O descaso nacional para com o assédio e a exploração sexual de menores aqui é vergonhosa e mesmo com iniciativas aqui e ali, há muita coisa para ser feita. Em 2005, esse tipo de crime ocorria em quase 20% das cidades e nestes últimos 5 anos, tais números certamente aumentaram. Um dado revoltante encontra-se no site Planeta Sustentável que diz: “Em um ano, o fenômeno da pedofilia na internet cresceu 16,5%. Hoje, 135 sites com pornografia infantil são criados diariamente e menos de 1% das crianças abusadas são identificadas para receber tratamento.”
‘Anjos do Sol’ vem discutir este tema e apesar de certos personagens beirarem a panfletagem das novelas das oito, como é o caso de Tadeu, interpretado por Chico Diaz (‘O Contador de Histórias’), há muita profundidade dramática no roteiro e Antônio Calloni (‘A Paixão de Jacobina’), encontra aqui a sintonia ideal na construção do vilão Saraiva. O uso de uma fotografia seca, com tomadas amplas, nos mostra a desilusão da menina que saiu do sertão para a cidade grande e está completamente perdida no meio de tanta podridão, violência e desordem.
Rudi Lagemann (que filmaria depois o detestável ‘Xuxa em Sonho de Menina’), se inspira em relatos reais de artigos publicados na imprensa e nos apresenta a jovem Maria, de 12 anos de idade. Ela é vendida pelos pais e sai pelos quatro cantos do país, numa longa viagem e é forçada a se prostituir para sobreviver e conquistar um futuro digno.
Fernanda Carvalho passa, apenas no olhar, uma angústia e sofrimento tocantes, conseguindo empatia imediata com o espectador. Há situações um tanto desconexas e perdidas, mas no fim das contas, deixa escancarada para que quiser ver, a necessidade de uma mudança no pensamento e no modo de como as autoridades enxergam estes meninos e meninas, principalmente aqueles, vindos do Nordeste.
Título Original: Anjos do Sol
Ano Lançamento: 2006 (Brasil)
Dir.: Rudi Lagemann
Elenco: Antônio Calloni, Otávio Augusto, Darlene Glória, Vera Holtz, Fernanda Carvalho, Chico Díaz, Bianca Comparato
ORÇAMENTO: 1,5 Milhões de Reais