OBLIVION

Oblivion poster

O que se espera de um filme de Tom Cruise? Obviamente, que ele corra, e muito, atrás de seu objetivo. Mas ao deixar de lado um pouco do heroísmo irritante que teima em aparecer em 9 de 10 filmes do ator, o diretor Joseph Kosinski, faz o espectador esquecer da persona de Cruise e torcer pelo personagem, e isso, por si só, já merece muitos créditos.

‘Oblivion’ é baseado em uma graphic novel, criada pelo próprio Kosinski e toca em pontos interessantes que estão muito presentes em nossa sociedade atual – a discussão religiosa e a forma com que a tecnologia nos molda como escravos –, cconseguino equilibrá-las com a ação ágil e coreografias de luta de encher os olhos.

Mas se a parte técnica ganha diversos elogios, o mesmo não pode ser dito para a escolha do elenco, que traz a péssima e linda Olga Kurylenko (‘007 – Quantum of Solace’), com suas caras e bocas que incomodam e Morgan Freeman (‘Invictus’), com um personagem estereotipado e que ganha um desfecho obvio e quase anti-climático.

Após um ataque, a Terra se transforma em um planeta praticamente inabitável, devido o alto índice de radiação, sem contar que a Lua foi destruída e que alienígenas vagam pelo solo. Os humanos vivem sobre as nuvens, em espécies de estações e Jack é um dos homens que trabalham no reparo dos robôs que vasculham as áreas e nos protegem. Ao encontrar uma mulher que via em seus sonhos, uma série de eventos são desencadeados e sua vida é posta em risco.

Não dá para não citar a fotografia e a construção de cenário, que são espetaculares e era o mínimo que se esperava do profissional por trás das luzes e batalhas incríveis de ‘Tron – O Legado’. A contraponto disto e para finalizar, sou obrigado a citar a forma com que Hollywood continua tratando o assunto meio ambiente e degradação da natureza, batendo sempre na ‘mesma tecla’ e não chegando a lugar algum. Por fim, valeu a tentativa e a homenagem a Hal-9000, de ‘2001 – Uma Odisséia no Espaço’, mas vamos ver se na próxima a inventividade conseguirá superar a preguiça que impera por lá!

Título Original: Oblivion
Ano Lançamento: 2013 (Estados Unidos)
Dir: Joseph Kosinski
Elenco: Tom Cruise, Nikolaj Coster-Waldau, Morgan Freeman, Olga Kurylenko, Melissa Leo, Andrea Riseborough

ORÇAMENTO: 150 Milhões de Reais
NOTA: 7,0

Primeiro vingador do Cinema e Séries (antigo Cinema e Pipoca) e do Pipocast, sou formado em Jornalismo e também em Locução. Aprendi a ser ‘nerdzinho’ bem moleque, quando não perdia um episódio de Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete ou os clássicos oitentistas na Sessão da Tarde. Além disso, moldei meu caráter não só com os ensinamentos dos pais, mas também com os astros e estrelas da Sétima Arte que me fizeram sonhar, imaginar e crescer. Também sou Redator Freelancer.

Você não pode copiar o conteúdo desta página

GeraLinks - Agregador de linksTrends Tops - Trending topicsÀ toa na net