A MONTANHA DOS SETE ABUTRES

10

filmesclassicoseinesqueciveis.blogspot.com

 

“Más notícias, são as que mais vendem”. Numa época em que o diploma de jornalismo não é obrigatório, essa excepcional frase do protagonista Charles ‘Chuck’ Tatum serve, e muito, para diversos profissionais dessa área, que se mantém na ativa pelo simples fato de usarem o sensacionalismo para gerar audiência e, infelizmente, inúmeros espectadores compram essa ideia diariamente.

Mesmo após 59 anos desde sua estréia nas telonas, ‘A Montanha dos Sete Abutres’ continua tão visceral e verdadeiro que choca e enoja, tendo na interpretação de Kirk Douglas (‘Spartacus’) e no roteiro perfeito de Billy Wilder, que também dirige o longa a grande força motriz nesses 111 minutos.

A frieza não só do jornalista, mas das pessoas que só se preocupam com a própria curiosidade mórbida, é outro ponto muito atual e que, provavelmente, jamais sairá do inconsciente humano. Fora isso, é uma aula de como se criar uma matéria jornalística que fica impregnada na cabeça do leitor, até porque Chuck vai até o limite e não respeita ninguém, pois o intuito é redigir boas matérias e ser promovido.

Tatum é repórter e consegue um emprego num jornal pequeno do Novo México, onde o trabalho é bastante monótono e entediante. Num dia qualquer, encontra um mineiro preso numa montanha e ao prolongar a permanência do homem, ganha fama momentânea e a possibilidade de crescer na carreira.

A tomada de cima da montanha é o ápice de Wilder, um diretor respeitado e talentoso – pena que Hollywood não tenha mais coragem para bancar produções como essa, pois tudo foi monopolizado, e bater de frente com o sistema é trabalho para a minoria. ‘A Montanha dos Sete Abutres’ é uma obra prima, pouco contemplada nos dias atuais, mas fica a dica para que alguma distribuidora compre os direitos e lance uma versão nacional em DVD/BluRay. Os cinéfilos vão agradecer!

Título Original: Ace in the Hol
Ano Lançamento: 1951 (EUA)
Dir: Billy Wilder
Elenco: Kirk Douglas, Porter Hall, Jan Sterling, Robert Arthur, Frank Cady, Richard Benedict

ORÇAMENTO: 1,8 Milhão de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net