A ILHA DO MEDO

omelete.com.br8 5

 

Inicialmente, quando Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese se uniram em ‘Gangues de NY’, ninguém imaginava nada além daquilo. Mas depois vieram ‘O Aviador’, o ótimo ‘Os Infiltrados’ e agora ‘A Ilha do Medo’, e é interessante perceber o grau de evolução nesta sintonia entre diretor e ator.

Tirado do livro Shutter Island, do excelente Dennis Lehane, o projeto empolga por inúmeros motivos. Primeiramente pela escolha de uma filmagem que parece tirada dos clássicos dos anos 60 e 70, depois a trilha sonora, que cria o suspense necessário e por fim – bem escancarado no rosto dos espectadores –, referências a gênios como Stanley Kubrick, mas principalmente a Alfred Hitchcock.

Honestamente, trocaria Mark Ruffalo (‘Zodíaco’) por outro ator mais competente, fora isso, o elenco de apoio é genial, com destaque especial aos veteranos Ben Kingsley (‘A Casa de Areia e Névoa’) e Max Von Sydow (‘Robin Hood’). Esta mescla entre realidade e alucinação – que começa lenta e vai aumentando no decorrer dos minutos –, é extremamente bem trabalhada, tanto no roteiro quanto nas cenas que necessitam de ângulos mais amplos e densos (como quando entram na Ala C).

O ano é 1954 e os detetives Teddy Daniels e Chuck Aule vão para o hospital psiquiátrico de Shutter Island, investigar o desaparecimento de uma das pacientes do local, que matou seus três filhos a sangue frio. Surgem boatos de que experiências cruéis são feitas com os doentes, mas quanto mais perto Teddy chega da verdade, pior parece ser o desfecho.

‘A Ilha do Medo’ é, acima de tudo, um pequeno estudo sobre a mente humana e de como traumas passados podem nos afetar. O desfecho é espetacular, rende boas doses de suspense e tensão e nos faz entender a diferença entre gênios como Scorsese e ‘operários padrões’ como Oren Peli.

Título Original: Shutter Island
Ano Lançamento:
2010 (EUA)

Dir.:
Martin Scorsese

Elenco:
Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine

ORÇAMENTO: 80 Milhões de Dólares

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net