AMOR POR CONTRATO
Viver em família é viver numa sociedade um tanto complexa, com suas divergências, desilusões, medos e etc., mas também encontramos nela uma junção de valores e ensinamentos muito particulares. Portanto, nos cinemas, quando se toca neste assunto, a probabilidade de termos um produto vazio e lotado de maneirismos é enorme.
Na primeira vez que vi o título fiquei reticente, por achar que seria outra comédia romântica como tantas por aí, mas estava enganado. ‘Amor por Contrato’ tem, além da química envolvente dos 4 atores principais, com óbvio destaque para Demi Moore e David Duchovny (do seriado ‘Californication’), trás uma trama que pega nossos maiores medos e pecados e os escancara abertamente.
Quem nunca desejou um tênis espetacular? Quem nunca desejou o carro esportivo do ano? Quem nunca desejou influenciar outras pessoas por seu jeito de se vestir ou pelo dinheiro que tem? Os Jones se mudam para uma pacata vizinhança e modificam tudo, pois vistas pelo ‘lado de fora’, são uma família perfeita. O que os vizinhos não sabem é que eles não são uma família de verdade, mas sim funcionários de uma empresa de self marketing (são pagos para exibir objetos de desejo aos novos ‘amigos’).
Derrick Borte, diretor de primeira viagem, vai bem até a metade, mas ao invés de discutir os efeitos destrutivos dessa ‘mercantilização’ na vida alheia, escolhe ir para o lado mais fácil: a velha máxima do casal que se apaixona mesmo sem poder e fica nesse ‘lenga lenga’ por tempo demais.
Ao subirem os créditos percebemos algo que já sabíamos, o ‘capitalismo selvagem’ existe pela nossa própria ganância e descontrole. Colocarmos a culpa nesse sistema é uma forma de aliviarmos o ‘nosso lado’, para podermos deitar na cama à noite com menos peso na consciência. No fim das contas, o ideal é saber onde e com que gastarmos nosso suado dinheiro. ‘Amor por Contrato’ não é o filme da vida de ninguém, mas diverte e deixa um importante alerta.
Título Original: The Joneses
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir: Derrick Borte
Elenco: David Duchovny, Demi Moore, Amber Heard, Ben Hollingsworth, Gary Cole, Glenne Headly
ORÇAMENTO: 10 Milhões de Dólares
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.