Dona Clementina de Jesus foi descoberta tardiamente e começou sua carreira na música aos 63 anos. Mas nada disso a impediu de ser considerada uma das maiores vozes do samba de todos os tempos e de fundir as diversas vertentes da cultura africana com a brasileira numa naturalidade absurda. Com isso, a diretora Ana Rieper transforma seu filme em uma aula de melodias e de histórias, com relatos emocionantes sobre o período da escravidão.
As imagens de arquivo de Dona Clementina cantando com toda versatilidade dentro de sua comunidade, aproximam o espectador muito intimamente e são reforçadas pela fotografia, que carrega uma simplicidade bastante particular. Aliás, as canções foram escolhidas a dedo e apenas engrandecem a carga dramática imposta pela cantora em seus trabalhos.
E provando que a personagem era uma mulher à frente de seu tempo, a diretora utiliza uma frase belíssima, dada pela sambista em uma entrevista: “hoje eu só quero liberdade… nós precisamos muito da liberdade“. Ou seja, Rieper conseguiu levar a sensação de alteridade para cada um dos 75 minutos de projeção. E deixa isso mais evidente ainda quando expõe o diálogo entre duas gerações muito distintas da mesma família – são descobertas e revelações sobre rodas de jongo, por exemplo, emocionantes de se ver.
Gostaria de ter visto ainda mais falas de Hermínio Bello de Carvalho, o homem que encontrou e mostrou Clementina para o mundo e também referências um pouco mais detalhadas sobre certos entrevistados, pois por vezes, não fica claro qual grau de proximidade. No fim das contas, é um documentário acima da média, que transforma a grande mulher do título numa figura mística… e ela merece isso e muito mais!
Clementina na 42ª Mostra de Cinema de SP
O documentário fará première Mundial na 42ª Mostra de Cinema de São Paulo. O evento acontecerá nesta sexta, 19/10, às 20h, no Reserva Cultural (sala 4) e será reapresentado nos dias 20/10, às 15h45 no Espaço Itaú de Cinema Augusta (anexo 4) e 25/10 às 16h10 no Espaço Itaú Frei Caneca (sala 4).
***Crédito da Foto Principal: Wilton Montenegro
Título Original: Clementina
Ano Lançamento: 2019 (Brasil)
Dir: Ana Rieper
Elenco: Alcione, Clementina de Jesus, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Sargento, Paulinho da Viola
ORÇAMENTO: —
NOTA: 8,0
- Confira outras resenhas no Cinema e Pipoca!