Aconteceu, Virou Manchete: documentário sobre a saudosa emissora carioca

Aconteceu virou Manchete topo

A Rede Manchete esteve no ar de 05 de junho de 1983 a 10 de maio de 1999 (confira o último encerramento da emissora aqui) e apesar de suas diversas crises financeiras, greves e o desfecho triste, marcou época e ainda vive no coração de muitos espectadores que puderam acompanhá-la. Inovou na parte técnica, trouxe para o Brasil os animês (Cavaleiros do Zodíaco, Shurato e etc.) e tokusatsus (Jiraya, Winspector e etc.), produziu novelas de qualidade nunca antes vista e bateu de frente com a toda poderosa Rede Globo.

Aconteceu, Virou Manchete’ é uma homenagem a altura da extinta emissora e talvez por causa deste amor, o diretor Fernando Borges, tenha apenas comentado rapidamente das dívidas monstruosas e das dificuldades que corroboraram com o fim daquele sonho de Adolpho Bloch.

Muitos dos entrevistados como Lucinha Lins, André Auler, DaiseDiuana, Eloy DeCarlo e tantos outros, relembram as conquistas – principalmente quando conseguiam maior audiência ou uma notícia mais rápida que a Rede Globo – e a forma familiar de convivência dentro do Edifício Manchete, no Rio de Janeiro e essa espécie de proximidade íntima com o público, ultrapassa a tela e cativa o espectador.

O saudosismo chega também através de imagens raras da programação, além das vinhetas que marcaram época, com uma mistura de cenários reais e muita computação gráfica – quem não se lembra do ‘M’ sobrevoando as principais cidades do país, até chegar à sede da emissora?

Aconteceu, Virou Manchete é um trabalho maravilhoso (apoiado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e que merece ser descoberto por todo e qualquer cinéfilo e espectador mais atento. É a história do país e de nossa televisão contada de maneira leve e divertida, só acredito que 80 minutos seja um tempo muito curto para conseguirem apontar todos os fatos marcantes da Rede Manchete, fora isso, é um filme impecável.

Título Original: Aconteceu, Virou Manchete!
Ano Lançamento: 2013 (Brasil)
Dir: Fernando Borges

ORÇAMENTO: —
NOTA: 9,0

Assista ao filme na íntegra:

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net