Crítica: A Primeira Profecia | Competente terror com Sônia Braga
Críticas

Crítica: A Primeira Profecia | Competente terror com Sônia Braga

a primeira profecia cinema hortolandia

O fato é que ninguém, absolutamente ninguém havia pedido uma sequência de A Profecia (1976). Contudo, A Primeira Profecia chegou para nos mostrar que sempre há uma luz no fim do túnel e que o gênero de terror respira!

Isso se dá, pois a diretora Arkasha Stevenson (de obras televisivas como Channel Zero) não tem pressa em apresentar os personagens e todos os seus traumas. E mesmo que o fio narrativo esteja na noviça Margaret Daino (vivida pela excelente Nell Tiger Free), que cresce e se descobre ao longo da trama, todos têm espaço e boa dinâmica frente as câmeras.

E o roteiro se preocupa ainda em sair do escopo daquele convento e mostrar que a revolução cultural segue se propagando entre os jovens. Eles, aliás, fazem protestos contra a Instituição e, em contrapartida, a Igreja trama algo muito mais pesado do que a noviça imagina. Ao mesmo tempo, a violência imposta é cruel e quase não há jump scares – um acerto e tanto da montagem.

Sônia Braga, o elenco e os efeitos especiais de A Primeira Profecia

Sônia Braga (Bacurau), no alto de toda sua experiência, molda sua Irmã Silvia e faz a espinha do espectador gelar por conta de sua frieza e seus passos sorrateiros em busca daquilo que deseja. É ajudada por outro veterano, Bill Nighy, que tem menos tempo em tela.

É possível notar o baixo orçamento de A Primeira Profecia na tentativa de usar os efeitos especiais na criação de uma monstruosidade… Isso me tirou muito a imersão de um terceiro ato enervante. Além disso, não sei se a melhor escolha para viver a jovem Carlita Scianna, seria Nicole Sorace.

Tem cara de filme de terror dos anos 1970, e isso é excelente e consegue ser uma ligação e tanto para o original – mesmo achando que não marcará gerações tanto quanto seu antecessor. Por fim, apesar de escapista, resvala em temas tabus da Igreja Católica – como a perda de fieis ao longo dos anos ou os ‘pecados’ cometidos e escondidos dentro daquelas paredes – e isso, de uma forma ou de outra, deve incomodar a alta cúpula do Vaticano.

A Primeira Profecia no cinema de Hortolândia
Terror A Primeira Profecia

Onde assistir A Primeira Profecia?

Sinopse deA Primeira Profecia

Uma jovem americana é enviada a Roma para começar uma vida de serviço à Igreja. Ela acaba desvendando uma aterrorizante conspiração que deseja provocar o nascimento do mal encarnado.

Nota Cinema e Pipoca: ★★★½

Título Original:The First Omen
Ano Lançamento:2024 (Estados Unidos)

Dir:Arkasha Stevenson
Elenco: Nell Tiger Free, Ralph Ineson, Sônia Braga, Bill Nighy, María Caballero, Nicole Sorace, Tawfeek Barhom, Charles Dance, Ishtar Currie Wilson

ORÇAMENTO: US$ 30 milhões

Confira outras resenhas AQUI!

Você não pode copiar o conteúdo desta página