Crítica: A Primeira Profecia | Competente terror com Sônia Braga

a primeira profecia cinema hortolandia

O fato é que ninguém, absolutamente ninguém havia pedido uma sequência de A Profecia (1976). Contudo, A Primeira Profecia chegou para nos mostrar que sempre há uma luz no fim do túnel e que o gênero de terror respira!

Isso se dá, pois a diretora Arkasha Stevenson (de obras televisivas como Channel Zero) não tem pressa em apresentar os personagens e todos os seus traumas. E mesmo que o fio narrativo esteja na noviça Margaret Daino (vivida pela excelente Nell Tiger Free), que cresce e se descobre ao longo da trama, todos têm espaço e boa dinâmica frente as câmeras.

E o roteiro se preocupa ainda em sair do escopo daquele convento e mostrar que a revolução cultural segue se propagando entre os jovens. Eles, aliás, fazem protestos contra a Instituição e, em contrapartida, a Igreja trama algo muito mais pesado do que a noviça imagina. Ao mesmo tempo, a violência imposta é cruel e quase não há jump scares – um acerto e tanto da montagem.

Sônia Braga, o elenco e os efeitos especiais de A Primeira Profecia

Sônia Braga (Bacurau), no alto de toda sua experiência, molda sua Irmã Silvia e faz a espinha do espectador gelar por conta de sua frieza e seus passos sorrateiros em busca daquilo que deseja. É ajudada por outro veterano, Bill Nighy, que tem menos tempo em tela.

É possível notar o baixo orçamento de A Primeira Profecia na tentativa de usar os efeitos especiais na criação de uma monstruosidade… Isso me tirou muito a imersão de um terceiro ato enervante. Além disso, não sei se a melhor escolha para viver a jovem Carlita Scianna, seria Nicole Sorace.

Tem cara de filme de terror dos anos 1970, e isso é excelente e consegue ser uma ligação e tanto para o original – mesmo achando que não marcará gerações tanto quanto seu antecessor. Por fim, apesar de escapista, resvala em temas tabus da Igreja Católica – como a perda de fieis ao longo dos anos ou os ‘pecados’ cometidos e escondidos dentro daquelas paredes – e isso, de uma forma ou de outra, deve incomodar a alta cúpula do Vaticano.

A Primeira Profecia no cinema de Hortolândia
Terror A Primeira Profecia

Onde assistir A Primeira Profecia?

Sinopse de A Primeira Profecia

Uma jovem americana é enviada a Roma para começar uma vida de serviço à Igreja. Ela acaba desvendando uma aterrorizante conspiração que deseja provocar o nascimento do mal encarnado.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★½

Título Original: The First Omen
Ano Lançamento: 2024 (Estados Unidos)

Dir: Arkasha Stevenson
Elenco: Nell Tiger Free, Ralph Ineson, Sônia Braga, Bill Nighy, María Caballero, Nicole Sorace, Tawfeek Barhom, Charles Dance, Ishtar Currie Wilson

ORÇAMENTO: US$ 30 milhões

Confira outras resenhas AQUI!

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net