Anora (2024) | Vale a pena assistir?

anora

Anora (2024) foi o grande vencedor não só do Oscar de Melhor Filme, mas também de Melhor Diretor (Sean Baker), Atriz (Mikey Madison), Roteiro Original e Montagem. Muitos brasileiros se sentiram, novamente, injustiçados por Madison ter levado a estatueta, mas precisamos deixar a emoção de lado e compreender que, em muitos casos, esse espetáculo anual não é sobre merecimento, mas sobre campanhas e o nascimento de novas estrelas em Hollywood.

Primeiramente, Sean Baker já havia me emocionado com Projeto Flórida que, numa somatória geral, é mais completo do que Anora (2024). Contudo, isso não tira o mérito deste seu novo trabalho ser um conto de fadas moderno, que passeia muito bem entre o drama e a comédia e lida com um tema tabu não só nos Estados Unidos, como aqui no Brasil e tantas outras partes do mundo, ou seja, a prostituição.

Madison se entrega de corpo e alma para o papel e, em entrevista, comentou que conheceu e conversou com algumas garotas de luxo para construir as camadas de Ani. E mesmo que o roteiro se prolongue mais que o necessário no primeiro ato, é visível que ela entra no hall das estrelas promissoras para os próximos anos.

Anora (2024) sai das luzes das boates para a crueza do dia a dia

Em um mundo que parece cada vez mais ‘careta’, Sean Baker traz em Anora (2024) as luzes neon e os ritmos dançantes dentro das boates para, em seguida, termos uma fotografia acinzentada da cidade. Mesmo na grandiosa mansão de Ivan (otimamente interpretado por Mark Eidelshtein), há pouca variação de cores e texturas.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano passado, molda um universo positivamente caricato quando os capangas russos aparecem – com alguns atores indo bem e outros nem tanto. Somente Ygor (Yura Borisov, que foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante) tem uma presença mais silenciosa e imprevisível. Ao final, a personagem se despe de toda aquela camada de positividade e força, dando a entender que, mesmo nos contos de fadas, nem todos os finais são felizes.

Anora (2024)
Anora (2024)

Onde assistir Anora (2024)?

O filme está nos cinemas de todo Brasil.

Sinopse de Anora (2024)

Anora, uma jovem stripper do Brooklyn, conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias. Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva.

Nota Cinema e Séries: ★★★½

Título Original: Anora
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos)
Dir: Sean Baker

Elenco: Mikey Madison, Paul Weissman, Lindsey Normington, Emily Weider, Luna Sofía Miranda, Vincent Radwinsky, Brittney Rodriguez

Curiosidades de Anora (2024)

  • Uma cena em que os personagens entram em uma festa de jantar no Tatiana Grill, em Brighton Beach, foi completamente improvisada. Sean Baker, Karren Karagulian e Drew Daniels invadiram a festa para gravar.
  • Lindsey Normington, que interpreta a rival “Diamond”, foi dançarina exótica e forneceu consultoria durante as filmagens.
  • Sean Baker já era fã do trabalho de Mikey Madison após vê-la em Era Uma Vez em… Hollywood (2019).
  • Durante a filmagem, Sean Baker dava exemplos de posições sexuais com sua esposa, Samantha Quan, para demonstrar aos atores o que ele queria em cena.
  • Primeiro filme norte-americano a ganhar a Palma de Ouro desde A Árvore da Vida (2011) e o primeiro desde Parasita (2019) a ganhar tanto a Palma de Ouro quanto o Oscar de Melhor Filme.
  • Yura Borisov pediu a Mikey Madison para realmente bater nele nas cenas de luta, tanto na sala de estar quanto no final do filme.
  • Karren Karagulian esteve em todos os filmes de Sean Baker, sendo este seu maior papel nas produções do diretor.
  • A palavra “gopnik”, usada por Vanya para insultar Igor e Garnick, é um termo comum nas antigas repúblicas soviéticas que se refere a membros de uma subcultura criminosa urbana.
  • Madison fez aulas de dança, incluindo dança de pole dance, e também aprendeu russo para o papel.
  • O filme foi distribuído pela NEON nos EUA, sendo o quinto consecutivo a ganhar a Palma de Ouro, após Parasita (2019), Titane (2021), Triângulo da Tristeza (2022) e Anatomia de uma Queda (2023).
  • Sean Baker escolheu Yura Borisov para o papel após vê-lo em Compartimento Nº 6 (2021).
  • Dos 37 dias de filmagem, 10 foram dedicados à cena de invasão domiciliar.
  • Anora (2025) foi filmado com uma estética de cinema “limpo dos anos 70”, segundo Sean Baker.
  • Para tornar as cenas mais realistas, Sean Baker usou strippers reais como dançarinas e os homens de fundo agiam como clientes reais, forçando Mikey Madison a realmente “caçar” clientes como sua personagem faria.

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net