Connect with us

Notícias

Exibição do documentário Tava, a Casa de Pedra acontece no Auditório do Museu do Ipiranga

Published

on

museu ipiranga

O Museu do Ipiranga lança o projeto “Cinema no Museu”, que terá a exibição do documentário Tava, a Casa de Pedra (2012), seguido de um debate com os realizadores, no dia 5 de abril, às 15h. A programação semestral, com entrada gratuita, oferece ao público uma oportunidade única de aprofundar a reflexão sobre filmes que dialogam com as temáticas abordadas no Museu.

David William Aparecido Ribeiro, professor do Museu Paulista da USP e responsável pelo projeto, explica que os filmes selecionados serão aqueles que possibilitam uma reflexão profunda sobre questões históricas, culturais e sociais do Brasil.

A proposta é promover uma perspectiva artística e sensível, ampliando as discussões sobre o passado e a produção audiovisual brasileira. O documentário “Tava, a Casa de Pedra” já foi exibido em importantes instituições culturais, como a Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2023, e conquistou o prêmio Leão de Ouro.

Exibição do documentário Tava
Exibição do documentário Tava

Detalhes sobre a exibição do documentário Tava, a Casa de Pedra

O documentário, produzido pela ONG Vídeo nas Aldeias, é dirigido por Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty. O filme aborda as ruínas das Missões Jesuíticas dos Guarani, localizadas no Brasil e na Argentina, e destaca o direito dos povos indígenas à autodeterminação e o poder de contar suas próprias histórias. Em 2014, após o lançamento do filme, a Tava foi reconhecida como um importante local de memória e identidade para o povo Guarani, sendo registrada como patrimônio pelo IPHAN.

O evento contará com a presença de dois cineastas renomados. Patrícia Ferreira Pará Yxapy, realizadora audiovisual Mbyá Guarani, tem uma vasta trajetória, com diversos prêmios e reconhecimento em festivais nacionais e internacionais.

Já Ariel Ortega Kuaray Poty, também cineasta e liderança Mbyá-Guarani, é responsável por filmes aclamados como Duas Aldeias, Uma Caminhada e Bicicletas de Nhanderu. Ambos participaram do projeto Vídeo nas Aldeias e são referências no cinema indígena. As inscrições para o evento podem ser feitas on-line no site do Museu do Ipiranga.

Advertisement

Serviço
Cinema no Museu
Exibição do documentário “Tava, a Casa de Pedra” (2012)
Data: 5 de abril, às 15h
Local: Auditório do Museu do Ipiranga
Entrada gratuita
Inscrições on-line AQUI

Continue Reading
Advertisement

Notícias

Trailer de Quase Deserto: assista AQUI

Published

on

Trailer de Quase Deserto

Assista aqui o trailer de Quase Deserto, novo filme de José Eduardo Belmonte, que chega nos cinemas em 27 de novembro. Rodado em Detroit (Estados Unidos), é uma coprodução internacional estrelada por Angela Sarafyan (Westworld), Daniel Hendler (O Abraço Partido) e Vinícius de Oliveira (Central do Brasil).

Definido por Belmonte como um noir distorcido, Quase Deserto acompanha dois imigrantes latinos sem documentos e uma mulher americana que testemunham um assassinato em uma Detroit pós-pandemia, apocalíptica e quase inabitada. O trio embarca em uma jornada de fuga e recomeço, entre ruínas, segredos e falsas reconstruções.

A proposta de Quase Deserto

A proposta é desenvolver obras originais e provocativas, tanto na forma quanto no conteúdo, que reflitam o Brasil contemporâneo, seus conflitos humanos com os vizinhos, o isolamento histórico em relação às Américas e a necessidade de reconexão cultural.

Uma das formas de falar do Brasil é colocar o país em outra situação, de fora. Porque você entende muito mais o Brasil quando está fora dele. Então o filme tem isso, de expandir as fronteiras, falar do Brasil e indicar um modelo de produção que é de igual para igual, de união entre os países”, conta o diretor José Eduardo Belmonte.

Trailer de Quase Deserto

Advertisement
Continue Reading

Notícias

De Menor – A Série terá pré-estreia no Festival do Rio 2025

Published

on

de menor serie 1

Depois de sua estreia internacional na 75ª Berlinale, em fevereiro deste ano, De Menor – A Série, dirigida por Caru Alves de Souza, fará sua pré-estreia nacional no Festival do Rio 2025. A exibição está marcada para a próxima terça-feira (07/10), às 21h30, no Estação NET Rio, como parte da programação da Première Brasil, seção dedicada às principais produções brasileiras do ano.

A série, composta por seis episódios, propõe uma abordagem não convencional sobre adolescentes em conflito com a lei, com cada episódio explorando um gênero ou formato diferente — como musical, game, programa de TV e podcast. Com linguagem não-naturalista e cenografia inspirada em palcos teatrais, a obra busca questionar as estruturas sociais por trás do sistema de justiça juvenil no Brasil. A veiculação será feita pelo Canal Brasil, com data ainda a ser anunciada.

