Vida e Obra de Ang Lee

vida e obra de ang lee

É sempre interessante revisitar a carreira de grandes nomes do cinema mundial e hoje não poderia ser diferente. Falarei sobre a vida e obra de Ang Lee, que nasceu em Taiwan em 23 de outubro de 1954 e descobriu cedo a paixão pela Sétima Arte. Estudou em uma escola de dramaturgia em Taipei e logo depois foi para os Estados Unidos, mais especificamente para a New York University e lá se tornou assistente de Spike Lee.

Em 1992 estreou como diretor no longa A Arte de Viver – que também roteirizou -, uma comédia dramática sobre um professor de kung fu aposentado que saiu da China para tentar ganhar a vida nos Estados Unidos.

Em 1993 o diretor têm sua segunda chance no cinema, com O Banquete de Casamento, um drama que dialoga sobre amor e imigração e que fez um certo barulho em festivais mundo afora, tanto que ganhou uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, faturou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim e o prêmio de direção no Festival de Seattle.

Já no ano seguinte desponta com seu novo projeto Comer, Beber, Viver, que o leva ao tapete vermelho do Oscar e do Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Trata-se de uma comédia dramática que gira em torno da vida do Sr. Chu, que perde sua esposa e tem que criar as três filhas sozinho.

Vida e Obra de Ang Lee

Com Razão e Sensibilidade, Lee junta um elenco conhecido mundialmente – Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant, só para citar alguns – e usa o romance de Jane Austen como pano de fundo para seu roteiro. Mostra a construção do amor sobre dois olhares diferentes e com esta trama fatura o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de ser indicado para mais cinco prêmios.

Tempestade de Gelo é um drama propriamente dito, tirado do romance de Rick Moody, com um elenco encabeçado por Kevin Kline, Joan Allen e Sigourney Weaver (que foi indicada ao Globo de Ouro como Atriz Coadjuvante). É um emaranhado de histórias de famílias do subúrbio dos Estados Unidos que estão vivenciando transformações em suas vidas, sejam separações ou a perda de filhos para as drogas.

Vida e Obra de Ang Lee

Dois anos depois dirige este filme que, para muitos, é o grande tropeço em sua carreira intitulado Cavalgada com o Diabo. Passado no meio da Guerra Civil norte-americana, dois jovens amigos resolvem lutar contra o exército nacional. Têm boas sequencias de tiroteios, mas o roteiro deixa e muito a desejar.

Na virada do século é ovacionado pela platéia em Cannes com O Tigre e o Dragão e fatura dois Globos de Ouro, 4 Oscares e mais de 200 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. Ação, fantasia e uma fotografia belíssima se misturam neste conto que traz um elenco recheado de astro do cinema oriental como Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh e Ziyi Zhang.

Vida e Obra de Ang Lee

Em 2003 tem a difícil missão de agradar os fãs fervorosos das HQs de Hulk e apesar dos 240 milhões nas bilheterias mundiais, é duramente criticado pelos profissionais de revistas e sites especializados.

Redime-se com grande estilo e coragem em 2005, com o drama O Segredo de Brokeback Mountain, levando Heath Ledger e Jake Gyllenhaal a se entregarem aos papeis dos cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist. Digo corajoso pois é uma produção que bate de frente com as tradições machistas tanto do gênero western quanto da própria academia. Fez mais de 170 milhões de dólares pelo mundo e levou 3 Oscares e 4 Globos de Ouro – só não ganhou o Oscar de Melhor Filme porque a Academia ainda é extremamente burocrática e um tanto preconceituosa.

Vida e Obra de Ang Lee

Voltando em uma co-produção entre Taiwan e Estados Unidos temos Desejo e Perigo, um drama de guerra com um final arrebatador e um protagonista lotado de angústias e traumas. Passou despercebido por aqui, mas vale a dica porque é um filmaço!

Baseado no romance de Elliot Tiber, Lee utiliza da boa música e de seus dons artísticos aguçados para criar Aconteceu em Woodstock, que é basicamente uma homenagem àquela geração que redefiniu os rumos da cultura popular.

Vida e Obra de Ang Lee

E aí chega As Aventuras de Pi, que lhe rendeu o segundo Oscar de Melhor Diretor e fez mais de 450 milhões de dólares ao redor do mundo. Uma obra grandiosa, com efeitos especiais de primeira categoria e uma fábula minimalista, emocionante e com o desfecho acertadamente em aberto, deixando o espectador escolher o destino da história.

A Longa Caminhada de Billy Lynn é um tanto desconhecido, ao contrário de Projeto Gemini, que colocou frente a frente Lee e Will Smith, numa parceria que deixou os fãs, no mínimo, curiosos! Mais para frente o drama Thrilla in Manila, roteirizado por Peter Morgan (de A Rainha e The Crown) chegará às telonas.

E aí, o que achou deste resumão sobre a Vida e Obra de Ang Lee? Comente com a gente!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net