Crítica: Blade – O Caçador de Vampiros | Revi após 25 anos de lançamento

blade o cacador de vampiros topo

Blade – O Caçador de Vampiros foi lançado nos cinemas em 1998, com orçamento mediano de 45 milhões de dólares. Vale ressaltar que é baseado num personagem ‘série C’ da Marvel e tinha Stephen Norrington na direção, mais conhecido pelos trabalhos de efeitos especiais em Aliens, O Resgate e Alien 3. Contudo, nada disso tirou a vontade do público de ver Wesley Snipes (recém saído de U.S. Marshall – Os Federais) descendo a porrada nos malfeitores de dentes afiados.

Visto hoje, é perceptível que inúmeros detalhes e escolhas envelheceram bem. Os trinta minutos iniciais prendem atenção, com a apresentação daquele universo e, ao mesmo tempo, a presença do protagonista, que é hipnotizante. Entretanto, o terço final é uma salada de péssimo CGi, coreografias de luta cafonas e caras e bocas irritantes de Stephen Dorff.

Na trilha sonora, batidas pulsantes a cada meio segundo. Dentre elas: Wrek Tha Discotek (Roger Sanchez e Soulson), Reservations (P.A.), Deadly Zone (Bounty Killer, Mobb Deep e Big Noyd), só para citar algumas.

Mais prós e contras de Blade – O Caçador de Vampiros

Que os anos 90 eram cafonas, isso todo mundo sabe, ainda mais no cinema. Mas a estereotipação dos vilões é algo que salta aos olhos. As roupas de couro e os óculos escuros, que viraram febre um ano depois, com Matrix, estavam presentes, principalmente no design de Blade.

No elenco de apoio, além de Dorff, vemos Kris Kristofferson (divertindo-se muito), N’Bushe Wright (que não fez mais nada digno de nota) e Donal Logue (o capanga do vilão que é chatíssimo). Quer mais? Cenas como as do metrô, onde Blade mataria a doutora ao puxá-la para cima, ou nos minutos finais, quando o herói e um capanga ficam dando chutes aleatórios, só pelo bom enquadramento, tiram boas risadas.

Enfim, com bastante violência gráfica, é uma pena que a Marvel atenue esse detalhe em seus novos projetos, travando, de certa maneira, a inventividade dos diretores. Tentar emular essa vertente, em obras que não façam parte do MCU, seria uma saída… mas duvido que isso acontecerá.

Blade - O Caçador de Vampiros

Onde assistir Blade – O Caçador de Vampiros?

Para assistir ao filme, assine o HBO Max. Contudo, é possível alugá-lo ou comprá-lo na Apple TV, no Google Play Movies, na Microsoft Store ou na Amazon Video.

Sinopse do filme

Blade é metade vampiro e metade humano e, agora, parte em busca do responsável pela morte de sua mãe. Contudo, descobre que a orda dos sugadores de sangue tem um novo comandante, que fará de tudo para libertar um mal secular e destruir a vida humana.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★

Título Original: Blade
Ano Lançamento: 1998 (Estados Unidos)
Dir: Stephen Norrington
Elenco: Wesley Snipes, Stephen Dorff, Kris Kristofferson, Udo Kier, N’Bushe Wright, Donal Logue

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net