Episódios que serão exibidos de De Menor – A Série, no Festival do Rio

No Festival do Rio serão exibidos os episódios 1 e 3. O primeiro mostra um jovem acusado de tráfico que entra em um “conflito musical” com um juiz indeciso sobre sua sentença. Já o terceiro transforma o caso de uma adolescente que comete um assalto em um programa sensacionalista de TV. A série traz no elenco Grace Orsato, Giulia Del Bel e William Costa, além de participações especiais de Rita Batata e Giovanni Gallo, protagonistas do longa “De Menor” (2013), que inspirou a série.

“De Menor – A Série” é uma produção da Tangerina Entretenimento, com roteiro construído em processo colaborativo com o elenco. A equipe criativa conta com nomes premiados, como Leonardo Feliciano (fotografia), Camila Rizzo (montagem) e Julio Dojcsar (direção de arte). O projeto foi viabilizado por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), ProAC e Spcine. O trailer oficial e teasers de todos os episódios estão disponíveis no canal da produtora no YouTube: youtube.com/tangerinafilmes.

De Menor - A Série
De Menor – A Série

Quem é Caru Alves de Souza?

Caru Alves de Souza, que já tem história na Berlinale, como vencedora da mostra competitiva Generation 14plus em 2020 com seu longa “Meu Nome é Bagdá”, se empenhou em criar uma série que desnaturaliza a violência enfrentada por adolescentes desassistidos. A escolha por uma linguagem não-realista, com cenas encenadas em um palco de teatro, expõe a ideia de que existe uma construção social por trás das situações mostradas.

A diretora afirma que o projeto visa quebrar constantemente o fluxo narrativo para lembrar ao espectador que, embora os acontecimentos sejam realistas, eles não são reais, convidando à reflexão sobre as injustiças e a forma como a sociedade lida com esses jovens.

Advertisement

Elenco e produção de De Menor – A Série

O elenco conta com Grace Orsato, Giulia Del Bel, William Costa, além de Benjamín, Luan Carvalho, e Taciana Bastos. A atriz Carlota Joaquina, o músico Shabazz, Rita Batata, e Giovanni Gallo, este último protagonista do longa De Menor, também fazem participações especiais.

A produção fica por conta da Tangerina Entretenimento, da cineasta Tata Amaral, e tem uma equipe criativa composta por grandes nomes: o diretor de fotografia Leonardo Feliciano (de “Marte Um”), a montadora Camila Rizzo, o diretor de arte Julio Dojcsar, a figurinista Silvana Marcondes, a preparadora de elenco Marina Medeiros, o editor de som Pedro Noizyman, e o autor da trilha musical André Whoong, todos com experiência no cinema brasileiro contemporâneo.

Sinopse de De Menor – A Série

De Menor – A Série é uma produção fictícia que aborda as injustiças cometidas contra jovens em situação de vulnerabilidade, com foco em audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei.

A cada episódio, seis jovens atores interpretam personagens que participam de histórias com gêneros e estilos narrativos diferentes, como um musical, um programa de TV sensacionalista, ou uma audiência surreal organizada em uma sala de jantar. O último episódio traz um defensor público e dois jovens comentando o conteúdo como se fosse um “vídeo react”.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

A2 Filmes nas plataformas digitais em outubro

Published

on

streaming

A A2 Filmes nos enviou a lista de filmes que chegarão nas plataformas digitais em outubro — do romance à ação, do suspense ao terror, e até uma releitura ousada de um clássico infantil.

A programação deverá agradar diferentes públicos com histórias inéditas e até um relançamento especial. Vem conferir com a gente!

Lançamentos nas plataformas digitais em outubro

Logo no dia 02 de outubro, dois grandes lançamentos abrem o calendário. A Princesa Perdida mistura drama e romance ao acompanhar um bilionário em busca de suas origens que acaba em um castelo misterioso no Marrocos — um cenário repleto de segredos, amores proibidos e escolhas de vida ou morte.

Perturbado Pelo Passado apresenta um ex-combatente do Vietnã que vive isolado, consumido por seus traumas e pela solidão — até que um reencontro inesperado o força a encarar seu passado. Ambos os filmes trazem uma forte carga emocional e são indicados para quem aprecia tramas densas e personagens complexos.

plataformas digitais em outubro
plataformas digitais em outubro

Outros destaques do mês

Ao longo do mês, outros títulos chamam a atenção. Destaque para o thriller Massacre no Barco (09/10), o terror O Dia do Massacre (16/10), o perturbador Insano (23/10), e o aguardado relançamento de Soldado de Deus, uma obra de 2005 que retorna às plataformas em alta definição.

Fechando o mês com uma proposta ousada, Bambi – Uma Aventura na Floresta chega no dia 30/10 como uma nova versão sombria do clássico, voltada ao público adulto, com uma pegada de drama de sobrevivência na floresta.

Advertisement

Acompanhe também os canais oficiais da A2 Filmes, como o YouTube, Instagram e FilmPlus, além de mais de 20 canais gratuitos recheados de filmes para todos os gostos.

Continue Reading

Trending

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops - Trending topics À toa na net