CABO DO MEDO

Cabo do Medo

‘Cabo do Medo’, tirado da obra de John MacDonald, foi a oitava parceria entre o diretor Martin Scorsese e o ator Robert de Niro, que fizeram juntos ‘Touro Indomavel’, ‘Os Bons Companheiros’ e ‘Cassino’, para citar alguns. E se esta não é a maior obra da dupla, pelo menos consegue levar ao espectador grandes momentos de tensão e boas doses de violência.

De Niro – com as tatuagens de cruzes e textos bíblicos pelo corpo –, como sempre, some em um personagem lotado de loucuras e alucinações, como na cena inicial, onde Max sai da cadeia e segue em direção a câmera como se fosse ao encontro do espectador. Já Nick Nolte não prejudica, tudo isso porque Sam é o típico ‘zero a esquerda’ e por fim, Juliette Lewis que desde aquela época, provava que seria uma atriz bem fraquinha.

Scorsese nos cansa ao utilizar o recurso de zoom-in a exaustão e ao montar uma edição final exageradamente entrecortada. Mesmo assim tem êxitos na trilha sonora que pontua ainda mais o suspense e a forma como lida com a ética profissional do advogado quando joga questões como se ele deve ou não ocultar informações.

Após cumprir sua pena de 14 anos por estupro, Max Cady sai a caça do seu ex-advogado Sam para se vingar. Sam ocultou algumas informações que poderiam mudar a decisão final. Max planejava fazer isso da forma mais legal e dentro das leis possível e isso fará com que aquela família se desestruture completamente.

A vida dos protagonistas acaba moldando uma fusão de sentimentos e escolhas confusas, já que, depois de tudo, o advogado pensa em tirar a vida do homem que o persegue, fugindo de seus preceitos básicos, já o outro, não tendo nada a perder, resolve ‘roubar’ a vida de sua vítima ao querer domar a esposa e a filha. Pode ter perdido um pouco do impacto, mas ainda é um suspense de primeira.

Título Original: Cape Fear
Ano Lançamento: 1991 (EUA)
Dir: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Joe Don Baker, Illeana Douglas, Fred Dalton, Nick Nolte, Martin Balsam, Gregory Peck, Jessica Lange

ORÇAMENTO: 35 milhões de dólares
NOTA: 7,5

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net