Crítica: Bons Companheiros | Jackie Chan, muito dramalhão e uma homenagem aos dublês

0
Jackie Chan nos cinemas nacionais em 2023

Não há como negar que Jackie Chan é um mestre naquilo que se propõe, certo? Contudo, apesar de Bons Companheiros ter uma essência emocionante – é um projeto que homenageia não só os dublês, que arriscam suas vidas em séries e filmes e, muitas vezes, são mal remunerados por isso, mas reconta um pouco da carreira do astro – fica aquém quando o assunto é o equilíbrio entre dramalhão e aventura.

No alto dos seus 69 anos, ele já não faz mais todas as suas sequências de ação (e isso deixa tudo mais ‘sem graça’). Desta forma, o diretor e roteirista Larry Yang usa e abusa de efeitos especiais exagerados – o take onde o protagonista faz um drift com o cavalo, é algo surreal – e tira qualquer tipo de imersão que poderíamos ter.

Ao todo, são 120 minutos de Bons Companheiros que, no fim das contas, caberia em 90 minutos tranquilamente. Mas pequenas ‘pérolas’ podem ser encontradas aqui, como quando os trechos de Jackie Chan saindo lesionado de outros projetos são apresentados ou no desfecho, evidenciando a importância dos, já citados, dublês.

Um dublê falido em Bons Companheiros

Luo é um profissional que já não encontra mais trabalho por conta da idade e por ser de outra geração. Se por um lado, no passado, tudo era mais verídico e interessante aos olhos do público, agora há maior segurança e menos encanto com as telas verdes e, muitas vezes, pouca capacidade de estabelecer uma qualidade mínima entre roteiro, atuação e efeitos especiais.

Bons Companheiros teve uma curta carreira nos cinemas nacionais e vale pela curiosidade e ousadia de Chan, que mesmo não tendo tato para segurar cenas dramáticas, tem carisma de sobra (ao contrário de 99,9% dos coadjuvantes aqui). Por fim, é um filme para toda a família, que usa e abusa da dinâmica entre humanos e animais… que até funciona, se você for um espectador pouco exigente.

Bons Companheiros com Jackie Chan

Onde assistir Bons Companheiros?

Em breve nos streamings.

Sinopse de Bons Companheiros

O dublê fracassado Luo mal consegue sobreviver e muito menos cuidar de seu amado cavalo. Luo relutantemente busca a ajuda de sua filha afastada e do namorado dela, que é advogado, quando notificado de que o cavalo pode ser leiloado para cobrir suas dívidas. Inesperadamente, Luo e seu cavalo se tornam uma sensação da mídia da noite para o dia quando sua luta na vida real com cobradores de dívidas se torna viral. Assim, Luo tem uma segunda chance de escolher entre sua carreira de dublê e sua família.

Nota Cinema e Séries: ★★½

Título Original: Long ma jing shen
Ano Lançamento: 2023 (China)
Dir: Larry Yang

Elenco: Jackie Chan, Haocun Liu, Kevin Guo, Yueting Lang, Andy On, Hang Su, Jing Wu

Contato: [email protected]
Cinema e Séries
Youtube: youtube.com/cinemaepipoca
Facebook: facebook.com/sitecinemaeseries
Instagram: @sitecinemaeseries