador que conseguir 13 cérebros sem levar três tiros vence o jogo. Distribuído pela Galápagos, ele dura aproximadamente 10 minutos.
Conhece outros jogos de tabuleiros com zumbi que gostaria de ver por aqui? Comente na postagem e deixe sua sugestão!
Enfim, confira outros board games comentados no Cinema e Pipoca!
Põe na Mesa
Põe na Mesa | Recordes e curiosidades de Banco Imobiliário

Banco Imobiliário ou Monopoly, o jogo de tabuleiro mais famoso do mundo dispensa apresentações. Ele foi lançado em 1935 e é até hoje um sucesso. Quem nunca passou horas e horas perdendo dinheiro e ajudando a contragosto seu amigo a se tornar o mais rico da mesa, não é mesmo?
Apesar de as vendas do board game continuarem muito bem obrigado, poucos negam o fato de que atualmente sua jogabilidade é um tanto ultrapassada. Coisa que ninguém nega, porém, é que muitas de suas marcas dificilmente serão ultrapassadas.
Confira alguns números impressionantes e outras curiosidades sobre o jogo do monopólio:
Leia mais sobre os recordes e curiosidades de Banco Imobiliário
-
Top CP3 anos ago
Assistir Filmes Online Grátis!
-
Cinema2 anos ago
Lançamentos no cinema em fevereiro 2024
-
Top CP3 anos ago
13 Melhores Filmes sobre Formigas
-
Notícias9 meses ago
Onde assistir a trilogia de O Código da Vinci?
-
Top CP11 anos ago
7 Melhores Filmes de Jason Statham
-
Notícias2 anos ago
Onde assistir O Mal Que Nos Habita? | Terror argentino foi aclamado pela crítica
-
Top CP2 anos ago
9 Filmes de terror para 2024 | Lançamentos que farão você ficar com medo
-
Top CP8 anos ago
Filmes de Ouija, dos anos 80 até hoje
You must be logged in to post a comment Login